Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS ATV10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001 
Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas 
Questão discursiva: 
A partir do texto abaixo, construa uma análise que contemple a perspectiva teórica de Karl Marx sobre o papel do Estado na sociedade capitalista; "A arrumação da ordem era calculada e os favelados contidos. Mas será que a elite imaginava que eles entendiam que eram inferiores mentalmente e que estavam conformados indefinidamente com o destino a eles reservado? Será que imaginavam que estas pessoas discriminadas entendiam que isso era uma fatalidade imutável? Tudo mudou com a abertura democrática, a globalização, a televisão. Escândalos e mais escândalos no Brasil e nunca os culpados vão para a cadeia. Quem é que lota os presídios? E começaram a haver manifestações de afirmação de cidadania. Legítimas e as ilegítimas?.(entrevista do diretor do Instituto de Segurança Pública, Jorge da Silva, JB, 31 maio 2003. Ideias, p. 3) 
	R: Este texto de 2003, reflete bem o momento atual de 2015/2016, no qual indivíduos informados com a impunidade e outros problemas sociais do país foram às ruas para exigir que se faça algo para mudar. Tal como sugeriu Marx e Engels, ao defenderem que a classe dominada conquiste seu espaço.
Questão de múltipla escolha: 
A propaganda, seja ela comercial ou ideológica, está sempre ligada aos objetivos econômicos e aos interesses da classe dominante. Essa ligação, no entanto, é ocultada por uma inversão: a propaganda sempre mostra quem sai ganhando com o consumo de tal ou qual produto ou ideia não é o dono da empresa, nem os representantes do sistema, mas, sim, o consumidor." (Aranha e Martins, 1999, p. 50). O texto refere-se ao conceito de ideologia que, de acordo com Karl Marx, é: 
A) O conjunto de ideias da classe dominante presente em todas as épocas. Quando uma nova classe passa a dominar, ela apresenta o seu interesse de forma explícita desconsiderando o interesse de todos os membros da sociedade. 
B) O conjunto de ideias que reproduzem valores etnocêntricos da classe dominante que é possuidora de uma educação formal erudita, política e econômica, que fornecem subsídios para o desenvolvimento político e econômico da nação. 
C) O conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo, no qual cada um possui uma ideologia própria. 
D) O conjunto de ideias que determina o modo de pensar, sentir e agir de uma sociedade que tem como propósito a homogeneidade das ações sociais, que permitiria uma melhor coesão social. 
X E) O conjunto de ideias da classe dominante que faz uso de ferramentas simbólicas voltadas à criação e/ou manutenção das relações de dominação.