Buscar

EXERCÍCIOS SOBRE TRANSPORTE DE MEMBRANA DE PEQUENAS MOLÉCULAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS SOBRE TRANSPORTE DE MEMBRANA DE PEQUENAS MOLECULAS 
Qual a vantagem para a célula em ter proteínas que promovem a passagem de algumas classes de moléculas, sendo que existem outras moléculas que transpassam livremente pelos fosfolipideos de bicamada sem o auxilio dessas proteínas?
Por que moléculas apolares tem mais facilidade de atravessar a membrana plasmática do que moléculas polares, já que a própria membrana é anfifílica?
Para uma proteína de transporte ou carreadora transpassar a bicamada lipídica, ela precisa ter cadeias de interações laterais HIDROFÓBICAS para interagir com as cadeias de hidrocarbonetos internas dos fosfolipideos. Se as proteínas têm cadeias laterais hidrofóbicas, como as moléculas POLARES conseguirão passar?
Uma proteína carreadora de transporte ativo (bomba) que transporta Na+ para fora da célula e K+ para dentro da célula, contra os seus gradientes de concentrações por intermédio da hidrolise de ATP á ADP sofreu uma mutação e passou a reconhecer GTP no lugar de ATP. Que danos essa mutação ira acometer na célula?
Analise a imagem abaixo e responda, qual a explicação mais obvia para a mudança de conformação interna da proteína no estado A para o estado B?

Continue navegando

Outros materiais