Buscar

AV2 CULTURA E SOCIEDADE NA MODERNIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)Ao estudar o chamado Processo Civilizador, conforme Norbert Elias, identificamos as mudanças no comportamento da sociedade em relação à alimentação, aos modos à mesa e no convívio social. A partir destes conhecimentos, analise as afirmativas a seguir e julgue V para Verdadeira e F para Falso:
1. A palavra civilização originou-se na América, mais especificamente nos Estados Unidos durante a Revolução Americana, e no confronto com as forças inglesas, estabeleceram um diferencial de comportamentos.
2. O termo civilização se contrapõe ao termo barbárie, o uso comum da palavra civilizado recorre ao sentido iluminista, de pessoa educada, pacífica, culta, o que se contrapõe ao que não é civilizado, como rudes, violentos e incultos.
3. A civilidade seria então um conjunto de regras em que o comportamento humano deveria ser alterado em variadas situações, como os modos à mesa, como se sentar, como comer, dentre outros.
4. Civilização significava uma vida mais simples e austera, sem muitas riquezas ou supérfluos, seria a dedicação exclusiva ao desenvolvimento intelectual e humano, livrando os indivíduos dos vícios como vaidade e orgulho.
A partir das afirmativas a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)1-V; 2-F; 3-V; 4-F.
b)1-F; 2-V; 3-F; 4-V.
c)1-V; 2-V; 3-F; 4-F.
d)1-F; 2-V; 3-V; 4-F. Alternativa assinalada
e)1-V; 2-F; 3-F; 4-V.
2)Durante a Idade Média temos a figura do glutão, indivíduo que come demasiadamente, e muitas vezes, pratica a bulimia. Este era um comportamento reprovado pela Igreja e também socialmente. Sobre o termo gula e suas derivações, assinale a afirmativa correta:
Alternativas:
a)No processo de transição da Idade Média para a Moderna houve uma mudança na concepção do termo gula e suas derivações, antes considerado um pecado capital, se torna um prazer aceito, livre da culpa. Alternativa assinalada
b)Durante a Idade Média, o glutão contribuía para a manutenção cultural relacionada à alimentação. Durante o período moderno buscou-se na figura do glutão o exemplo para a propagação de costumes e práticas, na qual servia como padrão de comportamento.
c)O período de transição entre a Idade Média e a Moderna trouxe profundas transformações culturais, incluindo os modos à mesa, neste sentido, o termo gourmandise passou a designar a gula, eliminando o preconceito com os glutões.
d)No período medieval as práticas de alimentação sofreram mudanças decorrentes da própria produção, agora em larga escala, que propiciou uma melhoria na alimentação, e a partir disso, esbanjar alimentos ou alimentar-se demasiadamente era prática comum.
e)Durante a Idade Moderna a gula foi santificada e passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, o que importava nesta sociedade era alimentar-se bem, independente dos modos ou comportamento do indivíduo à mesa ou no convívio social.
3)Ainda sobre a questão da Gula, considere as afirmativas à seguir:
I. Para gerar medo, as representações dos glutões e seus castigos eram comuns durante a Idade Média, a própria representação do inferno lembra a cozinha, com fogo, fumaça e com seus caldeirões fervendo.
II. Apesar das representações, a gula não era uma prática comum, pois a vigilância da Igreja era extensa e o medo também fez com que a prática fosse extinta neste período, retornando apenas na Idade Moderna.
III. Esta perspectiva da gula enquanto um pecado somente se altera quando a própria concepção sobre a alimentação é alterada na sociedade, quando o ato de se aprazer do alimento não é considerado algo ruim, mas aceito pelos demais.
A partir das afirmativas acima, assinale a alternativa que apresenta apenas o que for correto:
Alternativas:
a)Apenas I está correta.
b)Apenas II está correta.
c)Apenas III está correta.
d)I e II estão corretas.
e)I e III estão corretas.
 Alternativa assinalada
4)O consumo de guloseimas, o gosto pelo açúcar, em fins da Idade Média e durante a Idade Moderna está associado às mulheres e às crianças. Sobre isto é correto afirmar:
Alternativas:
a)O açúcar não era muito comum neste período e por isso seu custo era muito alto. Devido à isso, dava-se preferência para mulheres e crianças para o consumo de alimentos mais doces, uma questão de cavalheirismo.
b)O açúcar era considerado de gosto simples, que não precisava de nenhum aprendizado para apreciação. Neste sentido, mulheres e crianças, por gostarem de açúcar, eram consideradas imaturas.
c)O gosto pelos alimentos doces demonstrava fraqueza, por isso os homens evitavam comer açúcar e também proibiam seus filhos pequenos de consumir guloseimas, por que acreditavam que isso os enfraqueceria.Alternativa assinalada
d)O paladar masculino, neste período, está mais associado ao amargo e ao azedo, já as mulheres consumiam mais o açúcar, por conta de sua presença por mais tempo em casa, mas, não havia nenhum julgamento por conta destas preferências.
e)O açúcar era um alimento bastante barato em comparação com os temperos, como o sal, e por isso, os alimentos mais ricos em energia eram os de sal, que seriam destinados aos homens, que trabalhavam mais, e mulheres e crianças consumiam mais doces.
5)Os monges católicos também praticavam a gula, e isto é perceptível nos ditados como "gordo como um cônego" e nas representações dos monges durante fins da Idade Média. Sobre esta prática dos monges católicos e a Reforma Protestante, assinale a afirmativa correta:
Alternativas:
a)A austeridade dos monges católicos se opunha à opulência da vida dos protestantes, e a crítica vem da percepção de que a comida é uma benção de Deus, e por isso deveria ser aproveitada.Alternativa assinalada
b)Os monges católicos pregavam que a gula era um pecado, mas, consideravam que por serem os intermediários entre os homens e Deus não precisavam cumprir essa premissa, a Reforma Protestante reafirma este preceito.
c)A Reforma Protestante trouxe uma nova percepção sobre como deve ser o religioso. E não faltaram críticas e denúncias por parte dos protestantes sobre os modos de vida dos religiosos católicos.
d)Os protestantes criticavam o fato de os monges católicos consumirem alimentos em momentos em que estava previsto o jejum, e alimentarem-se de animais de sangue quente, o objetivo seria inserir apenas alimentação de vegetais e frutas.
e)A Reforma Protestante deixou de lado essa preocupação com a alimentação, descartando esta questão da gula, preocupando-se apenas com a divulgação da leitura da Bíblia e de sua nova doutrina.
RESPOSTA: 1D,2A, 3E, 4B e 5C.

Outros materiais