Buscar

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA QUESTÔES

Prévia do material em texto

9a Questão (Ref.: 201202329298)
	sem. N/A: DIREITO TRIBUTÁRIO E FINANCEIRO
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A receita pública se compõe dos ingressos financeiros que, em tese, têm um único objetivo indiscutível que é a satisfação das despesas públicas. Receita Derivada ou de Economia Pública, sendo representado pelos tributos e pelas penalidades pecuniárias. Aqui, o Estado mobiliza a sua característica de soberania e exige recursos financeiros, recolhendo compulsoriamente do patrimônio dos indivíduos. Explique e exemplifique o que vem a ser uma receita Derivada ou de Economia Pública. 
		
	
Resposta: Economia pública é a qual o estado e os entes politicos tem que instituir receita para cumprir o papel do estado perante individuos onde da receita derivada provem o custeio das ações do estado como para melhoria de vida do individuo em construção de pontes, construção de ospitais. o tributos são impostos de pagamentos em moeda corrente sobre o individuo com um fato gerador tem que pagar ao estado ex. IPTU, ICMS e outros e as penalidades são multas pela ação de descumprimento de uma lei.
	
Gabarito: É aquela que deriva do patrimônio da sociedade. Quando um cidadão adquire um bem, seja móvel ou imóvel, o Estado cobra tributos em relação à aquisição dos referidos bens.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202329512)
	sem. N/A: OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A obrigação tributária é principal ou acessória. A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente. Exemplifique uma obrigação principal.
		
	
Resposta: Pagamento do imposto devido ao qual se fez o fato gerador
	
Gabarito: Pagar o IPVA ao adquirir um automóvel; Pagar o IPTU ao adquirir um imóvel etc.
	
	 1a Questão (Ref.: 201202341425)
	2a sem.: Tributo
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	O art. 3º CTN preceitua que: tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Explique as seguintes características do tributo: pecuniariedade, compulsoriedade e legalidade.
		
	
Resposta: Pecuniariedade está relacionada as infrações decorrentes do não pagamento do crédito tributário; Compulsoriedade ocorre em decorrência do fato gerador em si e por questões como catastrofes naturais que incorrem em emprestimos compulsórios, executado pela união. Legalidade é o que dá base a geração do fato e está prevista na lei complementar observada na constituição.
	
Gabarito: Tais caracteristicas são assim designadas: A Pecuniariedade se refere ao fato de que o tributo deve ser pago em dinheiro ou valor equivalente. A Compulsoriedade é caracterisitica que estabelece que o tributo é obrigatório, ou seja, não é voluntário, não depende da vontade da pessoa/contribuinte. A Legalidade diz respeito a previsão legal, ou seja, que o tributo deve estar previsto em lei para ser exigido, e a Vinculação administrativa, se refere ao fato que o administrador não pode deixar de cobrar o tributo, ou seja, não há discricionariedade. 
	
	 2a Questão (Ref.: 201202341346)
	7a sem.: lançamento
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Diga o que é lançamento e explique as suas modalidades. 
		
	
Resposta: Os tributos ocorrem a partir de um fato gerador. Uma vez verificado o fato, vem o lançamento que pode ser de ofício, por declaração ou por homologação. No caso da homologação, por exemplo, o próprio sujeito passivo executa a declaração.
	
	 8a Questão (Ref.: 201201932510)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A Constituição Federal estabelece a competência tributária, conceito que atribui a um determinado ente o poder de tributar. Tal poder foi dividido entre os entes federativos: ___________, _______________, ______________ e ______________.
		
	
Resposta: Constituiçã Federal, Lei Complementar, Decreto
	
Gabarito: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201741352)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Fiscais de um determinado município de Goiás verificaram, após realizarem uma visita à empresa Samanta Ltda., que a mesma se achava quite com suas obrigações fazendárias; diante do fato,  viraram as costas e saíram com a promessa de que voltariam em breve. Está correto o procedimento? Como devem proceder para atestar a veracidade do fato?
		
	
Resposta: Não. Estando tudo correto como é o caso deveriam lavrar uma certidão negativa.
	
Gabarito: Não; se durante a fiscalização não se constata nenhuma irregularidade, os fiscais devem lavrar um Termo de Homologação no qual constará que o contribuinte não possui débito com o Poder Publico

Continue navegando