Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 1 E 2 HISTORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201609826125)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Fgv) Leia a entrevista. FOLHA Estamos vivendo um momento de novas interpretações em relação ao período imperial? MAXWELL (...) o movimento de independência da década de 1820 não aconteceu no Brasil, mas em Portugal. Foram os portugueses que não quiseram ser dominados por uma monarquia baseada na América. Com a rejeição da dominação brasileira, eles atraíram muitos dos problemas de fragmentação, guerras civis e descontinuidade que são parecidos com aqueles que estavam acontecendo na América espanhola. É sempre importante, ao pensar a história do Brasil, considerar que ela não se encaixa em interpretações convencionais. É sempre necessário pensar um pouco de forma contrafactual, porque a história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas. O rei estava aqui, a revolução liberal estava lá. A continuidade estava aqui, a descontinuidade estava lá. Acho que isto explica muito das coisas que aconteceram depois no Brasil, no século 19. Marcos Strecker, Para Maxwell, país não permite leituras convencionais. Folha de S.Paulo, 25-11-2007. ¿A história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas¿, pois:
		
	
	em 1824 foi promulgada a primeira constituição do Brasil, caracterizada pela divisão e autonomia dos três poderes e por uma legislação social avançada para os padrões da época, pois garantia o direito de voto a todos os brasileiros.
	
	com a grave crise estrutural que atingiu as atividades produtivas da Europa no início do século XIX, restou ao Brasil um papel relevante no processo de recuperação das bases econômicas industriais, com o fornecimento de algodão, tabaco e açúcar.
	
	a elite colonial nordestina voltada para o mercado interno, defensora do centralismo político-administrativo e da abolição da escravatura apostava na liderança e na continuidade no Brasil de Dom João VI para a efetivação desse projeto histórico.
	
	os princípios e as práticas liberais do príncipe-regente Dom Pedro se chocavam com o conservadorismo das elites coloniais do centro-sul, defensoras de restrições mercantilistas com o intuito de conter a ganância britânica pela riqueza brasileira.
	 
	Nas colônias espanholas, as invasões napoleônicas provocaram o distanciamento entre as colônias e o poder monarquico, devido ao domínio de Napoleão na metrópole, o que favoreceu o surgimento de movimentos locais de independência. Situação diversa da verificada em relação ao Brasil, que abrigou a Corte portuguesa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609681004)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando se afirma "O Reino de Portugal nasceu das armas", é possível concluir que esta afirmação se deve ao fato de que:
		
	
	Portugal é até os dias de hoje um país bélico, tradição que mantém desde os tempos em que era Reino.
	 
	O Reino de Portugal constrói sua independência a partir das lutas que travou contra ou mouros e ao mesmo tempo contra Castela a partir do Século XII.
	
	O Reino de Portugal nasce do apoio dado aos mouros na luta contra os cristãos no decorrer do Século XIV, recebendo como recompensa as terras que hoje lhe pertencem.
	
	O reino de Portugal possuía a maior indústria de armas do período
	
	Portugal constituiu-se como Reino por ter apoiado decisivamente a Inglaterra em sua luta contra as forças napoleônicas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609915046)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante as discussões da Constituinte ficou manifesta a intenção da maioria dos deputados de limitar o sentido do liberalismo e de distingui-lo das reivindicações democratizantes. Todos se diziam liberais, mas ao mesmo tempo se confessavam antidemocratas e antirrevolucionários. As ideias revolucionárias provocavam desagrado entre os constituintes. A conciliação da liberdade com a ordem seria o preceito básico desses liberais que se inspiravam em Benjamim Constant e Jean Baptiste Say. Em outras palavras: conciliar a liberdade com a ordem existente, isto é, manter a estrutura escravista de produção, cercear as pretensões democratizantes. (COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: Momentos Decisivos. São Paulo: Brasiliense, 1987.) A Constituição de 1824 foi uma peça jurídica importante para conciliar liberdade e ordem. Qual característica, presente nessa Constituição, corrobora tal ideia?
		
	
	Foi organizada em três poderes: executivo, legislativo e judiciário, como forma de controlar as influências portuguesas.
	 
	Deputados e senadores eram eleitos pelo voto indireto e os candidatos e eleitores deveriam comprovar renda mínima para exercer esses respectivos direitos.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	Teve caráter federativo como forma de assegurar os interesses políticos das elites regionais, como contrapartida ao poder do Imperador.
	
	Restringiu o direito de voto a nobres, militares, letrados e clero e por isso teve curta vigência.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609946328)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No que se refere à elevação do Brasil ao status de ¿Reino Unido a Portugal e Algarves¿, é correto afirmar:
		
	
	Que foi uma concessão de D. João, dado os laços de profundo afeto que ele mantinha com as terras brasileiras;
	 
	Que tinha por propósito atender aos ideais liberais defendidos por grande parte da população portuguesa, e que iriam se expressar mais largamente na chamada Revolução Liberal do Porto;
	
	Cumprimento de promessas realizadas aos representantes brasileiros nas Cortes
	 
	Que foi o reconhecimento de direito de uma situação que já havia se cristalizado no campo dos fatos;
	
	Que foi o reconhecimento, por parte do governo de D. João, de que o Brasil deveria manter completa independência em relação à Portugal;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609946326)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A decadência do sistema colonial no Brasil deu-se em virtude de alguns fatores externos à própria dinâmica da colônia. Neste sentido, é possível afirmar que são fatores que NÃO influenciaram na referida decadência:
		
	
	Revolução Industrial e difusão dos ideais Iluministas na Europa;
	 
	Expansão marítima portuguesa e ascensão dos ideais iluministas;
	
	Independência das Colônias Inglesas e surgimento da ideia de livre comércio;
	
	Independência das Colônias Inglesas da América do Norte e Revolução Francesa;
	
	Abertura dos Portos brasileiros às nações amigas e a criação do Banco do Brasil.
		
	1a Questão (Ref.: 201609820111)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que:
		
	
	Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios tornando-os escravos. Estes passavam a morar nas vilas e missões.
	 
	A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo.
	
	Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão.
	
	Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena.
	
	A ação militar foi a forma pela qual os jesuítas participaram da colonização portuguesa no Brasil. Apoiados pelo Marquês de Pombal, estabeleceram Missões na região de São Paulo e nosul do país para manter os índios reunidos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609680143)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A economia do Brasil Colonial não se resumiu às chamadas Era do Açúcar ou Era do Ouro, mas esta foram atividades econômicas que tiveram maior destaque durante o período colonial brasileiro. Com relação a essas atividades econômicas, é correto afirmar que:
		
	 
	na atividade açucareira, prevaleceu o latifúndio e a ruralização, enquanto a mineração favoreceu o surgimento de um processo de urbanização, com a expansão do mercado interno.
	
	o lucro da extração do ouro do Brasil foi direcionado à Holanda, enquanto os lucros do açúcar serviram para a acumulação de capitais ingleses e franceses.
	
	geraram movimentos nativistas como a Sabinada e a Revolução Farroupilha.
	
	favoreceram o abastecimento de gêneros de primeira necessidade para os colonos e o desenvolvimento de uma economia complexa e com alto grau de independência em relação à metrópole.
	
	o trabalho escravo foi predominante na atividade açucareira, mas não encontrou espaço nas áreas mineradoras, onde só existiram trabalhadores assalariados.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609852564)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A organização do Estado Brasileiro que se seguiu à independência resultou do projeto do grupo:
		
	
	Cortesão que defendia os interesses recolonizadores, as tradições monárquicas e o liberalismo econô¬mico.
	 
	Liberal-conservador, que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime centralizado.
	
	Maçônico, que pregava a autonomia provincial, o fortalecimento do executivo e a extinção da escravidão.
	
	Liberal-radical, que defendia a convocação de uma Assembleia Constituinte, a igualdade de direitos políticos e a manutenção da estrutura social.
	
	Liberal-democrático, que defendia a soberania popular, o federalismo e a legitimidade monárquica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609680200)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O fim da "política do café-com-leite", no processo eleitoral de 1930, foi consequência direta:
		
	 
	Da traição por parte dos oligarcas mineiros a Júlio Prestes, candidato consensual entre as oligarquias paulista e mineira.
	
	Do apoio da oligarquia gaúcha à oligarquia paulista para lançamento da candidatura de Júlio Prestes, representante paulista;
	 
	Da insistência do Presidente Washington Luiz em apoiar o candidato paulista Júlio Prestes, em detrimento do candidato "da vez" no rodízio de poder, o mineiro Antônio Carlos.
	
	De uma manobra das oligarquias gaúchas que, mesmo sem o apoio de outras oligarquias, acabaram por impulsionar a candidatura de Getúlio Vargas.
	
	Do apoio das oligarquias nordestinas à oligarquia paulista para incentivar a lançamento da candidatura de Júlio Prestes, representante paulista;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609098203)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Assembleia Constituinte foi marcada por uma disputa entre D. Pedro I e a aristocracia rural. Nessa assembleia havia três grupos com ideias diferentes: o grupo português, que era composto por comerciantes militares e que defendia a monarquia absolutista para D. Pedro I; o grupo brasileiro (ala moderada), formado pela aristocracia rural que defendia a centralização e maior limitação aos poderes monárquicos; e, ainda, outro grupo brasileiro, mais radical que o anteriormente citado, que possuía facções da aristocracia rural - principalmente nordestina - menos privilegiada. A grande disputa ocorreu em torno da limitação do poder de D. Pedro I, já que este queria poderes absolutos, o que contrariava as ideias da aristocracia rural. Como resultado, surgiu o projeto de Constituição da Mandioca cujas características fundamentais eram: uma monarquia constitucional com 3 poderes; limite ao poder do imperador; valorização do parlamento que não podia ser vetado pelo próprio imperador. Porém, esse projeto não vingou, já que a Assembleia foi dissolvida e uma nova Constituição foi elaborada por um Conselho de confiança escolhido por D. Pedro I. Com a Assembleia Constituinte dissolvida, D. Pedro I nomeou um Conselho de Estado formado por 10 membros, que redigiu a Primeira Constituição brasileira. Após ser apreciada pelas Câmaras Municipais, ela foi outorgada em 25 de março de 1824.
Levando-se em consideração o texto acima, analise as assertivas abaixo e marque a opção que apresenta, com correção, algumas das características da Constituição de 1824:
I. a centralização do poder e um governo monárquico e hereditário.
II. o catolicismo como religião oficial do país.
III. o estabelecimento do sufrágio universal.
IV. a existência de quatro poderes: executivo, legislativo, judicial e moderador.
		
	
	As assertivas I, III e IV são erradas.
	
	As assertivas II, III e IV são corretas.
	
	Somente a assertiva I está errada.
	 
	As assertivas I, II e IV são corretas.
	
	Somente a assertiva II está correta.

Outros materiais