Buscar

Resumo de Voleibol para Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Surgiu em 1895 nos EUA em Massachussets cidade de Holliock, criada por William Morgan com a encubência de criar um esporte q ñ houvesse contato, a ACM (Associação Cristã de Moços) é a responsável por introduzir esportes modernos nos EUA.
A idéia do voleibol veio do Minonete, jogado na Grécia onde usavam a bexiga do boi, jogando de um lado pro outro ñ deixando cair na quadra. O nome volley Ball veio de volear a bola de um lado pro outro da quadra. A bola veio do basquete usando só a câmara de ar dela pra torná-la + leve. 
Jogadores – 6 ñ podendo jogar com menos q isso em hipótese alguma, 12 no total nas olimpíadas, demais campeonatos 14. / Linha de 3 m ou linha de ataque – separa a zona defensiva da ofensiva, a linha surgiu pra limitar o nº de jogador no ataque e separar jogadores de ataque e defesa, o jogador de defesa até pode ficar na área de ataque, mas ñ pode atacá-lo estando nessa zona.
Tamanho quadra – 18 x9 / 06 jogadores / Inicia-se com saque
Regras – Qtos toques pode dar na bola / Regulamento – mutáveis (time entrar em quadra já aquecido ou as equipes tem 15 min pra aquecer) / Fundamentos – toques, manchete, saque 
Tempo - 5 sets, vence quem conseguir 3 sets, sendo 4 sets de 25 pts, porem a vencedora precisa ter 2 pontos ou + de diferença do adversário devido os saques. O 5º set, de 15 pts, é de desempate tb com diferença de 2pts (tié break).
2 Arbitros – 1 de cadeira e 1 de chão, o de chão vê o posicionamento dos jogadores, se quebrou linha, se houve contato físico com a rede na parte inferior, e invasão por baixo. O de cadeira vê se teve invasão por cima, contado de rede superior.
4 Bandeiras – 1 verifica a linha de fundo, 1 verifica a linha lateral. Colaboram com os árbitros qd no ataque há contato da bola com bloqueio defensivo. 
Infrações – só pode dar 3 toques até ela ir pro adversário (arbitro q controla isso), O bloqueio defensivo e ofensivo ñ entra nos 3 toques / . A bola só pode tocar as duas mãos juntas, se der toque com a mão direita e depois com a esquerda é considerado 2 toques. 
Murrinhos – a mão deve estar sobreposta a outra / Mergulho de peixinho – pra defender só com 1 mão ou manchete / Carregada – ñ pode pegar a bola abaixo, de baixo pra cima ou atrás da nuca 
Qualquer parte do corpo pode defender a bola. 
Linhas de fundo e laterais – bateu nessas linhas é considerado ponto. 
Saque viagem – saque tipo tênis, só que com salto, é o + utilizado no vôlei. 
Substituição – o jogador que substitui o outro, só pode retornar em quadra pra substituir o mesmo jogador que entrou para substituí-lo, retornando ao jogo, ñ é possível mais o jogador que substituiu voltar ao jogo e o jogador que retornou sair do jogo. 
- 3 jogadores são responsáveis por receber a bola do saque do adversário, amortecendo-a e passando pro levantador. 
- a última posição do vôlei é a 2
- qualquer jogador pode defender a bola, menos o levantador pois ele ñ pode levantar a bola pra ele mesmo.
- se o adversário sacar em cima do levantador do sistema 4x2, ele pode defender, e outro levantador assume a função de levantador nesse momento específico.
- a linha imaginaria que separa a zona de ataque e zona de defesa surgiu pra limitar o nº de jogadores fazendo o bloqueio na rede e limitar o espaço de ataque dos jogadores que está no fundo, ou seja, na defesa.
Posições – 1 – primeira posição do jogo levantador, saiu dessa posição vai pra 6, é a posição de defesa, responsável pelo saque. / 6 – defesa, fundo, centro, é a segunda posição de defesa, saiu dela vai pra 5 / 5 – última posição de defesa, saiu dela vai pra 4 / 4 – ataque, joga pela ponta, entrada de rede, primeira posição de ataque, posição de entrada de rede, pois está saindo da defesa e indo pro ataque, sai dela vai pra 3 / 3 – ataque, meio de rede, central, posição chamada de meio, de ataque e de centro de rede, normalmente é onde está o levantador / 2 – ataque, joga pela ponta na saíde de rede, posição chamada de saída de rede, ultima posição de ataque e onde finaliza o rodízio. 
Levantador – a qtd dele depende dos sistemas, de 0 a 2/ Ponteiro – geralmente 2, força no ataque / Central ou meio – jogadores + altos / Libero – nunca saca, nunca joga nas posições de ataque, recebe o saque do adversário, pois ele ñ pode participar de ação ofensiva, só joga na zona defensiva, qd chega na posição 5 ele tem q sair de quadra / Oposto 
Posicionamentos variam conforme o sistema de jogo. 
Rodízio – a cada bola recuperada faz o rodízio, é qd volta a ter direito ao saque. Não pode pular posição, tem q seguir o rodízio de forma correta, ñ fazendo quebra de linha ou quebra de posicionamento até que o saque ocorra, pois a cada quebra é dado um ponto pro adversário 
Correspondentes diagonais – é o jogador correspondente diagonal a uma posição, o correspondente do 1 é o 4, e o do 5 é o 2, do 3 é o 6, observando isso ñ há quebra de linha. 
- Depois do saque pode-se fazer todas as movimentações possíveis, portanto a quebra de linha ñ pode acontecer antes do saque . 
Os números dos sistemas abaixo são a qtd de atacantes em relação a qtd de levantadores:
6x0 – é o sistema + básico, ñ há levantador específico, todo jogador q chegar em uma determinada área da quadra , posição 3, se torna levantador, os ataques são feitos só pelas pontas . O levantador só pode levantar a bola pros ponteiros (4, 2). Na iniciação esportiva só permite o saque por baixo ou seja só pode golpear a bola debaixo pra cima. Só é permitido bloqueio simples, qd só 1 jogador defende no bloqueio, por ex. se o ataque do adversário vem da entrada de rede do adversário, quem defende é o jogador de saída do meu ataque, e se vier da saída de ataque do adversário quem defende é o meu jogador de entrada de ataque, se vier do meio é o levantador. Nesse sistema joga-se no máximo 3 sets, 2 de 25 pontos e um de 15.
4x2 – do sistema 6x0 identifica-se um possível levantador pra jogar no 4x2, já há especializações do jogador, 4 atacantes e 2 levantadores, mas somente 1 exercerá a função de levantador, qd ele chegar na posição de levantador, ou seja na área próxima a rede na posição 3, se ele estiver na 4, qd acontecer o saque, ele tem q correr pra 3, qd estiver recebendo o saque do adversário, ele faz uma troca de posição na rede, ele vai pro meio e o outro jogador pra lateral, chamada de troca de bloqueio. Somente exerce a função de levantador aquele que está na área de ataque, o outro assume posição de defesa. Os jogadores que tem par ficaram em diagonal ou correspondente, ex. ponteiro em diagonal com ponteiro. A quebra de linha ñ pode acontecer antes do saque, depois pode movimentar livremente. Outro jogador pode levantar se preciso, o sistema de jogo é particular da equipe.
	4 LV
	3 C
	2 P
	5 P
	6 C
	1 LV
LV – levantador
C – Central ou meio
P - Ponteiros
	LV
	A
	A
	A 
	A
	LV
LV – levantador
A – atacante
4x2 com infiltração – é um sistema vitorioso, o levantador é só aquele q está no fundo, desloca com distancia maiores em direção a rede se infiltrando até sua posição, e a posição do levantador passa a ser 2½, pois nesse sistema utiliza-se 3 atacantes o tempo todo na rede, já q o levantador vem do fundo independente de qual posição ele esteja. O LV fica entre o 3 e 2, por isso se chama 2 ½ , de frente pro 3 e de costas pro 2. É preciso refinamento de toque.
	LV
	
	2 ½ 2
	
	
	LV
Quebra de linha dos correspondentes de defesa e ataque – o correspondente defesa e ataque, é sempre aquele que está a frente ou atrás, ou seja, o jogador 2 corresponde ao 1, e o 6 ao 3. Por exemplo, o jogador da posição 1, pode se posicionar a frente do 4 e 3, desde q ñ esteja mais próximo da rede do que seu correspondente de ataque, o 2. Foi criada para que o levantador ñ tenha que percorrer 9m pra chegar na posição de levantamento, ele pode avançar até a quadra de ataque desde que observe que ñ está quebrando linha com o seu correspondente de ataque.
5x1 – evolução do 4x2, e o sistema de jogo + evoluído do vôlei, é o q varia com táticas, ñ tem necessidadede ter 2 levantadores, sempre só há 1 infiltrado pra posição 2 ½ de onde ele estiver. Prioriza o ataque, portanto ele terá que correr até a posição de levantador pra levantar a bola, utilizando sistemas que possibilitam ele chegar até a posição 2 ½ . O oposto sempre atua em diagonal com o LV, e sempre vai atacar na saída de ataque. Ponteiros sempre atacam pela entrada, e centrais no meio. Libero pode substituir qualquer jogador que esteja de fundo, libero sempre entra no lugar do meio, qd o meio perde o saque, pois o libero é + ágil q os meios q são altos porem lentos, essa substituição é a única q ñ precisa da autorização do arbitro. Nesse sistema a linha de passe é formada por 3 jogadores (1 libero e 2 ponteiros), fazendo cobertura do maior espaço da quadra, e nessa linha de passe sempre o libero e 1 ponteiro estarão no fundo. 
	4 O
	3 C
	2 P
	5 P
	6 C
	1 LV
O – Oposto
2 ponteiros – sempre 1 no ataque e 1 na defesa em diagonais, sendo 1 o ponteiro passador q junto com o Libero são os responsáveis por defender o saque do adversário / 2 centrais ou meios – qd 1 central está na rede, 1 está no fundo / 1 levantador / 1 oposto – jogador q tem no 5x1, é o jogador + rápido do vôlei pq ñ precisa receber o saque do adversário, sempre ataca na posição 2. Ele é diagonal com o levantador, se o levantador ta na 1, o oposto ta na 4.

Outros materiais

Outros materiais