Buscar

Resposta imune inata e adquirida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Cite os elementos da resposta imune inata e adquirida.
Resposta imune inata: barreiras epiteliais, células fagocitárias, células NK, complemento;
Resposta imune adquirida: Linfócitos B, Linfócitos T, anticorpos, células T efetoras.
2. Descreva as características da resposta imune inata e adquirida. 
A resposta imune inata é específica para estruturas que apresentam grupos de microrganismos correlatados; tem diversidade limitada e é codificada pelas células-tronco; não tem nenhuma memória e possui tolerância a si mesma.
A resposta imune adquirida é específica para antígenos de microrganismos e para antígenos não-microbianos; possui diversidade muito grande e os receptores são produzidos pela recombinação somática de segmentos de genes; tem memória e possui tolerância a si mesma.
3. Cite e descreva os tipos de classificações possíveis para a imunidade adquirida.
Imunidade humoral é mediada por moléculas do sangue, chamadas anticorpos, que são produzidos pelos linfócitos B.
Imunidade celular mediada por célula é mediada por células chamadas linfócitos T.
4. Diferencie soros e vacinas :
As vacinas são usadas como uma forma de proteção que estimula nosso organismo a produzir anticorpos contra determinada doença. Em razão dessa característica, dizemos que a vacina é uma forma de imunização ativa.
Os soros, por sua vez, não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.
5. Descreva os anticorpos 
Anticorpos são proteínas que se ligam de forma especifica a moléculas conhecidas como antígenos. São produzidas por células B e plasmócitos.Os anticorpos são classificados pelo seu tipo de cadeia em cinco tipos. São eles: Imunoglobulina A (IgA): É o tipo de imunoglobulina predominante em secreções como saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrintestinal, trato respiratório e geniturinário. Imunoglobulina D (IgD): Esse tipo de imunoglobulina é encontrado no sangue em concentrações baixas e a sua função ainda não está bem definida pelos cientistas. Imunoglobulina E (IgE): Presente em baixas concentrações, esse tipo de imunoglobulina é encontrado na superfície dos mastócitos, eosinófilos e basófilos, sendo muito importante no combate a parasitas helmintos e também às reações alérgicas. Imunoglobulina G (IgG): Esse tipo de imunoglobulina é produzido em larga escala, assim que ocorre o reconhecimento do antígeno, sendo ele o responsável pela memória específica contra determinado antígeno. Imunoglobulina M (IgM): Imunoglobulina encontrada principalmente no meio intravascular, sendo um tipo de anticorpo produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças.
Os anticorpos reconhecem especificamente os antígenos microbianos, neutralizam a infecciosidade dos micróbios e marcam os micróbios para a eliminação pelos vários mecanismos efetores. É o principal mecanismo de defesa contra os micróbios extracelulares e suas toxinas.
6. Descreva a apresentação de antígenos da forma mais completa possível:
Nas células T: Receptores de antígenos e moléculas acessórias dos linfócitos T. Os linfócitos T respondem aos antígenos peptídicos, que são expostos pelas células apresentadoras de antígenos (APCs). O Início desta resposta requer o reconhecimento especifico do antígeno pelas células T, a adesão estável das células T, APCs e a transdução dos sinais ativadores. Cada um desses eventos é mediado por moléculas distintas, expressas pelas células T. As moléculas de MHC e os peptídeos formam um complexo na membrana plasmática das APCs. O receptor que reconhece esse complexo peptídeo-MHC é o TCR, que é distribuído clonalmente, ou seja, os clones de linfócitos que apresentam diferentes especificidades expressam distintos TCRs. Os sinais bioquímicos, que sao acionados na célulaT pelo reconhecimento do antígeno, não são transduzidos pelo TCR, mas por proteínas não variáveis chamadas CD3 e dzeta (z), que estão ligadas de forma não covalente ao receptor do antígeno para formar o complexo TCR. Portanto, nas células T, o reconhecimento do antígeno é basicamente realizado por dois grupos de moléculas: um receptor para o antígeno altamente variável, o TCR, e proteínas sinalizadoras não variáveis (CD3 e cadeia z).
7. Descreva as citocinas e todas as suas formas de atuação.
As citocinas são proteínas de baixo peso molecular secretadas pelos leucócitos e várias outras células do organismo em resposta a inúmeros estímulos e atuam como mensageiros do sistema imune. As citocinas agem localmente e estão envolvidas em vários processos celulares como: ativação celular; fatores de crescimento; proliferação celular; diferenciação celular; maturação celular; migração celular; secreção de anticorpos; imunopatologias. 
As citocinas se ligam a receptores específicos das membranas das células alvo, disparando sinais que alteram a expressão gênica na célula-alvo, e existem três maneiras desta ligação ocorrer:
Autócrina: ligando em receptor da própria célula que a secretou;
Parácrina: ligando em um receptor de uma célula-alvo nas proximidades da célula produtora;
Endócrina: ligando em receptores de células-alvo em lugares distantes do corpo.

Outros materiais