Buscar

Questões fenomenologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões fenomenologia
A psicologia, em especial, a clínica fenomenológico-existencial, possui como fundamentos diversos, aspectos filosóficos. Diante disso, aponte de que forma esses fundamentos e conceitos filosóficos contribuem para a existência das psicoterapias fenomenológico-existenciais.
R: Por tratarem de existência, liberdade, angústia, finitude, entre outros termos, torna-se necessário à tal clínica uma busca de fundamentos na filosofia de base existencialista, já que a ciência, quando se refere a esses temas, seguem uma linha causalista e determinista.
Os filósofos do existencialismo, como Kierkegaard, Heidegger e Sartre, deslocam-se dos parâmetros científicos e, cada um a seu modo, abordam a singularidade do homem, contribuindo para uma clínica que parte do pressuposto de que o homem se constitui na relação que estabelece com o mundo.
Por conta de a ciência pressupor uma lei geral acerca do psiquismo humano, torna-se incompatível com a concepção filosófica da singularidade humana, e dessa forma as reflexões filosóficas acerca da existência particular se constituirão em um fator de extrema importância na clínica, constituindo-se suas temáticas como fundamentos do pensamento clínico na perspectiva existencial.
Destaque elementos que caracterizam o existencialismo, a fenomenologia e o movimento humanista.
R: O existencialismo trata diretamente da existência humana, expressando a experiência individual e singular. Preocupa-se em compreender e explicar a existência humana, priorizando a essência. O homem é visto como um ser particular, com vontade e liberdade pessoais, consciente e responsável. Ele é a categoria central da existência. 
A fenomenologia estuda a consciência e seus objetos, a essência das coisas e como estas são percebidas no mundo. Afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos. A consciência é caracterizada pela intencionalidade, pois é sempre a consciência de alguma coisa. Essa intencionalidade é a essência da consciência.
O movimento humanista na psicologia surgiu como uma reação ao behaviorismo e a psicanálise clássica, indo na contramão de seus pressupostos reducionistas e deterministas. Tem forte influência da fenomenologia e filosofias existenciais. A maior contribuição é a experiência consciente, a crença na integralidade entre natureza e a conduta humana, no livre arbítrio, espontaneidade e poder criativo.
No existencialismo, o ser humano é visto como ponto de partida dos processos de reflexão. Na fenomenologia, esse ser humano tem consciência do mundo que o cerca, dos fenômenos e da sua experiência consciente.
O existencialismo fenomenológico, enquanto método do movimento humanista se pauta na redução fenomenológica, intencionalidade, subjetividade e intersubjetividade.

Outros materiais