Buscar

Fisiologia Humana Sistema Nervoso

Prévia do material em texto

Fisiologia – estuda o funcionamento do organismo / Objetivo – explcar os fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida. 
Nível de organização – átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos, sistemas e corpo humano. 
Homeostase – capacidade do corpo em manter a estabilidade interna mesmo em face às alterações externas. Todos os sistemas orgânicos trabalham em conjunto pra manter a homeostase. O organismo tenta resolver o problema, mas qd ñ acontece, buscamos medicamentos. 
Ex. Disfunção renal q ñ se drena o excesso de líquido, pode afetar o coração, pois qto maior líquido circulante, maior a sobrecarga. Os diuréticos reduzem a pressão arterial, eliminando + urina. 
Perturbações da homeostase: Ambiente (calor ou frio intenso, falta de oxigênio, acidentes, etc.) . Meio interno (nível de glicose alto, aumento da pressão arterial, etc.)
Fluidos: Intracelular – dentro das células / Extracelular – fora da celular / Intersticial – entre o intra e o extracelular
Compartimentos corporais – as concentrações dos íons e biomoléculas é diferente entre esses compartimentos. 
Sistema de transporte do LEC – ele é transportado pra todas as partes do corpo em 2 etapas: 1ª – movimento do sangue pelo corpo ao longo dos vasos. 2ª – movimento de líquido entre os capilares e as células, esse é o transporte do extracelular. 
O LEC precisa estar no corpo de forma significativa, pois o LIC tem sua função, o q ta fora tb, é como o sangue dentro dos vasos, q uma vez extravasado ele perde sua função, ele só tem atuação na oxigenação se permanecer dentro do vaso. 
Bases de comunicação celular (hormonal) – Pra q a comunicação intracelular seja passada tem alguns processos, seja por contato, fenda sináptica (através de mediadores químicos), através da parte elétrica se tem íons, e tb há comunicação por parte endócrina e tb há situações de paracrina e autocrina q é qd a celular produz mediadores q farão a comunicação. Paracrina - o mediador produzido pela celular vai se comunicar com as outras células. / Autocrina – o mediador produzido pela celular se comunica com ela mesmo. / Endocrina – utiliza hormônios pra fazer a comunicação entre células e ocorrer a proliferação. 
Mecanismos de controle – o nosso organismo possui um sistema de feedback, formado por 3 componentes: Receptor – através da recepção da msg / Centro de controle – ex. SNC / Efetor – ação efetora do agente efetor, seria a resposta. Ex. Qd martela o dedo, e se tira o dedo, a reação é o efetor. A dor é a maneira de falar q algo ta errado, ai toma-se uma medicação pra eliminar a dor, isso seria manter uma resposta, essa resposta é uma ação q precisa-se realizar pra solucionar o problema.
Tipos de feedback ou retroalimentação – organismo tenta fazer a compensação o tempo todo, diminuindo o estimulo inicial. / Negativo – qd a resposta é oposta ao estímulo, fazendo com q o estímulo diminua. Ex. qd se está com pressão alta, o organismo aumenta a eliminação da urina, pra pressão diminuir, ou seja a resposta foi oposta ao estimulo, o estimulo era manter a pressão alta, mas o excesso fez diminuir. Mecanismo compensatório. Este feedback é + qdo corpo está em desequilíbrio, então tenta-se compensar fisiologicamente, ñ conseguindo, entra-se com medicações. / Positivo – qd a resposta é a favor ao estimulo, fazendo com q o aumente cada vez mais. Ex. treino de hipertrofia sendo alterado pra estimular cada vez mais a hipertrofia. 
Sistema nervoso – Nervos são constituídos por fibras nervosas. A informação chega ao neurônio através dos Dentritos, ela vai se propagar através do axônio q possui bainha de mielina ou ñ, passa o estímulo de forma saltatória, pq onde ta o nodo de ranvier ele vai intercalar a bainha. A bainha de mielina alem de proteger o neurônio, aumenta a velocidade de estímulo elétrico, ou seja aumenta a velocidade de condução do potencial de ação neuronal.. As terminações do axônio ocorrem com a união com o próximo neurônio pra q possa passar adianta o estímulo. O axônio é responsável por levar a informação integrada pelo neurônio até uma outra célula alvo.
Tipos de Nervos – Sensorial – traz informações de natureza sensorial da periferia do corpo pro SNC (aferentes – q conduz e traz) / Motor – leva informações de natureza motora do SNC pra periferia (eferentes – q carrega e leva) / Mistos – formados por fibras nervosas aferentes e eferentes, isto é, a informação fluir em ambos os sentidos) Ex. Mao em chapa quente, 1º o sensorial reage mandando msg pro SN, dizendo q ta quente, a resposta imediata faz o motor tirar mão.
Células q compõem o SN – Neurônio – recebe, integra e envia estímulos eletroquímicos (faz tanto sinapse elétrica qto química). São células grandes e capazes de produzir potencial de ação. 
Neurotransmissores – são mensageiros químicos produzidos pelos neurônios, e, terminações dos axônios por um complexo de enzimas especializadas, e armazenados em vesículas axonais, essas vesículas funcionam como bolsas, q vão ser liberados os neurotransmissores de acordo com a necessidade. 3 categorias de neurotransmissores q servem pra acelerar o processo de transmissão da mensagem: AA – GABA (ácido aminobutírico, glutamato, glicina. / Aminas – acetilcolina, dopamina, epinefrina (adrenalina), norepinefrina (noradrenalina), serotonina (5-hidroxitriptamina) e histamina. / Peptídeos – colecistocina, endorfinas, encefalinas. 
Sinapse – é o contato entre o neurônio e a célula alvo. As células alvo podem ser: Neuronios, MM., Glândulas. 
Íons – responsáveis por transformar as msgs através de eletricidade, esses íons são carregados eletricamente por cargas positivas e negativas 
Sinapses químicas – ocorrem em virtude da transmissão do impulso neurotransmissor . A sinapse química ocorre em virtude da liberação de neurotransmissores dentro das vesículas sinápticas, então a fenda sináptica reduz, o terminal do axonio se aproxima da celula alvo, os canais de Ca se abrem, os neurotransmissores saem de dentro da vesícula e entra dentro dos canais fazendo a ativação da célula alvo. Aqui há Presença de mediadores químicos, controle e modulação de transmissão lenta. Elemento pré-sináptico – possui o neurotransmissor armazenado em vesículas sinápticas / Fenda sináptica – local entre as células onde o neurotransmissor será liberado / Elemento pós-sináptico possui o receptor especifico para o neutrotransmissor 
Sinapse elétrica – sem mediadores químicos e modulações . Rápida. ativadas principalmente pelas cargas elétricas dos íons, So, K, Ma, e algumas proteínas negativas. O K por ex. auxilia no processo de homeostase do organismo, essa bomba fará com q ocorra a troca de íons pra q ocorra o equilíbrio entre o meio intracelular e extracelular dos tecidos. Qd se trata da sinapse elétrica, ocorre a despolarização, a estimulação, e esses íons carregados eletricamente vão desencadear a despolarização celular, então a celular q ta polarizada vai despolarizar, e depois polarizar, sucessivamente. 
Célula alvo e receptores dos neurotransmissores : Um potencial de ação despolariza o terminar axônico – qd ele despolariza ocorre inversão das cargas, entrada e saída, pra q ocorra despolarização e polarização. Esses canais de Ca são controlados por voltagem, e abrem e fecham o tempo todo pra q ocorra a transmissão da msg através da célula. A entrada do Ca inicia a exocitose do conteúdo das vesículas sinápticas – exocitose é a saída de neurotransmissores das vesículas sinápticas. O neurotransmissor se difunde através da fenda sináptica e se liga aos receptores na célula pós sináptica – a célula q recebe o neurotransmissor, ela tem um receptor específico praquela finalidade . A ligação do neurotransmissor inicia uma resposta na célula pós sináptica – com isso se tem uma reação motora. 
Células que compõem o SN – Célula Glia – ficam ao redor do neurônio, tendo como principal função dar suporte as funções neuronais, protegendo, nutrindo e sustentando os neurônios. São elas: Oligondendrócitos, Astocitos, Microglia, Células ependimárias, Célulasde Scwann (SNP). 
Oligodendrócitos – produz a bainha de mielina no SNC. Ele usa os seus braços (ramos) pra envolver os axônios dos neurônios proximos a ele, então nesse envolvimento, os ramos criam a bainha pra dar proteção e acelerar o processo de condução.. / Astrócitos – são os+ numerosos e preenchem os espaços entre os neurônios. Localizam-se entre os neurônios e os vasos sanguíneos no SNC. Auxiliam a formação da barreira hematoencefálica, q é a ponte entre vasos e neurônios, os astrocitos tiram nutrição da corrente sanguinea e leva pros neurônios. / Microglia – células de defesa, são pequenas, alongadas , com prolongamentos curtos e irregulares, realizam a fagocitose de toda substancia q ñ tem necessidade no organismo e pode trazer prejuízo ao SN. / Células ependemárias – são células colunares q revestem o interior dos ventrículos atuando na produção do liquor do cérebro e o canal central da medula. Todo liquor q ñ é utilizado é reabsorvido pelo organismo. Possuem cílios q estimulam a circulação do líquor. Nos vasos a pressão fará com q o sangue ñ pare, q fique sempre circulando e nesse caso as células ependimarias farão o liquor fluir dentro dos canais. / Células de schwann – produz a bainha de mielina no SNP. Nesse caso a célula inteira se envolve no axônio e ñ somente as suas ramificações. 
Condução do potencial de ação – qd o axônio tem bainha de mielina, tem efeito isolante, é condução saltatória entre os nodos de ranvier, velocidade alta, os q ñ tem bainha, são ponto a ponto, o estímulo se propaga de maneira + lenta. Ex. incontinência urinaria pode ser desgaste da bainha. Qd o diâmetro da fibra nervosa é maior, maior a velocidade tb. 
Potencial de ação – é o impulso nervoso. O neurônio conduz a informação a longa distancia usando sinais elétricos q percorrem o axônio em alta velocidade. O potencial de ação é um fenômeno de natureza eletroquímica e ocorre devido a modificações na permeabilidade da membrana do neurônio. Essas modificações de permeabilidade permitem a passagem de íons de um lado pro outro da membrana. Como os íons são partículas carregadas eletricamente, ocorrem tb modificações no campo elétrico gerado por essas cargas. A membrana do neurônio apresenta a propriedade de excitabilidade, permite ao neurônio, conduzir e transmitir potenciais de ação. Os sinais sinais elétricos q a célula neuronal utiliza são os íons, partículas com cargas elétricas. Ao atravessar a membrana, um íons gera corrente elétrica. Os canais iônicos possuem um papel importante na geração do potencial de ação. 
Canais iônicos – os canais podem estar sempre abertos ou podem ser controlados através da estimulação. Os fechados precisam de um ativador. 
Fases do potencial de ação – Repouso – a célula está polarizada, voltagem negativa em relação ao meio extracelular, + Na fora e K dentro. / Despolarização (fase ascendente) – nessa fase os canais de K fechados e os de Na (sódio) abertos, isso ocorre qd despolariza. / Repolarização (fase descendente) – alcançando o pico do processo de excitabilidade, ele começa a repolarizar, ai inverte, Na fecha, K abre.

Continue navegando

Outros materiais