Buscar

Trabalho Fisilogia

Prévia do material em texto

1º Explique Homeostase e cite 2 exemplos de ajustes homeostáticos no organismo humano: 
Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. A regulação da temperatura corporal, realizada principalmente pela pele e pela circulação sanguínea. 
 A regulação dos níveis de glicose no sangue, realizada principalmente pelo fígado e pela insulina segregada pelo pâncreas. Estado de equilíbrio no corpo.
2º O que significa “Feedback Negativo”? Explique:
Quando ocorre a mudança na variável do mecanismo da Homeostase, o sistema pode reagir seguindo o feedback negativo que é a reação pela qual o sistema responde de modo a reverter a direção da mudança. Ou seja, ele tenta ir contra o evento que está acontecendo e tenta estabelecer o equilíbrio do meio interno mantendo estáveis as variáveis, permitindo então a manutenção da homeostase. Por exemplo, a temperatura corporal sobe, ou desce, receptores na pele e no hipotálamo sentem a alteração, desencadeia uma ordem no cérebro que dá início a uma reação no sentido de gerar ou libertar calor, conforme seja o caso. 
3º Discorra sobre o modelo mosaico fluido para membrana celular.
A membrana plasmática apresenta constituição lipoproteica (formada por lipídios e proteínas) e, quando vista em microscópio eletrônico, apresenta duas camadas escuras com uma camada clara entre elas. 
 Essa membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde as proteínas se distribuem. Os fosfolipídios que formam a membrana apresentam duas regiões distintas: uma cabeça polar (hidrofílica) e uma cauda apolar (hidrofóbica). Eles organizam-se de modo que sua cabeça fique voltada para a superfície aquosa e as caudas para o interior da dupla camada.
Os fosfolipídios mantêm-se em constante movimento, mas nunca perdem o contato uns com os outros. As proteínas também se movem, conferindo um grande dinamismo a essa membrana. Por isso a membrana não é uma estrutura rígida, pois graças a essa constante movimentação das moléculas que a constituem, dotando-a, assim de grande fluidez. Por isso o modelo recebeu o nome de mosaico fluído.
4º Discorra sobre as funções da membrana plasmática.
Além de delimitar o ambiente celular, compartimentalizando moléculas, a membrana plasmática representa o primeiro elo de contato entre os meios intra e extracelular, traduzindo informações para o interior da célula e permitindo que ela responda a estímulos externos que podem, inclusive, influenciar no cumprimento de suas funções biológicas. Também nas interações célula-célula e célula-matriz extracelular a membrana plasmática participa de forma decisiva. É, por exemplo, através de componentes da membrana que células semelhantes podem se reconhecer para, agrupando-se, formar tecidos. 
A manutenção da individualidade celular, assim como o bom desempenho das outras funções da membrana, requerem uma combinação particular de características estruturais da membrana plasmática: ao mesmo tempo que a membrana precisa formar um limite “estável”, ela precisa também ser dinâmica e flexível.
5º Quais substancias podem atravessar livremente a membrana celular? Exemplos:
Somente substancias pequenas passam livremente a membrana plasmática, sendo as proteínas macromoléculas constituídas por aminoácidos (no mínimo 80 aminoácidos). Oxigênio, cloreto de sódio e gás carbônico passam livremente por difusão.
6º Discorra sobre os tipos de transporte passivo, ativo e em massa através da membrana.
Transporte passivo ocorre sem gasto de energia (ATP):
Osmose: É toda vez que ocorrer uma diferença na concentração de duas soluções, o solvente vai sair da solução que é menos concentrada para a mais concentrada. A osmose é a difusão do solvente (água) com a ajuda de uma membrana semipermeável, ou seja, aquela onde só passa o solvente. O procedimento ocorre como se a solução que é mais concentrada estivesse atraindo água da solução menos concentrada.
Difusão Simples: transporte a favor do gradiente concentração, sem gasto de energia, ou seja quando pequenas substâncias passam livremente através da membrana, ex: água e íons.
 Difusão Facilitada: e é utilizado para fazer o transporte de macromoléculas (moléculas de grandes dimensões), sem gasto de energia e com intervenção de proteínas: permeases. 
Transporte ativo ocorre com gasto de energia. Ex: Bomba de Sódio e Potássio.
Esta presente em todos os tecidos, sendo uma bomba eletrogênica, ou seja, gerando uma diferença de potencial entre a parte intra e extracelular. É uma bomba auto reguladora Ex: quanto mais íon sódio houver dentro da célula mais rápido ela irá bombear o mesmo para fora e ao mesmo tempo ira bombear o íon potássio para dentro da célula.
A célula expulsa os íons (Na+) que entraram ativamente, ao mesmo tempo que introduz, também ativamente, íon potássio (K+), através da bomba de sódio-potássio atpase, mas como sempre saem 3 íons sódio e entram apenas 2 íons potássio, temos uma carga positiva do lado externo e eletronegativa do lado interno.
É caraterizado pelo bombeamento de elétrons de dentro para fora e de fora para dentro, A molécula a ser transportada liga-se à molécula transportadora (proteína da membrana) como uma enzima se liga ao substrato. A molécula transportadora gira e libera a molécula carregada no outro lado da membrana. Gira, novamente, voltando à posição inicial. A bomba de sódio e potássio liga-se em um íon Na+ na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um íon K+ e o libera na face externa. A energia para o transporte ativo vem da hidrólise do ATP.
Transporte de massa não passam pela membrana celular, portanto a entrada das substâncias na célula é feita pela: 
 Endocitose ocorre com transporte da molécula em grandes quantidades, através de vesículas limitadas por membranas que são formadas por invaginação da membrana plasmática, seguida de fusão e separação de um segmento da mesma.
Fagocitose: A célula ingere as substâncias maiores como micro-organismos ou resíduos celulares. Posteriormente, o citoplasma cria expansões, denominadas de pseudópodes (falsos pés) que envolvem a substância e a colocam em uma cavidade da célula. Nessa cavidade é feita a digestão e a absorção.
Pinocitose: Esse processo é realizado principalmente pelas células eucarióticas. A célula pega líquidos ou solutos por meio do processo de invaginação da membrana. Com isso, são formadas pequenas vesículas.
Exocitose ocorre a saída das substâncias, ou seja, depois de endocitado existe a excreção e secreção dessas substâncias do meio interno da célula que dá-se em três fases: migração, fusão e lançamento. Na primeira, as vesículas de Exocitose deslocam-se através do citoplasma. Na segunda, dá-se a fusão da vesícula com a membrana celular. Por último, lança-se o conteúdo da vesícula no meio extracelular que não serão mais usada pela célula. 
7º O que aconteceria com as hemácias, se fosse aplicada uma infusão de NaCI a 0,3% na veia de um paciente? Explique: 
Sabendo que a concentração de NaCl nas hemácias é 0,9% ela ia absorver por osmose, porém, se a entrada for intensa, a célula se distende até se romper. Esse rompimento das hemácias causaria a destruição dos glóbulos vermelhos liberando hemoglobina e outras substâncias.
8º Explique o que significam:
Potencial de Repouso
 É quando o potencial de membrana dentro da célula não é alterado por potenciais de ação, ou seja, quando a membrana está polarizada e não há potenciais sinápticos ou qualquer outra alteração ativa do potencial de membrana. 
Potencial Limiar
Ocorre quando a célula atinge o limiar de excitação, ocorrendo o potencial de ação que se propagara ao longo de toda membrana.
O potencial limiar ou limiar de excitação, é o mínimo necessário a ser atingido de potencial elétrico a fim de gerarmos uma onda de despolarização e repolarização, ou seja, o potencial de ação.
Potencial de ação
É uma inversão do potencial de membrana que percorrea membrana de uma célula, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos. Eles podem ser gerados por muitos tipos de células, mas são utilizados mais intensamente para comunicação entre neurônios e para transmitir informação dos neurônios para outro tecido do organismo.
9º Quais fatore/fenômenos são responsáveis pela manutenção do potencial de repouso da membrana?
Na membrana das células, o potencial de repouso tem um valor negativo, o que, por convenção, significa que existe um excesso de carga negativa no interior da membrana comparado com o exterior. O potencial de repouso é determinado pela concentração de íons nos fluidos dos dois lados da membrana celular ou pela existência de proteínas transportadoras de íons existentes na própria membrana celular. 
10º Explique detalhadamente o que ocorre com a aplicação dos estímulos 1 e 2, na figura e descreva os fenômenos que caracterizam os movimentos A, B, C, D e E.
Estimulo 1 é chamado de sub-limiar. Como o próprio nome sugere o limiar de excitação da célula não chega a ocorrer, não atinge o mínimo, a membrana é despolarizada mas não gera o potencial de ação.
Estimulo 2 é chamado de supra limiar, porque o limiar de excitação da célula chega a ocorrer, atingindo o mínimo, depois de ter atingido esse limiar de excitabilidade, ela ultrapassa, chegando a ocorrer neste caso um gasto maior de energia na repolarização da membrana gerando o potencial de ação.
Movimento A – Despolarização (fase ascendente). Há um aumento da permeabilidade da membrana ao íon sódio, através da abertura dos canais de sódio voltagem dependentes e a entrada de sódio para dentro da célula.
Movimento B – Fase de Pico ou ponta. O mesmo estímulo que abre primeiro canais rápidos de sódio voltagem dependente, fecha esses canais e abre imediatamente os canais de potássio voltagem dependente.
Movimento C– Repolarização (fase descendente). Há um aumento da permeabilidade da membrana ao íon potássio, isso ocorre, pois os canais de sódio voltagem dependentes começam a fechar e os canais de potássio voltagem dependentes começam a abrir e a saída de potássio para fora da célula. 
Movimento D – Hiperpolarização. Nem todos os neurônios apresentam essa fase, que é muito rápida. Ocorre para o fechamento dos canais de potássio que ainda estão abertos. A voltagem fica mais negativa que o valor de repouso. 
Movimento E – Repouso. O potencial de repouso da membrana encontra-se polarizada, ou seja - 90mV. Significa que a membrana do lado interno tem voltagem negativa em relação ao meio externo.

Continue navegando

Outros materiais