Buscar

Trabalho de forum: A Burocracia e Suas Influências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Burocracia surge para racionalizar as organizações, com regras e normas padronizadas a fim de garantir maior eficiência ao alcance de objetivos
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. (CHIAVENATO, 2003, p.258) e Kariel (1966, p.137) ainda completa que a racionalidade é definida em referência às necessidades de organização. A própria organização proporciona o padrão de racionalidade, e os homens são levados a se conformarem com ela.
Antes do desenvolvimento desta teoria, as organizações não tinham padrões de trabalho, não seguiam normas, não eram organizadas eficientemente para o alcance dos objetivos das mesmas. (http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/forumadm/article/viewFile/770/704)
Nos dias atuais a tão sonhada estabilidade vem sendo uma problemática para o serviço burocrático na sua amplitude, a estabilidade nem sempre é interpretada de forma correta pelo servidor e com isso, acaba gerando um ambiente de trabalho adverso, a falta de motivação e animosidade do tratamento com a chefia e contribuintes, vem acarretar desvio de conduta do servidor, fazendo com que venha a se esconder na estabilidade, achando que pode fazer ou não fazer algo e não ter o risco de perder o emprego devido a ela. Pois alguns destes servidores não compreendem que ela foi criada para fortalecer os mesmos, dando amparo legal de forma de tranquilizar o servidor público em suas funções,
Com isso a administração pública fica estigmatizada nos dogmas dados pela população de ineficiente, e com a burocracia com outra dominação onde os serviços representam excesso de regras, papéis, demora, falta de vontade em agilizar e resolver os processos, com servidores pouco experientes em suas funções, sem treinamento na área e não possuindo ética profissional. 
 Resumindo o assunto, ficando a estabilidade mal interpretada na Instituição Pública, esta acaba gerando um déficit de qualidade no atendimento público.
 As empresas privadas, onde os funcionários não possuem a estabilidade as mesmas utilizam buscar muito mais o conceito burocrático de Weber.

Continue navegando