Buscar

PROVA DISCURSIVA PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL A ESCOLA E CURRÍCULO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
“Os primeiros anos do Governo Provisório, de 1930 a 1937, foram caracterizados por um período mais instável, gerado pelo conflito de interesses das várias forças presentes na revolução. Esse período foi muito rico em debates ideológicos na defesa de diferentes projetos para a sociedade brasileira, estando presentes, também, propostas para a elaboração de uma nova política educacional.
A educação, perante o novo modelo econômico, passa a ser vista de outra forma; fica explícita a clara relação entre desenvolvimento econômico (agora industrial) e modelo educacional. No contexto da industrialização/urbanização, a educação escolar vai fazendo-se necessária a um número maior de pessoas, dada a complexificação do campo econômico, politico e cultural. Além disso, numa sociedade em que é mantido a contradição fundamental entre os que detêm e os que não detêm poder econômico, perpetua-se também o direcionamento da educação de acordo com os interesses da minoria privilegiada. É a partir das necessidades do desenvolvimento econômico-industrial que a educação será conduzida.
Nesse sentido, será no período de 1931 a 1937 que se instaura um amplo debate político e educacional entre católicos, liberais e governistas, sobre a direção que deveria ser dada à educação, tendo em comum a necessidade da construção de um “novo Brasil”.
Ao ensino defendido pelos católicos, alicerçado na pedagogia tradicional, nitidamente elitista, defendendo a manutenção da ordem econômica e política vigente na Primeira República, opunham-se os educadores liberais. Esses defendiam a pedagogia da Escola Nova [...]”
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. P. 87-88.
 
Após a leitura atenta do texto explique:
Quais são as principais características da Escola Nova? (60%)
A quais aspectos da pedagogia tradicional a Escola Nova se contrapôs? (40%)
Nota: 10.0
	Ensaia a aproximação da realidade dos educandos com base em uma proposta de elaboração de projetos focada nos interesses apresentados em sala de aula;
O professor se torna o facilitador da aprendizagem;
O educando é considerado ativo, participativo, construtor de seu conhecimento;
A ênfase curricular não está nos conteúdos e sim nos processos de aprendizagem, na descoberta e respeito aos diferentes ritmos;
Preocupa-se com os melhores métodos para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem;
Conteúdos estabelecidos com base na experiência dos educandos;
 
A Escola Nova se contrapôs à tradição enciclopédica e o foco no conteúdo que a escola tradicional se propunha.
 
(LIVRO BASE, p.55 e p. 91)
Resposta:o currículo oficial dsevela facetas do que se esta buscando da educação, da escola, memo que nao concordemos com suas diretrizes. conhecer criticamente as propostas oficiais possibilita um papel ativo diante da relação curriculo oficial/ curriculo real so poderemos contrapor oa que é imposto se conhecermos o seu conteúdo as razões da escolha feitas,as implicacões socioeconomicas e a politica presente na proposta.ao ensino defendido pelos catolicos, na pedagogia tradicional, elitista, defendendo a manutenção da ordem economica e politica na primeira repuplica opunhase os educadores liberais, esses defendiam a pedagogia da escola nova,no contexto da industrilização/urbanização a educação escolr vai fazendo necessaria a um numero maior de pessoas, dada a complexidade do campo economico, politico e cultural.numa sociedade em que é mantido a contradição fundamental entre os que detem e os que nao detem poder economico , perpetua tambem o direcionamento da educção de acordo com os interesses da minoria priveligiada 
Questão 2/5
O diretor por sua vez é a pessoa encarregada de conduzir o grupo a realizar seu trabalho de forma coletiva, incentivando e promovendo ações que possibilitem o diálogo, o respeito as diferenças. Por meio dessas atitudes, são criadas condições propicias ao processo de ensino aprendizagem.
SOARES, Marco Aurelio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 014 (p 104)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva às atribuições do diretor da escola.
Nota: 16.0
	O diretor da escola é o dirigente e principal responsável pela escola, tem a visão de conjunto, articula e integra os vários setores (administrativos, pedagógicos, secretaria, serviços gerais, relacionamento cm a comunidade, etc (p. 33 e 34)
Resposta:o diretor pode elaborar um plano para ajudar a equipe escolr e comunidade de enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor, o diretor é quem conduz o grupo a realizar um trabalho de forma coletiva posibilitando assim o diálogo, o respeito as diferenças,podendo então a ver condiçõs propicias ao processo de ensino aprendizagem. 
Questão 3/5
A ação do pedagogo na escola se justifica na medida em que ele atua não apenas no ato de acompanhar e controlar o trabalho dos professores, mas acima de tudo, como o articulador no projeto político pedagógico. Nesse último processo, ele organiza o trabalho no espaço mais amplo da escola e contribui, desta forma, para a construção de um trabalho coletivo com significação para o processo ensino-aprendizagem.
 BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.54) 
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a função do pedagogo no trabalho escolar.
Nota: 16.0
	O papel do pedagogo é de grande importância para o encaminhamento da organização escolar, pois ele é um dos principais interlocutores da função pedagógica da escola, nos contextos das relações educativas. É o pedagogo quem media como profissional da educação, a organização escolar e o trabalho docente, garantindo, assim, elementos e contextos propícios para o alcance dos objetivos pedagógicos da educação proposta no projeto da escola (p. 134)
Resposta:o PPP e fruto de uma construçao de um trabalho coletivo, ele tem a funçao de formar um novo cidadão com inserçao critica e transformadora , ele organiza o trabalho no espaço da escola a contribuir, na sua construção, a getao escolar e uma praticaq politica envolve o poder, ter poderé uma capacidade que um tem de fazer prevalecer suas ideias aos demais grupos numa concepção humanista, a politica e a capacidade humana em um rumo autoritario ou democratico
Questão 4/5
O corpo técnico administrativo é construído por profissionais cuja atuação direta é sobre os docentes, discentes, pais e membros da comunidade (coordenadores, orientadores, supervisores.
PALMA, Marcia Silva Di. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes:2012 (p.107)   
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina descreva o setor técnico-administrativo.
Nota: 16.0
	O setor técnico-administrativo é responsável pelas atividades que mantem a escola em funcionamento. A secretaria da escola cuida da documentação escolar (docentes, funcionários, alunos e do atendimento a comunidade. A zeladoria (muitas vezes atividade realizada pelos serventes) é responsável pela manutenção, conservação, limpeza, pelos equipamentos e instalações, além da merenda e da realização de pequenos reparos (p. 55)
Resposta:o setor técnico administrativo esta relacionado ao modelo de gestão,pela construção direta,docentes, discentes, pais e membros da comunidade, o curriculo tem preposiçõs diversas englobando referenciais curriculares propostas pelo ensino, grade curricular com disciplinas e atividades conjunto de planos dos professores oque acontece na sala de aula as experiências vividas pelos alunos nas escolas entre outros
Questão 5/5
Os jesuítas dominaram a educação brasileira até a metade do século XVII quando, em 1759, foram expulsos pelo marques de Pombal, primeiro-ministro do Rei de Portugal, D. José I. As “reformas pombalinas da instruçãopublica” se inserem no quadro das reformas modernizadoras levadas a efeito por Pombal visando colocar Portugal à "altura do século”, isto é, o século XVIII, caracterizado pelo Iluminismo.
Através do Alvará de 28 de junho de 1759, determinou-se o fechamento dos colégios jesuítas introduzindo-se, posteriormente, as “aulas régias” a serem mantidas pela Coroa para o que foi instituído em 1771 o “subsidio literário”.
As reformas pombalinas se contrapõem ao predomínio das ideias religiosas e, com base nas ideias laicas inspiradas pelo Iluminismo, instituem o privilegio do Estado em matéria de instrução, surgindo, assim, a nossa versão da “educação pública estatal”.
 
SAVIANI. Demerval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2008. p.4
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, descreva como ficou a educação brasileira após a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal.
Nota: 6.0
	O aluno deve expor os seguintes aspectos:
A educação brasileira sofreu uma forte ruptura com a expulsão dos jesuítas, pois toda a organização metodológica e curricular foi embora com eles.
O novo sistema educacional funcionava com aulas régias ministradas por diferentes professores, eram aulas avulsas e isoladas, cada aluno podia cursar as aulas de seu interesse.
Prevaleceu uma educação enciclopédica, sendo que suas propostas educacionais eram desconexas e fragmentadas, pois seu interesse com a expulsão dos jesuítas não estava na educação. Assim, a educação ficou à deriva, permanecendo o analfabetismo e o ensino precário a uma pequena fração da população (LIVRO-BASE, p. 82-84).
Resposta:a educação cristã os jesuitas tinham a totalidade do ensino e metropole estava do outro lado do atlântico como os padres, em virtude do Ratio Studiorum e de seu voto de obediência resolviam aqui mesmo as aplicaçõs das diretrizes educacionais, propria necessidade e prudencia que nao se esperasse uma resposta e viesse a portugal o brasil viveu em um estado de simplicidade, legisferal livre da ipedemia das leis e decretos. as reformas pombalinas se comtrapõem ao predominio des leis religiosas com base nas ideias laicas inspiradas pelo iluminismo privilegio do estado em em matéria de instrução surgindo a nova versão da educação pública estatal

Outros materiais