Buscar

FURTO E RECEPTAÇÃO DE SEMOVENTES E A NOVA CAUSA DE AUMENTO DE PENA

Prévia do material em texto

FURTO E RECEPTAÇÃO DE SEMOVENTES E A NOVA CAUSA DE AUMENTO DE PENA
ATENÇÃO para alteração na legislação penal!
Na data de ontem (02/08/ 2016), o Vice -presidente, Michel Temer, no exercício de suas funções como presidente da república, alterou o Código Penal para agravar as penas previstas para os crimes de furto e receptação de semoventes. 
A pena para o crime de furto simples é de 1 - 4 anos de reclusão, porém, a nova lei prevê pena de 2 - 5 anos para quem furtar semovente domesticável de produção, ainda que esteja abatido, ou dividido em partes. 
Já em relação ao crime de receptação, observa-se que foi introduzido o artigo 180- A, com a finalidade de tipificar o crime de receptação de animais.
Mas o que é um bem semovente?
Assim nos diz o CODIGO CIVIL: "Art. 82 -Semovente são móveis os bens suscetíveis de movimento próprio, ou remoção por força alheia, sem a alteração da substância ou destinação econômica social". Assim, entende-se que a expressão semoventes em termos jurídicos, refere-se aos animais de rebanho (como bovinos, ovinos, suínos, caprinos, equinos, etc.) que constituam patrimônio.
A alteração legislativa se mostra de extrema importância, com aplicação principalmente nas cidades do interior, onde é mais comum a criação de gado, por exemplo.
Confira o texto legal no link abaixo:
http://www.planalto.gov.br/…/_Ato2015-2…/2016/Lei/L13330.htm
Dra. Láila Araujo Moura
Advocacia Criminal
OAB 377. 356

Continue navegando