Buscar

Gestão de Recursos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Gestão de Recursos Humanos (Subsistemas de RH) e Psicologia e Comp.Organizacional
Questão 1/5
“Nessa 3ª fase da globalização em que vivemos, é viável que as organizações que almejam crescimento e melhoria contínua invistam em treinamento e qualificação e requalificação de seu pessoal gerando assim uma significativa vantagem competitiva num mercado aonde as inovações tecnológicas chegam já com data prevista de saída para novos critérios. As empresas que entenderem essa interdependência alcançarão gradualmente soluções compensatórias em seus trâmites e processos”.
(Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-da-gestao-estrategica-de-pessoas-nas-empresas/55500/)
Assinale a alternativa que apresenta um título apropriado ao texto apresentado acima:
	
	A
	Globalização: desconsidera treinamento profissional.
	
	B
	Melhoria contínua: foco nos recursos naturais.
	
	C
	Qualificação pessoal: vantagem competitiva global
	
	D
	Inovações tecnológicas: garantia de competitividade global.
	
	E
	A força da globalização depende dos recursos naturais abundantes.
	
	
	
	
	
Questão 2/5
Sabemos que existem três elementos básicos nas organizações, ou seja, indivíduos, tarefas e grupos, o importante, na análise de uma organização, não são esses elementos em si, mas antes o relacionamento que existe entre eles. De fato, em última análise, estamos interessados em como os indivíduos e grupos executam as tarefas e as consequências destas no comportamento individual ou grupal, e não a simples existência daqueles elementos.
A empresa Agatha trabalha no mercado há 25 anos com insumos para a indústria moveleira (dobradiças, puxadores, corrediças, etc.), em sua Gestão de Pessoas, ainda não há uma avaliação de desempenho e tampouco uma remuneração por meritocracia. Fernandes, Supervisor da área Comercial tem sentido o grupo pouco envolvido nas atividades rotineiras e também nos novos projetos que estão em andamento, não demonstrando interesse e empenho em realiza-los.
Com base nas informações da empresa Agatha, podemos afirmar que:
I – O problema da empresa Agatha está na área Comercial e nos perfis estabelecidos para seleção destes profissionais.
II – Podemos afirmar que enquanto os indivíduos executam tarefas, muito do trabalho organizacional é realizado por conjuntos de pessoas trabalhando de maneira ordenada, o que parece ser o caso da empresa Agatha.
III – O importante na análise da Agatha não são os fatos isolados da área Comercial, mas sim entender como os empregados estão interagindo com as suas tarefas, com os colegas de trabalho e como a organização lida com as demandas.
IV – Para entendermos o que se passa na empresa Agatha, precisamos compreender como as relações, os conflitos e o poder são tratados e coordenados pelos níveis tático e estratégico.
	
	A
	As alternativas I e IV estão corretas.
	
	B
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	C
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	D
	As alternativas III e IV estão corretas.
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas.
Questão 3/5
David McClelland usou da narração de histórias de trabalhadores em empresas, colégios, hospitais e indústrias, onde o trabalhador deverá ser visto a partir da premissa de que ele é muito mais do que nossa simples percepção possa detectar. Deveremos compreender que cada ser humano é único e possui suas próprias motivações. Baseado no caso da Profª Jandira, responda a questão:
Jandira da Silva é professora do ensino médio há 20 anos em uma escola de ensino fundamental e médio. Sempre se dedicou ao Magistério com muito entusiasmo e ao longo destes anos construiu uma brilhante carreira, sendo por várias vezes homenageada por seus alunos nas diversas formaturas que participou como a melhor professora do curso. Entretanto, nos últimos anos, tem vivido situações pessoais muito difíceis que culminaram na perda de um filho e na sua separação, após 18 anos de casamento. Com isso, o seu rendimento profissional reduziu em muito, inclusive apresentando problemas de relacionamento com os colegas e alunos. Em virtude das dificuldades vividas e da constatação de um quadro agudo de estresse foi afastada do trabalho, por recomendação médica pelo período de 90 dias. Quando do seu retorno, a diretora da escola levando em consideração o seu desgaste resolveu compensá-la alocando-a junto a biblioteca da escola. Jandira encontra-se nessa situação há alguns meses, não sendo consultada sobre essa decisão.
Frente à situação vivida por Jandira, qual seria a posição da aplicabilidade da Teoria de David McClelland:
I – De acordo com a Teoria de David McClelland, a necessidade atual de Jandira é pelo poder, pois o seu desejo é o de possuir o controle dos meios de influenciar outros indivíduos e de causar impacto de alguma forma diante dos outros.
II – A necessidade premente de Jandira é de impressionar as pessoas que estão a sua volta, tendendo a assumir riscos mesmo que tenha que disputar posições para resgatar o status e o prestígio perdido durante seu afastamento do trabalho.
III – Jandira tende nesse momento, a evitar situações de baixo risco, pois considera que o sucesso de baixo risco não seria autêntico e, portanto, busca novas chances de mostrar que é capaz de realizar tarefas de grande exigência  e responsabilidade.
IV – Jandira tem alta necessidade de sentir-se querida e aceita, estabelecendo, mantendo ou restabelecendo relações afetivas positivas com outras pessoas.
V – Jandira possui necessidade de participar de um trabalho em equipe onde haja cooperação, apoio, coleguismo, concordância e coesão entre os membros do grupo.
	
	A
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	B
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a alternativa V está correta.
	
	D
	Apenas as alternativas IV e V estão corretas
	
	E
	Apenas a alternativa IV está correta.
Questão 4/5
Idalberto Chiavenato ressalta que o termo Administração de Recursos Humanos, restringe muito as pessoas, por tratá-las como meros recursos dentro da organização, ou seja, assim como existem os recursos financeiros e materiais, existem os recursos humanos e não pessoas. Algo parecido com o foi evidenciado durante a concepção e aplicação dos conceitos da Abordagem Clássica da Administração. Já a fundamentação da Gestão de Pessoas propõe considerar os indivíduos não mais como meros empregados e funcionários, e sim, tratá-los como parceiros, como colaboradores. Com base em estudos realizados à cerca dos processos gerenciais desenvolvidos no passado, sabemos que na verdade não é simplesmente o nome que se dá à estrutura que indica o que realmente as organizações irão fazer, mas ainda sim, o tipo de nomenclatura revela a concepção que a organização tem sobre as pessoas quanto a si mesma.
Sobre esse tema assinale a alternativa correta:
	
	A
	Houve apenas uma alteração de nomes mas os conceitos não mudaram.
	
	B
	É só uma questão de nomenclatura mas os conceitos são os mesmos.
	
	C
	O conceito Administração de RH surge como uma nova forma de tratar as pessoas.
	
	D
	Os conceitos mudaram . O que era antes uma relação oriunda de uma estrutura autocrática com o foco no comando e na obediência, evoluiu para uma relação mais participativa. Da mesma forma o antigo ”chefe”, transformou seu estilo, em liderança servidora  com uma radical mudança de foco e abordagem.
	
	E
	Administração de RH é apenas uma alteração que identifica a área que cuida das obrigações legais, admissões, apurações de freqüência, demissões e cálculos de rescisão de contratos.
Questão 5/5
A substituição do homem pela máquina já era clara nas estruturas organizacionais fordista-tayloristas, pela divisão do trabalho humano e pelas tarefas programadas, retirando do trabalhador a possibilidade de domínio das tarefas (extraído do artigo de Nobrega, Barreto, Silva,2002). Para entender o homem e as relações que se estabelecem nas organizações envolvendo a tarefa, as pessoas, a estrutura, os sentimentos, as mudanças; surge uma ciência que foi chamada de Comportamento Organizacional.
Baseado nesta ciência, leia as afirmativas a seguir:
I - O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações.
II -O comportamento organizacional está voltado para o estudo da dinâmica e do funcionamento das organizações.
III. O comportamento organizacional corresponde ao lado humano da organização.
 
Agora assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	D
	Nenhuma das afirmativas está correta.
	
	E
	Todas as afirmativas estão corretas.

Outros materiais