Buscar

Introdução ao Estudo de direito Caso concreto 3 resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 3
A norma, segundo Hans Kelsen, é o objeto de estudo da Ciência Política e representa a expressão formal da soberania do Estado. A correlação entre as normas forma uma estrutura lógica e sistemática que é o ordenamento jurídico. Ainda, essa estrutura era priorizada cima de qualquer concepção ideológica e de regimes políticos.
Trazendo para o quadro brasileiro, nossa Constituição Federal de 1988 representa o ordenamento jurídico brasileiro, emanado do Estado soberano, sem influências ideológicas e políticas. Existem outras normas como as Leis e os Decretos, e a correlação entre tal constituição e as normas consiste no nosso ordenamento jurídico.
 Todas as normas são dispostas em diferentes níveis hierárquicos. Nesse contexto, a constituição é a norma superior máxima e valida fundamentalmente as demais normas.
O Novo Código de Processo Civil, o Código Penal, etc, que são compilações de Leis, são normas superiores mas apresentam-se hierarquicamente abaixo da constituição. Existem ainda as normas intermediárias, que são os Decretos, e as normas inferiores, que são os Acordos, as Sentenças e as Portarias.
Tal estrutura hierarquizada do ordenamento jurídico é prevista na concepção de Hans Kelsen.
QUESTÕES OBJETIVAS 
F; V; V; V; F
Alternativa A

Continue navegando