Buscar

Exercicio de Logistica II

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO 2 DE LOGÍSTICA REVERSA\PREVISÃO DE DEMANDA.
1 – QUAL A MISSÃO DO GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTO?
R= ENTREGA O PRODUTO CERTO, AO LUGAR CERTO, NO TEMPO CERTO E EM CONDICÕES DESEJADAS AO CLIENTE, FORNECENDO UM MAIOR CONTRIBUIÇÃO A EMPRESA.
2 – QUAL A IMPORTANCIA DO SCM A UM EMPREENDIMENTO? 
OSCM é fundamental, para as empresas pois, atua no processor de planejamento, na implementação e controle dos fluxos eficiente de materias primas, estoque em manutenção, produtos acabados, com o propósito de atender as exigências dos clientes. 
3 – QUAIS AS MACROATIVIDADES DA LOGÍSTICA?
R= SUPRIMENTO FÍSICOS, LOGISTICA INTERNA, DISTRIBUIÇÃO FISICA, LOGISTICA REVERSA.
4- QUAIS OS COMPONENTES OPERACIONAIS E ESTRATÉGICOS?
Operacionais: 1 – Instalações Fixas: são os Centros de distribuição, armazéns, depósitos, são importantes porque corresponde a parte física estrutural, e agregam valor de serviço.
2- Estoque: São a matéria-prima, itens em processo, e produtos acabados. Agregam valor de tempo.
3- Transporte: Numero tipos e capacidade. Agregam valor de lugar.
4- Informação- fundamental para o gerenciamento adequado dos fluxos, processos, clientes. A grega valor de qualidade e desempenho.
Estratégicos: 1- Custo: Refere-se ao custo das instalações, transporte, estoque informação, bens e serviços.
2- Serviço ao cliente: Com o controle e gerenciamento do serviço ao cliente é possível atingir a qualidade dos serviços, satisfação e fidelização.
5 – O QUE AS DECISÕES LOGÍSTICAS DEVEM CONSIDERAR?
R= DEVEM CONSIDERAR DECISÕES CONJUNTAS, ENGLOBANDO POSSIVÉIS RELAÇÕES ENTRE SEUS COMPONENTES DE DESEMPENHO OPERACIONAL e estratégico.
6 – QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO SCM?
VISÃO, MAS SISTEMICA DE PROBLEMAS TANTO A MONTANTE QUANTO O JUÇANTE, RELACIONAMENTOS DE MAIS LONGO PRAZO, CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO E TROCA IRRESTRITA DE INFORMAÇÕES ENTRE SEUS E USO INTENSIVO DE TI.
7- EXPLIQUE OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA SCM.
Enfoque sistêmico: Os problemas devem tratados de forma abrangente, todos os setores da CS devem estar relacionados para o melhor andamento da cadeia de processos. Caso contrário podem ser tomadas decisão sub-otimas.
Trade – offs: Busca da compensação mediante conflitos econômicos. Deve-se encontrar o ponto ótimo mediante objetivos conflitantes.
Custos Totais: Os custos das atividades logísticas são inter relacionados, e ao mesmo tempo conflitantes, devendo portanto serem balanceadas no ótimo.
8-QUAIS AS ESTRATÉGIAS LOGISTICAS?
VMI: Estoque gerenciado pelo fornecedor, voltado a reposição continua dos bens. O fornecedor tem total controle da prateleira do varejista. Baixo custo de transporte, estoque, instalação. Porém alto uso de sistemas de informação e ti. Serviço do cliente elevado e alta qualidade.
Outsourcing: Transferências de atividades e processos da empresa a terceirizados. Transporte e gerenciamento do estoque pode ser terceirizado para ajudar a empresa a focar nas atividades estratégicas. Redução e controle dos custos operacionais, aumento do foco da empresa. Melhoria nos serviços, devido agilidade nos processos.
MikRun: Empregado no suprimento de clientes localizados próximo ao fornecedor. De produção puxada ou empurrada, com estoque reduzido, um só cliente. Custos de Transporte, Estoque, Instalação, baixo e alto custos de Sistemas da Informação. Aumento da qualidade , velocidade e espaço.
Crossdocking: Estratégia que busca aceleração do fluxo de pedidos em sistema puxados. Cargas diferentes são fracionadas e combinadas num centro de distribuição e enviadas a clientes diferentes. Custo relativo. Em relação ao nível de serviço, aumenta a qualidade, mas necessita de demandas elevadas e constantes.
Consorcio Modular: Outsourcing entre modulista e montadora. Baixo custo nos comp. Operacionais, exceto o alto uso de T. I. Custo relativo, produção ágil e diferenciada.
Condomínio Industrial: Sistemistas instalados ao lado da montadora. Diferencia-se do consorcio modular porque não participam da montagem final, e são menos dependentes, e o espaço é alugado.
10 – QUAL O OBJETIVO DA LOGISTICA REVERSA?
R= OPERAR, PLANEJAR, CONTROLAR O FLUXO DE BENS DE PÓS VENDA E PÓS CONSUMO, AGREGANDO VALOR A TAIS PRODUTOS.
11 – O QUE É UMA LOGISTICA DE PÓS-VENDA? E DE PÓS CONSUMO?
PÓS VENDA: É O TRABALHO COM PRODUTOS SEM POUCO USO QUE RETORNAM PARA DIFERENTES ELOS DA CADEIA DE PRODUÇÃO EX: VENCIMENTO, AVARIA DO PRODUTO.
R= PÓS CONSUMO: TRABALHO COM BENS DE CONSUMO QUE RETORNAM AO CICLO DE NEGÓCIOS NO FIM DA VIDA ÚTIL OU USADOS COM POSSIBILIDADES DE REUTILIZAÇÃO, TAIS PRODUTOS SÃO ENCAMINHADOS AO MERCADO SECUNDÁRIO, ATERROS, RECICLAGEM, ETC....
12- PORQUE É IMPORTANTE PARA UMA ORGANIZAÇÃO A LOGISTICA REVERSA?
 É IMPORTANTE POR QUE A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL EXIGE ATUALMENTE ESSES TERMOS, AOS BENEFICIOS ECONOMICOS QUE ESTES PRODUTOS AGREGAM A EMPRESA E A CRESCENTE CONSCENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS CONSUMIDORES COM POLITICAS SUSTENTÁVEIS.
14 – QUAL A IMPORTÂNCIA DA PREVISÃO DA DEMANDA?
É A BASE PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA PRODUÇÃO DE VENDAS E FINANÇAS DE QUALQUER EMPRESA. PERMITINDO QUE OS ADMINISTRADORES PLANEJAM ADEQUADAMENTE SUAS AÇÕES.
15 – QUAIS AS ETAPAS DE UM MODELO DE PREVISÃO?
OBJETIVO DO MODELO, COLETA E ANÁLISE DE DADOS, SELEÇÃO DA TÉCNICA DE PREVISÃO, OBTENÇÃO DAS PREVISÕES E MONITORAÇÃO DO MODELO.
16 – QUAL A DIFERENÇA DAS TECNICAS QUALITATIVAS PARA AS QUANTITATIVAS?
AS TÉCNICAS QUALITATIVAS, PREVILEGIAM PRINCIPALMENTE DADOS SUBJETIVOS BASEADAS EM OPINIÕES E JULGAMENTOS DE PESSOAS CHAVES.
AS QUANTITATIVAS SÃO TECNICAS DE ANÁLISES DE DADOS COM BASE EM CÁLCULO MATEMÁTICO.
17 – CITE AS TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA BASEADAS EM SÉRIE TEMPORAIS?
MÉDIA MÓVEL, MEDIA MOVEL PONDERADA, MÉDIA EXPONENCIAL MÓVEL, TÉCNICAS PARA PREVISÃO DE TENDÊNCIA E TÉCNICAS DE PREVISÃO SAZONALIDADE.
18 – QUAIS AS CARACTERISTICA DAS PREVISÕES BASEADAS EM SÉRIE TEMPORAIS?
BASEADA NO PRINCIPIO DE QUE DEMANDAS FUTURAS SERÁ UMA PROJEÇÃO DE SEUS VALORES PASSADOS, NÃO SOFRENDO INFLUENCIA DE OUTRAS VARIAVEIS. É UM MÉTODO, MAS SIMPLES E USUAL DE PREVISÃO, SE BEM ELABORADO OFERECE BONS RESULTADOS.

Continue navegando