Buscar

Unidade 05 - A Aurora da filosofia - os pré-socráticos - filosofia

Prévia do material em texto

O COMPLEXO DE ÉDIPO
Conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança experimenta relativamente aos pais. De forma positiva se apresenta como desejo da morte do rival, que é a personagem do mesmo sexo, e desejo sexual pela personagem do sexo oposto.
De forma negativa se apresenta como amor pelo progenitor do mesmo sexo e ódio ciumento ao progenitor do sexo oposto.
O EXERCÍCIO DA RAZÃO NA POLIS GREGA
A polis foi uma nova forma de organização social e política desenvolvida entre os séculos VIII e VI a.C. Os cidadãos dirigiam os destinos das cidades.
A prática constante da discussão política em praça pública pelos cidadãos fez com que com o tempo, o raciocínio bem formulado e convincente, se tornasse o modo adotado para se pensar sobre todas as coisas, não só as questões políticas.
ARCHÉ: O princípio substancial, ou substância primordial, existente em todos os seres materiais.
TALES DE MILETO
Tales foi astrônomo e chegou a prever o eclipse total do sol ocorrido em 28 de maio de 585 a.C.
Concluiu que a ÁGUA é a substância primordial , a origem única de todas as coisas. Para ele, somente a água permanece basicamente a mesma, em todas as transformações dos corpos, apesar de assumir diferentes estados – sólido, liquido e gasoso.
ANAXIMANDRO DE MILETO
Acreditava não ser possível eleger uma única substância material como o principio primordial de todos os seres, o arché.
Para Anaximandro, esse princípio é algo que transcende os limites do observável, ou seja, não se situa numa realidade ao alcance dos sentidos.
ANAXÍMENES DE MILETO.
Anaxímenes concluiu ser o AR o princípio de todas as coisas. O Ar é a própria vida, a força vital, a divindade que “anima” o mundo, aquilo que dá testemunho à respiração.
PITÁGORAS DE SAMOS: O CULTO DA MATEMÁTICA.
Para Pitágoras, a essência de todas as coisas reside nos números, os quais representam a ordem e a harmonia.
O Arché teria uma estrutura matemática da qual derivam problemas como: finito e infinito, par e ímpar, unidade e multiplicidade, reta e curva, círculo e quadrado etc.
As contribuições da escola pitagórica podem ser encontradas nos campos da matemática, da música e da astronomia.
HERÁCLITO DE ÉFESO: O MOVIMENTO PERPÉTUO DO MUNDO

Continue navegando