Buscar

Resumo Básico entre Heidegger e Gadamer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeiro de tudo: Com o Heidegger e o Gadamer, a hermenêutica deixa de ser normativa e passa para filosófica.
Hermenêutica Clássica – Técnica de interpretação
Hermenêutica Filosófica- Dar sentido.
Heidegger- Nível Ontológico (estudo do ser)
Para Heidegger, a questão sobre o sentido do ser só é possível quando se dá uma compreensão para o ser. Tendo a linguagem papel fundamental, visto que é através dela que as coisas passam a existir, para serem compreendidas. Não há mundo sem linguagem. A interpretação envolve pressupostos.
Tradução: Você pressupõe o que é uma cadeira, porque a linguagem existe e nomeou objeto de cadeira. Agora que você compreendeu o que é a cadeira, você dá um sentido para ela, que pode ser sentar, subir nela dançar Macarena, quebrar a cadeira em um show de rock, etc. 
Heidegger fala na sua hermenêutica, do Dasein. 
Dasein - Para Heidegger é a forma de ser no mundo. Ele é constituído na elaboração da relação com o mundo. Dasein compreende e interpreta essencialmente e constantemente. Ele reside numa pré-compreensão.
Ele compreende — conhece seu modo no mundo como um campo para suas próprias atividades. Interpreta os entes no mundo — vê um rádio como um rádio, uma xícara como uma xícara. 
O Dasein também se interpreta a si mesmo. Ele se considera, por exemplo, como um pedreiro ou um ator. 
Coisas para saber sobre o Heidegger: 
Compreender para ser. 
A interpretação envolve pressupostos. 
Dasein é o (ser-aí). forma de ser no mundo.
Gadamer – Seguidor de Heidegger que foi a fundo em algumas coisas
Segundo Gadamer, a hermenêutica como teoria filosófica diz respeito à totalidade de nosso acesso ao mundo. Ele pretende liberar a hermenêutica da alienação estética e histórica, para estudar ela em seu elemento puro de experiência da existência humana. Interpretação para ele é uma tarefa criativa, em que compreender necessita de uma “pré-compreensão” historicamente determinada. Ele explica que a constituição de sentido só é explicável a partir da nossa pertença à tradição (passado). Sendo assim impossível um saber reprodutivo acerca do Direito, pois a fusão de um horizonte dará passagem a algo sempre novo.
Tradução: O Gadamer acredita que todos nós temos uma compreensão de mundo formada, uma história e uma cultura que influencia na forma como vemos as coisas. E que por isso quando se lê um texto jurídico, não se reproduz exatamente a palavra de quem o escreveu, mas se interpreta a partir do modo de compreensão que você adota. Por isso que a fusão de um horizonte origina um novo, pois interpretar é compreender o que o legislador escreveu e dizer com suas palavras. 
Imagine que o texto jurídico é um editorial sobre moda. E você pede para a Ana Paula Valadão e a Inês Brasil interpretarem. Nota-se como a compreensão de mundo e os horizontes formados serão diferentes, e com certeza resultará em uma análise diferente.
Coisas para saber sobre a teoria do Gadamer 
A hermenêutica de Gadamer é idealista, crítica e produtiva. 
A tradição para ele tem papel essencial (diálogo entre o presente e o passado)

Outros materiais