Buscar

Questões sobre Saúde Mental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 30/09/2016 18:45:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201203192662)
	2a sem.: REFORMA PSIQUIATRICA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em Loucos pela Vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil (1998), Paulo Amarante subdivide o processo de reforma psiquiátrica brasileiro em três momentos ou trajetórias. Essas trajetórias são as seguintes, nesta ordem: 
		
	
	(B) Alternativa, Sanitarista e de Desinstitucionalização (ou da desconstrução/invenção).
	
	D) Manicomial, Sanitarista e Preventivista
	
	(C) Higienista, Preventivista e Sanitarista..
	
	A) Higienista de Saúde Mental, Manicomial e de Desinstitucionalização (ou da desconstrução/invenção). 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203192693)
	3a sem.: REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dentre as responsabilidades compartilhadas entre as equipes matriciais de Saúde Mental e da Atenção Básica, assinale a opção que NÃO se aplica: 
		
	
	(D) Trabalhar o vínculo com as famílias, tomando-as como parceiras no tratamento, e buscar constituir redes de apoio e integração.
	
	(A) Evitar práticas que levem à psiquiatrização e medicalização de situações individuais e sociais comuns à vida cotidiana.
	
	(B) Desenvolver ações compartimentalizadas no atendimento a casos de transtornos mentais severos e persistentes, uso abusivo de álcool e de outras drogas, pacientes egressos de internações psiquiátricas, pacientes atendidos nos CAPS, tentativas de suicídio e vítimas de violência doméstica intrafamiliar.
	
	(C) Discutir casos identificados pelas equipes da Atenção Básica que necessitem de uma ampliação da clínica, em relação às questões subjetivas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203192664)
	3a sem.: REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com a Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras drogas, o Centro de Atenção Psicossocial e outras drogas (CAPS AD III) tem definido por objetivo: 
		
	
	(C) Propiciar assistência aos usuários de álcool, em abstinência alcoólica, mantendo-os em regime de internação por um período mínimo de 45 dias.
	
	(A) Prestar assistência aos usuários de álcool e outras drogas, incluindo vacinação contra hepatite A e C. 
	
	(B) Prestar assistência aos dependentes de crack, afastando-os de suas respectivas famílias, devido à gravidade da situação.
	
	(D) Propiciar atenção contínua durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, às pessoas com demandas relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202573317)
	3a sem.: Semiologia saúde mental
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sr Eugênia, 78 anos, viúva, esta internada na enfermaria psiquiátrica de um grande hospital geral. Durante a entrevista a enfermeira Fernanda pergunta sobre a juventude de dona Eugênia, que incrivelmente lembra-se de fatos que ocorreram em sua adolescência. Porém, ao ser indagada sobre fatos ocorridas há algumas horas atrás dona Eugênia não lembrava. Tendo como base o exame psíquico a Enfermeira Fernanda pode afirma que a paciente esta apresentando um quadro de:
		
	
	Comprometimento cognitivo.
	
	Comprometimento da memória retrógrada
	
	Comprometimento da memória anterógrada;
	
	Comprometimento da senso percepção;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202638256)
	3a sem.: História da Psiquiatria no Brasil e da Enfermagem Psiquiátrica.
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Segundo Charles Morris (1946) existem três campos distintos no interior da semiologia psicopatológica (estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais), a semântica, responsável pelo estudo das relações entre os signos e os objetos aos quais os signos se referem; a sintaxe, que compreende as regras e leis estabelecidas por essas relações entre signos e objetos; e finalmente, a pragmática, que se ocupa da rede entre os signos e os usuários dos serviços concretamente. Sendo assim, de acordo com a semiologia dos transtornos metais, qual seria sua conduta como enfermeiro, junto à paciente relatada na história a seguir, caso fosse sua vizinha: M.D.N.L., 38 anos, natural de Pernambuco, ensino médio completo, reside sozinha, tem seis gatos os quais trata como filhos. É adventista, mas está afastada da igreja. Mostrou-se orientada, com bom asseio, cabelo penteado, roupas adequadas para a ocasião. Apresentou retorcer de mãos e agitação. Humor ansioso. Fala pausada e inteligível, com voz sussurrada e monótona. Tem sensação de boca seca e repentinos esquecimentos, que atribui à medicação que toma, mas tem vergonha de falar sobre isso com o psiquiatra. Cooperou durante a entrevista, mantendo-se calma, lenta e manifestou idealização suicida. 
		
	
	(A) Solicitar internação em Pronto Socorro de Urgência Psiquiátrica - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192). 
	
	(C) Administrar antipsicótico de alta potência, embora possa causar efeitos colaterais extrapiramidais, os quais, se ocorrerem, poderão ser facilmente tratáveis com antiparkinsonianos. A escolha recai sobre o Haloperidol, de 2,5 a 5mg por via intramuscular ou endovenosa lentamente, que poderá ser repetido em 30-60 minutos se não houver melhora. 
	
	(D) UPA 24h - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192). Com isso, solicitar remoção para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h, de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõem rede organizada de Atenção às Urgências. 
	
	(E) CAPS ad - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS ad mais próximo de sua residência.
	
	(B) CAPS III - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS III mais próximo de sua residência.

Outros materiais