Buscar

apol 3 metodologia 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 3 METODOLOGIA / SIST DE ENSINO
Questão 1/5
Atente para o seguinte excerto de texto:
“Há cerca de dez anos vem ocorrendo em vários pontos do Brasil a implantação de projetos no setor público de educação fundamental que se caracterizam pela dilatação da jornada escolar diária e pelo aumento das responsabilidades educacionais da escola. Entre essas iniciativas, destacam-se os CIEPs do Rio de Janeiro, os CEIs da prefeitura de Curitiba, os CAICs em âmbito nacional, além de outras de menor repercussão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:CAVALIÉRI, Ana Maria Villela. Uma escola para a modernidade em crise: considerações sobre a ampliação das funções da escola fundamental. In.: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 115.
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, analise as sentenças a seguir sobre a jornada e o calendário escolar, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I.  (  ) O calendário escolar deve, segundo a LDBEN, ser adequado ao contexto no qual a escola se insere, podendo, inclusive, haver redução de carga horária e dos dias letivos conforme  decisão da direção.
II. (  ) A legislação, no que concerne o calendário e jornada escolar, diz que todas as instituições devem, obrigatoriamente, ofertar no mínimo 900 horas anuais, distribuídas em 380 dias letivos.
III.(  ) A legislação prevê a ampliação progressiva da jornada escolar, e, nesse sentido, aos poucos a oferta diurna da educação básica deverá atender aos alunos em período integral.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V
	
	B
	V – V – F
	
	C
	V – F – F
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – F – V
Resposta: Letra E, (Livro-base p.179)
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, aponta para o fato de que a avaliação, na Educação Infantil, não possui objetivo de promoção da criança para o ensino fundamental”.
De acordo com os conteúdos abordados em aula e do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, analise as asserções a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) Segundo a LDBEN os aspectos quantitativos da avaliação devem prevalecer sobre os aspectos qualitativos nesta etapa de ensino.
II. ( ) Conforme a LDBEN essa proposta de avaliação aponta para uma mudança de paradigmas, confrontando questões da cultura escolar.
III.( ) O modelo de avaliação proposto na LDBEN alterou positivamente a relação estabelecida entre pais, estudantes e professores.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V
	
	B
	V – F – V
	
	C
	V – V – F
	
	D
	V – F – F
	
	E
	F – V – V
Resposta: Letra E (Livro-base p.171)
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No Brasil existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório, excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou reprovação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In.: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. p. 113.
A avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado, de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca dos processos avaliativos na educação infantil? Assinale a resposta correta, de acordo com o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre o tema:
	
	A
	Na educação infantil, os alunos não são avaliados, visto que não há previsão de propostas avaliativas para tal etapa de ensino na legislação.
	
	B
	Para avaliar a criança na educação infantil, o professor deve conhecer os critérios previstos nos Referenciais Curriculares Nacionais e no regimento escolar.
	
	C
	Na educação infantil, a avaliação baseia-se nos critérios de continuidade e classificação, prevalecendo os aspectos quantitativos.
	
	D
	Na educação infantil, a avaliação objetiva o registro e acompanhamento do desenvolvimento da criança, e não a promoção para o ensino fundamental.
	
	E
	Na educação infantil, as avaliações têm como base a observação livre e espontânea dos professores sobre a adaptação da criança ao ambiente escolar.
Resposta: Letra D (Livro-base p.171).
Questão 4/5
Leia a seguinte citação:
“Nos cursos superiores, os trabalhos escolares, também denominados acadêmicos ou didáticos, são considerados relatórios ou relatos de pesquisa. Isto porque, como esclarece Severino (1977), devem resultar de estudos orientados pelos métodos de reflexão e pesquisa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Vanda Ferreira dos. Comunicação do saber: normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: E-papers, 2001. p. 15.
De acordo com o conteúdo apresentado nas aulas e o livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, como se chama o trabalho acadêmico caracterizado como um texto crítico, que aceita comentários pessoais e opiniões, desde que relativos à obra lida, bem como permite que se compare a obra em questão com outras obras? Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
	
	A
	redação
	
	B
	Resenha
	
	C
	Síntese
	
	D
	Fichamento
	
	E
	Citação
Resposta: Letra B (Livro-base p.110).
Questão 5/5
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A coleta de dados, levando em conta a pesquisa que se pretende, pode ser realizada de forma bastante variada, isto é, pela utilização de diferentes técnicas e instrumentos de pesquisa, segundo os critérios estabelecidos pelo pesquisador e segundo as condições, objetivos e práticas de sua realização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE, 2010.  p. 46.
A respeito das técnicas de coleta de dados conhecidas, como questionário e entrevistas, analise as sentenças a seguir, a partir do conteúdo apresentado no livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I.   (  ) As questões formuladas para o questionário são do tipo fechadas recorrentes.
II.  (  ) Na elaboração de um questionário, é importante que o pesquisador tenha em mente que todas as perguntas devem relacionar-se com os objetivos da pesquisa.
III. ( ) A entrevista estruturada deve ser pensada com antecedência pelo pesquisador. Já a não estruturada permite ao entrevistado maior liberdade de expressão.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	V – F – F
	
	B
	F – F – V
	
	C
	V – V – F
	
	D
	F – V – V
	
	E
	F – V – F
Resposta: Letra D (Livro-base p.150).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais