Buscar

Frank Lloyd Wright biografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Frank Lloyd Wright
Biografia
Nasceu na pequena cidade agrícola de Richland Center, Wisconsin, nos Estados Unidos, em 1867, seu pai, William Carey Wright (1825 - 1904), era um orador localmente admirado, professor de música, advogado ocasional e ministro itinerante e sua mãe, Anna Lloyd Jones (1838/39 - 1923), uma professora da escola .
1867- Aos nove anos, sua mão o apresenta os blocos de madeira Freedon, uma das poucas influencias que teve na vida. Passou os verões da sua adolescência em uma fazenda perto de Spring Green na casa do seu tio Jhones, o que o fez respeitar profundamente a natureza.
1883 – Nasce o desejo de se tornar arquiteto quando presencia a queda do Capitólio do estado de Wisconsin.
1885- Com 18 anos frequentou a Madison High School, porém, largou os estudos e foi trabalhar meio período como desenhista para o professor de Engenharia Civil Alan Conovan.
1886 – Foi contratado por Joseph Lyman Silsbee como desenhista e supervisor de construção para a Universit Chanpool em Spring Green, também foi aceito na Universidade de Wisconsin onde começou a estudar engenharia e mais que rapidamente transferiu para Arquitetura.
1887 – Mudou-se para Chicago porque lá o campo arquitetônico estava crescendo como resultado do grande incêndio de 1871. Foi aí do foi contratado por Lyman Silbac como desenhista com o salário de 8 dólares por semas.
Louis Sullivan, pioneiro dos arranha céus, e chefe dele, o promove a chefe de designer, deixando-o responsável por todos projetos residenciais.
1890 – Foi promovido a projetista chefe na Adler & Sullivan, 
1893 – Recebi a primeira encomenda como Arquiteto independente onde projeta a Residência Winslow e abre seu próprio escritório.
1895 –Influenciado pela filosofia de Sullivan e pelo movimento Arts and Crafts, criou a Prairie House . O estilo fluido de renderização derivados das xilogravuras da cultura Japonesa torna-se sinônimo do estilo de Frank Lloyd. ( Wright afirma, em seus escritos, que as residências japonesas representavam um exemplo supremo de eliminação do insignificante, limpeza e simplicidade.)
1901 – Escreveu seu segundo artigo para o Jornal Lair eis Home onde publicou as suas ideias radicais sobre os lares americanos. Também construiu as casas Willits e Thomas.
1902 – O primeiro grande projeto comercial foi para Arca Administration Building em Bufalo, Nova York. Ainda projeta a casa de Dana Thomas em Springfild Nova York.
1903 –projeta a casa Marthin e a residência Cheney. Com isso se apaixona por Mamah Cheney e tem um caso.
1905 – Viaja para o Japão onde começa a negociar xilogravuras japonesas, também projeta o Unity Temple inteiramente reforçado por concreto. Esse foi considerado por muitos anos como sendo o primeiro edifício verdadeiramente moderno.
1906 – O Jornal Ladies Home publicou que quem conseguisse projetar uma casa a prova de fogo receberia 5.000,00 dólares, essa foi sua primeira investidura em uma arquitetura mais democrática para os emergentes da máquina e constrói a residência Conley;
1908 – Projeta a Residencia Robie, umas de suas melhores casas de campo
1909 – Pede divorcio de sua mulher e muda-se com Mamah para a Itália se tornando um escândalo público quase acabando com a carreira dele.
1910 – Volta para o E.U.A e compra o terreno onde construiu a sua casa, Taliesin West ao lado da casa do tio Jhones, a partir daí começa a penar em uma arquitetura democrática aceitando apenas encomendas dos interessados em construções mais orgânicas.
1912 – Queria construir casas mais bonitas a preços acessíveis, então criou um sistema de 7 casas padronizadas, pré-moldadas, prontas para serem montadas no local de obra.
1913 – Projetou o restaurante Midway Gardens em Chicago, onde infelizmente foi demolido em 1929.
1914 – Ocorre uma tragédia. O cozinheiro Chefe coloca gasolina ao redor da casa e atea fogo, quando Mamah e seus dois filhos tentam escapar ele mata todos com um machado.
1915 – Comeca um relacionamento com a espiritualista Miriam Noel. E foi encarregado para a construção de Tokio Imperial Hotel;
1917 – Projetou a residência Hollyhock House na Califórnia;
1922 – Um grande terremoto atingiu Tókio e destruiu grande parte da cidade menos o edifício Tokio Imperial Hotel, que ficou em pé e ainda se tornou o centro para esforços para socorro.
1923 – Se casou de novo com Miriam e começou a testar blocos de concreto texturizados. Utilizando-os construiu 5 residências com blocos pré-moldados no estilo Text In Block na Califórnia sendo essas residências precursoras da Arquitetura Usoniana (A modulação dos tatames e a busca da simplicidade e economia são características dessa Arquitetura. E, sobretudo, o conhecimento dos materiais. Para Wright, ser moderno implicaria usar os materiais de forma honesta e verdadeira, de acordo com suas características). O bloco de concreto era de uma material barato e o mais feio do mundo da construção. Ele foi usado na maior parte da história como imitação de pedras em presídios;
1924 – Conheceu Olgivanna Hinzenburg, e embora fossem casados foi amor à primeira vista, então ele se separa de Miriam;. 
1932 – Fundou Taliesin Fallow Ship que foi uma escola de formação para Arquitetos. Lançou uma biografia e o Livro The Disappearing City que fala sobre os conceitos de cidade descentralizada.
1935 – Projeta a casa de verão Falling Water em passadinha para Edgar Colin o pai de um dos seus alunos, e a casa Hanna Honeycomb em Stanfild. Mostrou em uma maquete no Rock Feler Center um plano para uma cidade ideal (broadacre city) que foi regida pelo organicismo, unidade de interação entre projeto e paisagem, modulação dos espaços, mutabilidade dos materiais e construções que deveriam apenas serem montados e escala baseada na horizontalidade. Também falava no abandono da cidade industrial, buscando uma organização social em meio a natureza, enfatizando a relação entre a terra, indivíduo e edifício, buscando a harmonia entre os avanços tecnológicos e os recursos naturais.
1937 - construiu a residência Jacobes em Madison, primeira casa usonia que produziu onde mostrava uma arquitetura bem adaptada a paisagem. Geralmente eram pequenas residências térreas sem anexos constituídas em lotes exclusos que tinham ótimas estratégias de conforto, com planta em ‘L’ e varanda aberta para o Jardim.
Comprou cerca de 800 acres de terra no Arizona e começou a construção de Taliesin West que demorou 7 anos para ser construída.
1939 – Ministrou várias palestras com o título “ uma Arquitetura orgânica, a arquitetura da democracia”. Iniciou a segunda guerra mundial.
1940 – Uma grande exposição retrospectiva sobre seus trabalhos abrem no museu de arte Moderna de Nova York. Cria a Fundação Frank Lloyd Wright, dispondo de sua propriedade para aqueles que iriam continuar seu trabalho.
1941 – Recebeu uma medalha do rei Jorge VI da Inglaterra. As suas encomendas reduzem, pois, não concorda com a entrada dos E.U.A na Segunda Guerra Mundial. Por ser um pacifista assumido, incentiva seus aprendizes a serem objetores de consciência, mas 20 deles foram recrutados para a guerra e 5 outros para passar um tempo em acampamentos ou prisão políticas de oposição.
1943- Entra em crise novamente e neste ano começou a projetar o Museu Guggenhein em Nova York. Essa foi a empreitada mais difícil da sua carreira.
1945 – Fim da Segunda Guerra Mundial. A Fellow Ships expandiu de 40 alunos (em 1941) para 60 e recebeu 15 novos projetos.
1948 – Projetou a loja de presentes Morris que serviu como teste da rampa circular do Guggenhein
1954 – Escreveu The Natural House que trata de projetos de baixos custos para habitação residenciais.
1955 – Construiu a Igreja Ortodoxa Grega da Anunciação e o Centro Cívico Marin County em São Rafael, Califórnia. No dia 17 de outubro a Cidade de Chicago comemorou o dia de Frank Lloyd Wringht 
1957 – Projetou o Opera House, um plano diretor para Baghdad no Iraque os quais foram arquivados por um golpe político;
1959 – No dia 9 de abril, em Fenix Arizona, morre Frank Lloyd Wright, 2 meses antes doseu aniversário de 92 anos. A seu pedido fou enterrado perto de Mamah.
O Guggenhein foi inaugurado 6 meses depois em 21 de outubro.

Continue navegando