Buscar

Prova discursiva de fundamentos da aprendizagem nota 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova discursiva de fundamentos da aprendizagem nota 9,6
Questão 1/5
Leia a passagem de texto a seguir:
“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://goo.gl/E4x7og. Acesso em 04/08/2016.
De acordo com o texto e com o livro-base Educação Especial: Pesquisa e Prática, quais aspectos caracterizam uma escola realmente inclusiva? Aponte pelo menos dois deles.
Nota: 20.0
	O aluno deve pelo menos apontar dois dos aspectos a seguir: Uma escola somente é inclusiva se: [1] estiver organizada para favorecer cada aluno, garantindo a qualidade de ensino; [2] reconhecer e respeitar a diversidade; [3] e responder a cada educando de acordo com suas potencialidades e necessidades. (Livro base p. 57).
Resposta: Quando falamos em uma escola temos que fazer uma reflexão sabemos que a educação especial tem avançado muito ao longo dos anos passou de uma educação integradora onde o aluno era responsável por sua aprendizagem,para a educação inclusiva onde a educação esta esta sobre a responsabilidade da escola e cabe a todos fazer com que a escola seja inclusiva e não um aluno inclusivo mas, para isso e preciso que gestores ,professores estejam conscientes do realmente e uma escola inclusiva, a escola tem que se prepara para receber os alunos portadores de necessidades especiais para isso precisa contar em seu projeto politico pedagógico as adaptações de grande porte como rampas para receber alunos cadeirantes banheiros adaptados com barras calçadas com acesso ao aluno cego adaptar o currículo cabe ao professor em sala de aula as adaptações de pequeno como colocar o aluno com pouca visão próximo ao quandro ou falar de maneira que o aluno com dificuldade de visão possa ler seus lábios, mas acima de tudo e preciso que este aluno seja tratado com respeito, com carinho que ele participe das atividades com os demais colegas da sua maneira por que so colocar um aluno dentro da sala de aula sem dar todo suporte que ele necessita e tem direito e exclusão.
Questão 2/5
Atente para o trecho de texto que segue:
“Os hemisférios cerebrais direito e esquerdo compreendem a maior parte do cérebro, sendo unidos por um poderoso feixe de fibras, o corpo caloso, que os inter-relaciona, tornando a mensagem captada por um hemisfério disponível no hemisfério oposto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: OLIVEIRA, Maria Aparecida Domingues del. Neurofisiologia do comportamento. Canoas: Ulbra, 2005. p. 28.
Cada hemisfério do cérebro é responsável por algumas funções. Assim, por exemplo, uma lesão no hemisfério cerebral esquerdo pode, por exemplo, reduzir a habilidade de falar e compreender a linguagem. De acordo com os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e com as videoaulas, explique: por que isso pode acontecer?
Nota: 20.0
	O aluno deve ser capaz de responder, em forma de texto coerente e coeso, de acordo com a norma padrão da língua, que o hemisfério esquerdo faz o processamento linear dos estímulos que são apresentados de forma sequencial, tais como: afirmações verbais, proposições matemáticas e programação de sequências motoras rápidas. Assim, o hemisfério esquerdo apresenta-se como um mediador das funções verbais, que compreendem a escrita, a leitura, a compreensão, o discurso, a ideação e a memória verbal. Portanto, uma lesão no hemisfério esquerdo poderia comprometer a habilidade de falar e compreender a linguagem (livro-base, p. 55).
Resposta:Isso ocorre porque o hemisfério esquerdo e o mediador das funções verbais e esta ligado a leitura e a compreensão quando ocorre uma lesão nesta parte do celebro a fala fica comprometida.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A neurociência é tão velha quanto o aparecimento da medicina de Hipócrates. Nova é sua abordagem interdisciplinar advinda dos avanços da tecnologia digital e de imagem. Com os avanços de novas tecnologias, a neurociência caminhou para uma combinação de ramos do conhecimento, tais como: neurobiologia, neurofisiologia, neuropsicologia, aplicada em várias especialidades médicas como neuropsiquiatria, neuroendocrinologia e neuroimunologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: CARVALHO, Terezinha Augusta Pereira de; FLOR, Damaris. Neurociência para educador. São Paulo: Baraúna, 2011. p. 32.
Segundo o excerto, os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e as videoaulas, conceitue neurociência e aponte sua relação com a interdisciplinaridade.
Nota: 20.0
	O aluno deve responder à questão por meio de um pequeno texto coeso e coerente, obedecendo à norma padrão da língua. “O termo neurociência é novo, utilizado desde 1970. Com o desenvolvimento da área, as neurociências passaram a estudar o cérebro e seu funcionamento sob diversas abordagens (interdisciplinaridade). As neurociências agregam profissionais com formações distintas (como neurologia, neurocirurgia, neurofarmacologia, neuropatologia, neurofisiologia, neuropsicologia, psicobiologia, psicofísica e psiquiatria), que realizam pesquisas clínicas e experimentais em diferentes campos de estudo, mas que têm em comum o interesse em conhecer como o cérebro funciona” (livro-base, p. 26,27).
Resposta: Através dos avanços tecnológicos foi possível conhecer melhor o celebro e seu funcionamento e isso possibilitou saber por exemplo que o aluno que tem um lesão em determinada parte parte do celebro terá sua aprendizagem comprometida, possibilitou que o professor saiba como trabalhar com um aluno com transtorno de TDAH ,quais são suas limitações, como ele conseguira aprender ,ou aquele aluno com dificuldade motora, através da neurociência e possível saber qual parte do celebro dessa crianças foi afetada e como ela pode ser estimulada para garantir uma melhor aprendizagem e qualidade de vida desse aluno.E dentro da interdisciplinaridade e possível integrar os mais diversos conteúdos para trabalhar com os alunos através de uma aula do conto por exemplo e possível ensinar matemática, ciências e tornar a aprendizagem um um momento prazeroso para a crianças e fazendo assim com que a crianças grave mais facilmente aquilo que aprendeu pois quando o ate de aprender e gratificante automaticamente ira ficar gravado na mente desse aluno . 
Questão 4/5
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A hiperatividade ou Distúrbio de Déficit de Atenção por Hiperatividade (DDAH) é um distúrbio comportamental, não uma doença. Por isso, muitas pessoas supõem que ele é causado pela má educação ou por ‘pessoas que deixam os filhos escapar do controle’, ou rotulam as crianças com DDAH de levadas, preguiçosas e estúpidas. Na verdade, isso está longe da verdade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: JONES, Maggie. Hiperatividade: como ajudar seu filho. São Paulo: Summus, 2000. p. 15.
De acordo com os contéudos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, cite cinco possíveis sintomas da hiperatividade e impulsividade:
Nota: 20.0
	 
Gabarito: O aluno poderá citar (livro-base, p. 113): O indivíduo com hiperatividade e impulsividade:é inquieto ou mexe as mãos ou os pés, ou se contorce na cadeira;
é inquieto durante atividades nas quais os outros estão sentados;
corre ou sobe nos móveis e movimenta-se excessivamente em situações inapropriadas;
é barulhento e ruidoso demais durante jogos, lazer ou atividades sociais;
sente-se desconfortávelao ficar parado por muito tempo;
fala demais;
dá uma resposta antes de a pergunta ter sido completada.
Resposta: Os sintomas da hiperatividade em crianças e aquele aluno que não para quieto que não consegue se concentra por muito tempo em determinada atividade e que fala que anda e nos adultos e quele que quer falar na frente de todos aquele que sabe tudo. e o professor precisa conhecer estes sintomas porque as vezes e confundido aquele aluno que so quer chamar a atenção com hiperatividade, ou aquele aluno que tem o problema com um aluno rebelde birrento teimoso.
Questão 5/5
Atente para o fragmento de texto:
“Essas adequações [curriculares] resguardam o caráter de flexibilidade e dinamicidade que o currículo escolar deve ter, ou seja, a convergência com as condições do aluno e a correspondência com as finalidades da educação na dialética de ensino e aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf. Acesso em 04/08/2016.
González Manjón, mencionado no livro-base, aponta algumas características organizativas que podem favorecer o atendimento a todos os alunos. De acordo com o fragmento de texto e o livro-base Educação Especial: Pesquisa e Prática, descreva as características do currículo que contribuem para um desempenho adequado da escola nesse processo.
Nota: 16.0
	Em relação ao Currículo, sua elaboração pode contribuir: englobando estratégias de caráter geral (finalidades, projeto curricular da escola, programação de aulas, regulamentos sobre organização e funcionamento) e estratégias internas (reforço educativo, adaptações e diversificações curriculares, programas de garantia social) (Livro Base p. 55, 56).
Resposta:O currículo tem que contemplar a todos os alunos , no currículo deve estar de acordo com o publico que frequenta a escola , deve constar como sera trabalhado matemática ,português ciências e demais disciplinas como sera feita as adaptações aos alunos com necessidades educativas especiais quais conteúdos serão ensinados primeiro quis depois precisa ser elaborado um plano de ensino e com isso professores gestores e alunos terão uma educação de qualidade.

Outros materiais

Outros materiais