Buscar

Características da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro, a respeito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir:
I – A EJA é uma modalidade de ensino destinada à pessoas que não quiseram estudar quando tinham idade apropriada.
II – Existe uma prestação de provas e exames, à qual à EJA é condicionada, e que habilita os estudantes a prosseguir nos estudos.
III – A EJA existe no Brasil desde os primórdios do século XIX, porém, em forma de cursos de tempo reduzido das etapas.
IV – Existe, ainda hoje, a oferta de EJA por instituições particulares que permitem certificação rápida. 
A-	 II e IV apenas.
Você acertou!A afirmativa I é FALSA: sistema educativo brasileiro instituído pela LDBEN de 1996, (art. 37), a EJA foi efetivadacomo modalidade da educação básica ofertada para “aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. A partir dc 2006, em função da expansão da educação profissional técnica, a lei foi modificada para determinar que a EJA tenha oferta “preferencialmente, com a educação profissional” (LDBEN, art. 37, § 3°). (p. 225)
A afirmativa II é VERDADEIRA: A certificação da EJA é condicionada a prestação de exames supletivos, formulados a partir base nacional comum do currículo, que habilitam os estudantes aprovados a prosseguir os estudos cm outras etapas da educação básica e na superior [...] (p. 225)
A afirmativa III é FALSA: A EJA surgiu no Brasil na primeira metade do século XX, como expressão de movimentos sociais que se dedicavam a escolarizar a grande massa populacional excluída do sistema oficial. Quando a modalidade foi incorpora sistema oficial, foi na forma de ensino supletivo, durante o Regime Militar. Na prática, representava cursos com extensão reduzida das etapas escolares regulares. (p. 226)
A afirmativa IV é VERDADEIRA: Essa dubiedade continua existindo na EJA, pois ao mesmo tempo em que existem escolas particulares especializadas nessa modalidade, que oferecem formas de titulação rápida, as redes municipais e estaduais ofertam esses cursos, geralmente em períodos noturnos. [...] (p. 226)

Continue navegando