Buscar

APOL 01 ADMINISTRAÇÃO NO 3º SETOR


Continue navegando


Prévia do material em texto

APOL 01 ADMINISTRAÇÃO NO 3º SETOR
NOTA 100
Questão 1/10
Os termos de parceria são um misto entre contratos e convênios, pois existe um vínculo (parceria), uma prestação (o projeto objeto do termo) e as partes (Oscip e parceiro público em bilateralidade, com obrigações previstas em lei, ou seja, fomento por parte do parceiro público e a execução por parte da Oscip), contudo em regime de cooperação, que o torna atrelado conceitualmente, cabível aos convênios administrativos.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o significado de fomento:
	
	A
	Promover a cultura, o progresso de desestimular; dificultar.
	
	B
	Promover o financiamento, o progresso de estimular; dificultar.
	
	C
	Promover o desenvolvimento, o progresso de desestimular; dificultar.
	
	D
	Promover o desenvolvimento, o progresso de estimular; facilitar.
Questão 2/10
O Convênio, por sua vez, é uma forma de transferência voluntária nos termos do art. 25 da Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que é uma entrega de recursos correntes ou de capital, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não corresponde às transferências constitucionais ou legais nem às transferências do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse prisma, como “transferência voluntária”, deverão ocorrer determinadas características.
Sobre essas características, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I – Ser contra às disposições da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
II - Exigência de dotação específica.
III - Vedação à utilização de recursos transferidos em finalidade diversa da pactuada.
	
	A
	Apenas a alternativa I é correta.
	
	B
	Apenas a alternativa II é correta.
	
	C
	Apenas as alternativas I e II são corretas.
	
	D
	Apenas as Alternativas II e III são corretas.
Questão 3/10
Os convênios são instrumentos jurídicos destinados à execução, em regime de mútua cooperação, de serviços de interesse recíproco entre o Poder Público e o setor privado. A doutrina oferece dois pontos fundamentais no conceito de convênio.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, estes dois pontos fundamentais:
	
	A
	Regime de cooperação unilateral e o interesse, apenas, do Ministério Público.
	
	B
	Regime de mútua cooperação e o interesse recíproco.
	
	C
	Regime cooperação e o interesse único, ou seja, de apenas uma das partes.
	
	D
	Regime de mútua cooperação, e interesse de apenas uma das partes.
Questão 4/10
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do texto a seguir:
Quanto ao termo de _________, ele também é tratado uma forma de transferência voluntária, nos moldes do art. 25 da lei de Responsabilidade Fiscal, conforme o entendimento do Tribunal de Contas da União (Brasil, 2003b, p. 7-8). Tendo em vista essa natureza, muito do regime aplicável aos convênios, no que couber, será aplicável aos termos de _________.
	
	A
	parceria – parceria
	
	B
	posse – admissão
	
	C
	admissão – admissão
	
	D
	posse – parceria
Questão 5/10
É um instrumento firmado entre o poder público e as organizações sociais, organizações estas já estudadas, com vistas à formação de parceria entre as partes para o fomento e à execução de atividades relativas às áreas do ensino, da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico, da proteção e preservação do meio ambiente, da cultura e da saúde.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito acima:
	
	A
	Contrato de posse
	
	B
	Contrato de admissão
	
	C
	Contrato excludente
	
	D
	Contrato de gestão
Questão 6/10
O procedimento de registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) está regulado pela Resolução 31 de 24 de fevereiro de 1999, daquele órgão, determinado ser viável o registro de entidades sem fins lucrativos que promovam determinadas atividades.
Sobre estas atividades, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa correta:
(   ) Proteção à família, à infância, à maternidade, à adolescência e à velhice.
(   ) Amparo às crianças e aos adolescentes carentes.
(   ) Ações de prevenção, habilitação, reabilitação e integração à vida comunitária de pessoas portadores de deficiência.
(   ) Integração ao mercado de trabalho.
(   ) Assistência educacional ou de saúde.
(   ) Desenvolvimento da cultura.
(   ) Atendimento e assessoramento aos beneficiários da Lei Orgânica da assistência Social e defesa e garantia de seus direitos.
	
	A
	F – V – V – V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – V – V – V - F
	
	C
	V – V – V – V – V – V - V
	
	D
	F – F – V – F – V – V - F
Questão 7/10
As fundações podem ser classificadas como públicas ou privadas, de acordo com a natureza jurídica pública ou privada do instituidor ou se o Poder Público a matém (Di Pietro, 2002, p. 213). Assim, de regra, se na criação ou na manutenção, direta ou indireta, não houver a participação estatal, a fundação será considerada privada e regulada pela Lei Civil.
Um exemplo de fundações privadas, instituídas pelo poder público são as fundações de apoio às universidades públicas, possuindo algumas características.
Sobre estas características, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I – Exigência de concurso público para admissão de pessoal, abolindo o processo seletivo regimental.
II – Reconhecimento como instituições de ensino e assistência social.
III – Benefício da imunidade tributária do art. 150, VI, “c”, da CF/1988.
IV – Prestação de serviços reconhecida ao autônomo e inexistência de vínculo empregatício com os bolsistas (art. 4º, parágrafo 1º, da Lei nº 8.958/1994).
	
	A
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
Questão 8/10
A tônica da relação advinda da regulamentação das Oscip é o “vínculo de cooperação”, ou seja, o estabelecimento de um vínculo de parceria qualificada pela comunhão de esforços para a consecução de um mesmo objetivo – o “interesse público”.
Tais organizações são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que contêm em seu objetivo social pelo menos uma das finalidades previstas no art. 3º da Lei nº 9.790/1999.
Uma destas finalidades é a promoção da assistência social.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de assistência social:
	
	A
	Prestar, com fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência social.
	
	B
	Prestar, sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência social, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos.
	
	C
	Prestar, com ou sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência social, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos.
	
	D
	Prestar, com fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos.
Questão 9/10
O Plano de Desenvolvimento Tecnológico está regulado pela Lei nº 8.661, de 02 de junho de 1993, bem como pelo Decreto nº 949, de 05 de outubro de 1993. Tal plano visa a “capacitação tecnológica da empresa, cujo o estímulo é efetuado mediante incentivos fiscais”. Para ter acesso ao PDT, a empresa deverá credenciar-se no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que acompanhará e avaliará a sua implementação pelos credenciados beneficiários, através da Finep.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de capacitação tecnológica:
	
	A
	A capacitação das empresas saber usar equipamentos inovadores,bem como o treinamento em vendas de cursos para empresas nacionais e estrangeiras.
	
	B
	A capacitação de funcionários para uso das novas tecnologias e negociações em vendas.
	
	C
	A capacitação dos gestores em saber lidar com equipamentos tecnológicos..
	
	D
	A capacitação das empresas em desenvolver endogenamente inovações tecnológicas, bem como selecionar, licenciar, absorver, adaptar, aperfeiçoas e difundir tecnologias, nacionais e estrangeiras.
Questão 10/10
O que realmente denota a peculiaridade das fundações é a existência de um conjunto de bens, qualificado pela doutrina como “patrimônio personalizado” (Rafael, 1997, p. 128), destinado a uma das finalidades especificadas na Lei Civil.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de “fundações”:
	
	A
	Pessoa física que pode ser criada por dois ou mais indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
	
	B
	Pessoa jurídica que pode ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
	
	C
	Pessoa jurídica que deve ser criada por dois indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.
	
	D
	Pessoa física deve ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.