Buscar

A BANALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E MATERIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FASCESF
Centro de Ensino Superior do V. do São Francisco
KLEBER ROMÃO - (I-História)
IMAIL:kleberalfa@gmail.com
A BANALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E MATERIAL
 O que é patrimônio patrimonial material e cultural
É o conjunto de bens materiais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagem superstições, rituais, festas. 
 Uma das principais fontes de patrimônio cultural está nos sítios arqueológicos que revelam a história de civilizações antiquíssimas. 
 Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local, adequando-os à sua própria história. Daí a sua importância. 
Infelizmente tem faltado a conscientização da valorização do patrimônio tanto cultural como material, e essa falta de conscientização gera uma sociedade desenformada não tendo esse entendimento do real valor desse patrimônio seja material seja cultural e que possui um valor imensurável para a história de um povo.
O patrimônio material e cultural é a identidade de um povo, o que torna uma sociedade forte consciente do seu papel é conhecermos o nosso passado através dos bens materiais, é através dessas informações do nosso passado como por exemplo, como foi que surgiu os primeiros habitantes de tal lugar o que levou a existência de determinada construção e muitas outras informações valiosíssimas nos dão uma direção um rumo.
Mais poucos sabem desta importância nem imaginam quão grande é a história que a por traz desse patrimônio, essa desvalorização e a falta dessa consciência traz enormes prejuízos, tornando esses bens materiais banalizados. 
É necessário que aja urgentemente um trabalho de conscientização nas escolas e desenvolvimento de projetos de conservação para que continue viva a história de um povo.

Outros materiais