Buscar

4 O ALUNO

Prévia do material em texto

O ALUNO (2010)
O filme conta a história de Maruge, um queniano de 84 anos, que lutou para aprender a ler e escrever. Sua primeira luta foi pela liberdade de seu país, motivo pelo qual foi preso e torturado. Ao receber um documento do governo percebeu a importância de aprender a ler. Com o anuncio que a educação seria ofertada para todos foi em busca de seu direito. Porém, precisou enfrentar a inúmeros obstáculos. Sua maior dificuldade foi conseguir se matricular e permanecer na escola.
A professora Jane oportunizou a aprendizagem de muitas crianças e de um adulto, revelando na sua postura a importância de o profissional ter um posicionamento político. E ainda, a relevância de propiciar, independente das condições materiais, um ensino significativo, considerando o propósito daquele que quer aprender.
Maruge é obrigado a apontar o lápis fica explicito o quanto o educador deve ter cuidado com o sujeito com o qual atua conhecer suas vivências e seus traumas. Nessa situação releva-se a importância do diagnóstico sociocultural do educando. Outro ponto nessa cena é como a educação pode ser perversa, revelando a hostilidade do educador em relação ao educando que não se “encaixa” nos padrões. Aliás, em vários momentos do filme foi revelado a perversidade, seja na falta de vontade das autoridades ou no preconceito da população em relação ao acolhimento de um adulto na sala de aula.

Continue navegando