Buscar

Resumo ligações secundárias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ligação de Van der Waals junta moléculas ou grupos de átomos por fraca atração eletrostática. Muitos plásticos , cerâmicos, água e outras moléculas são permanentemente polarizadas ; isto é, algumas porções da molécula são positivamente carregadas , enquanto outras são negativamente carregadas. A atração eletrostática entre as regiões positivamente carregadas de uma molécula e a região negativamente carregada de uma segunda molécula fracamente mantém as duas moléculas.
Além das três ligações primárias (covalente, metálica e iônica ) existem nos sólidos várias ligações secundárias. São secundárias no sentido de que são relativamente fracas em comparação com as ligações covalente, metálica e iônica e são resultantes de atrações eletrostáticas de dipolos.
Uma molécula pode ser definida como um grupo de átomos que são mantidos fortemente ligados, mas cujas ligações a outros grupos similares são relativamente fracas. As energias de ligação são tipicamente da ordem de 0,1 eV /átomo . Ligações secundárias existem entre virtualmente todos os átomos ou moléculas, mas a sua presença pode ficar obscurecida se qualquer um dos três tipos de ligação primária estiver presente. A ligação secundária fica evidente para os gases inertes, que possuem estruturas eletrônicas estáveis e entre suas moléculas.
As forças de ligações secundárias surgem de dipolos atômicos ou moleculares. Essencialmente, um dipolo elétrico existirá sempre que houver alguma separação entre as frações positiva e negativa de um átomo ou molécula. A ligação resulta da atração coulombiana entre a extremidade positiva de um dipolo e a região negativa de um dipolo adjacente. A maior ou menor tendência dessa molécula em se orientar diante de uma placa eletrizada é denominada momento dipolar.
As ligações entre moléculas polares, onde um dos polos é o hidrogênio, são denominadas pontes de hidrogênio. Trata-se de um tipo de ligação intermolecular. A ligação de ponte de hidrogênio é mais fraca que a ligação covalente, porém 10 vezes mais forte que a ligação de Van der Waals.
Não havendo atração elétrica entre essas moléculas como no caso de moléculas apolares, elas deveriam permanecer sempre afastadas o que equivale a dizer no estado gasoso. No entanto, muitas substâncias apolares são líquidas e mesmo quando gasosas podem ser liquefeitas e solidificadas em temperaturas muito baixas.
As forças de Van Der Waals resultam do seguinte: a molécula é formada por muitos elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, em um dado instante, de uma molécula estar com mais elétrons “de um lado que do outro”. Esta molécula estará, momentaneamente, polarizada e, por indução elétrica , irá provocar a polarização da molécula vizinha, resultando atração fraca entre elas. Evidentemente, as atrações entre esses dipolos temporários são muito mais fracas que as atrações entre os dipolos permanentes. 
Forças dipolo-dipolo: Quando uma molécula é polar, ela apresenta uma extremidade mais eletropositiva e outra mais eletronegativa. Evidentemente, o “lado positivo” de uma molécula passa a atrair o “lado negativo” da molécula vizinha, e assim sucessivamente. Essas forças de coesão recebem o nome de forças dipolo-dipolo.
Pontes de Hidrogênio: Um caso extremo de atração dipolo-dipolo ocorre quando temos o hidrogênio ligado a átomos pequenos e fortemente eletronegativos (F,O e N). A atração que se estabelece entre o hidrogênio e esses elementos chama-se ponte de hidrogênio.
Forças de Van der Waals: As moléculas apolares, num dado instante, contém mais elétrons de um lado que do outro. Essa molécula por indução elétrica irá provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido), resultando uma atração fraca entre ambas.
Metais - alta condutibilidade térmica e elétrica, opacos e, usualmente, pesados e deformáveis.
Polímeros - baixa densidade, isolante térmico e elétrico, refletores pobres de luz e alguns deles são flexíveis e sujeitos à deformação.
Cerâmicos - duros e quebradiços, isolante térmico e elétrico e inertes.
Ligação iônica é a força que mantém os íons unidos depois que um átomo entrega definitivamente um, dois, ou mais elétrons a outro átomo.
Ligação covalente normal é a união entre átomos estabelecida por pares de elétrons de modo que cada par seja formado por um elétron de cada um dos átomos.
Ligação metálica é a “nuvem” de elétrons livres deslocando-se rapidamente ao longo dos átomos neutros e cátions.
Momento dipolar é o produto do módulo da carga elétrica parcial pela distância entre os dois extremos de um dipolo.
Um material cristalino é aquele no qual os átomos estão situados em um arranjo que se repete ou que é periódico ao longo de grandes distâncias atômicas. Ao descrever estruturas cristalinas os átomos ou íons são considerados como esferas rígidas que possuem diâmetros bem definidos.
Estrutura cristalina são arranjos regulares, tridimensionais de átomos no espaço. A regularidade com que os átomos são usualmente empilhados nos sólidos decorre de condições geométricas, que são impostas por ligações direcionais e compacidade.

Outros materiais