Buscar

DIREITO AMBIENTAL PROVA AV1 ONLINE 2016 CASA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CCJ0012 - DIREITO AMBIENTAL 
	Período Acad.: 2016.1 (G) / AV1
	Aluno: 
	
	
	Turma: 9068
�
	
Prezado(a) Aluno(a),
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão VERIFICAR E ENCAMINHAR ao ter certeza de que respondeu a todas as questões.
Você poderá acessar esta avaliação do dia 22/03/2016 a 20/05/2016.
O gabarito e resultado da avaliação estarão disponíveis a partir do dia 21/05/2016.
	
	
	1.
	A questão ambiental está relacionada aos valores éticos, políticos, culturais, históricos, econômicos, jurídicos e fatores sociais. Está relacionada à questão ética e consciente dos governos, das sociedades, de cada um de nós: (Ref.: 201202713307)
	1 ponto
	
	
	
	
	Defender e preservar o meio ambiente como direito.
	
	
	Estimular a urbanização e o consumismo.
	
	
	Defender a economia capitalista mundial.
	
	
	Estimular o consumismo e diminuir a industrialização.
	
	
	Incentivar o crescimento econômico do país.
	
	
	2.
	QUAL FOI A PRIMEIRA CONFERÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE, REALIZADA PELA ONU, E CONSIDERADA COMO MARCO INICIAL DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL? (Ref.: 201202329698)
	1 ponto
	
	
	
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DENOMINADA RIO+20, REALIZADA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
	
	
	A CONFERÊNCIA DO CLIMA REALIZADA EM VARSÓVIA, POLÔNIA.
	
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE HUMANO, REALIZADA NA CIDADE DE ESTOCOLMO, SUÉCIA.
	
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA QUE OCORREU EM BALI, INDONÉSIA.
	
	
	A CONFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, TAMBÉM CONHECIDA COMO RIO-92, ECO-92 OU CÚPULA DA TERRA.
	
	
	3.
	Marque a alternativa CORRETA em razão da validação do princípio da proteção do meio ambiente em nosso ordenamento jurídico: (Ref.: 201202248974)
	1 ponto
	
	
	
	
	adotar o princípio da responsabilização subjetiva ambiental para a reparação dos danos causados ao meio ambiente.
	
	
	decorrer da previsão legal que considera o meio ambiente como valor a ser necessariamente assegurado e protegido para uso de todos.
	
	
	resumir os esforços da esfera política na manutenção do equilíbrio dinâmico dos sistemas socioambientais passíveis de serem utilizados no processo de justa repartição da renda e de reforma agrária.
	
	
	apontar para a incompatibilidade irredutível entre o interesse público e a iniciativa privada, condicionando esta à discricionariedade daquele e distribuindo às camadas mais pobres da população, de forma equitativa, o acesso aos recursos naturais.
	
	
	fundamentar-se, no que se refere à defesa da desapropriação das terras e dos meios produtivos, na proteção ao patrimônio histórico, ao ambiente cultural e ao ambiente do trabalho.
	
	
	4.
	(OAB/CESPE 02/2009) Assinale a opção correta com relação aos princípios do direito ambiental.  (Ref.: 201202173139)
	1 ponto
	
	
	
	
	Em conformidade com o princípio do desenvolvimento sustentável, o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas as necessidades do tempo presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras
	
	
	Conforme o princípio do limite, o particular que pretenda desenvolver atividade ou empreendimento que cause significativa degradação ambiental tem o dever de fixar parâmetros que levem em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente
	
	
	O princípio do poluidor-pagador estabelece que a pessoa, física ou jurídica, antes de desenvolver atividade considerada causadora de degradação ambiental, terá de pagar para evitar a contaminação.
	
	
	o ressarcimento do dano ambiental deve ocorrer, preferencialmente, mediante indenização em dinheiro, e, secundariamente, pela reparação natural do ambiente degradado.
	
	
	não deve ocorrer ressarcimento quando houver dano ambiental.
	
	
	5.
	Referindo-se à relevância das florestas na preservação ambiental, a Constituição Federal estabelece: (Ref.: 201202156982)
	1 ponto
	
	
	
	
	a competência solidária da União, dos estados, do DF e dos municípios para a exploração sustentável das florestas de preservação permanente, da fauna, da flora, dos recursos minerais, hídricos e genéticos bem como para legislar, isoladamente, sobre ela.
	
	
	a competência concorrente da União, dos estados, do DF e dos municípios para gerenciarem o manejo sustentável das florestas, da fauna e da flora silvícolas, bem como para legislar, independentemente, sobre elas.
	
	
	a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para, exclusivamente, sobre elas legislar.
	
	
	a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora.
	
	
	a competência exclusiva da União para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para legislar sobre elas.
	
	
	6.
	O caput do art. 225 da Constituição Federal é a regra matriz que trata do reconhecimento do meio ambiente como direito fundamental, estabelecendo que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." Como direito subjetivo público, apresenta-se intrínseco para os interesses que afetam a cada pessoa, grupo social ou toda a sociedade. O texto do art. 225, caput, da Constituição Federal, inicia com a afirmação de que "todos têm direito", significando que: (Ref.: 201202320372)
	1 ponto
	
	
	
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana, aplicável aos brasileiros submetidos às normas constitucionais, para exercício exclusivamente individual do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
	
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais de cada pessoa humana, nacional ou estrangeira, para exercer exclusivamente de forma coletiva o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo, portanto, direito subjetivo público.
	
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais de cada pessoa humana, nacional ou estrangeira, sendo direito subjetivo público, garantido pelo princípio fundamental da dignidade da pessoa humana.
	
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais de cada pessoa humana, nacional ou estrangeira, para exercer exclusivamente de forma coletiva o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, como bem de uso comum do povo.
	
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana, nacional ou estrangeira, para exercer exclusivamente de forma individual o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo, portanto, direito subjetivo público decorrente do princípio fundamental da dignidade da pessoa humana.
	
	
	7.
	Dispõe o art. 17, caput, da LC 140/2011 que "Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme o caso, de um empreendimento ou atividade, lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo para a apuração de infrações à legislação ambiental cometidas pelo empreendimento ou atividade licenciada ou autorizada.". Sendo assim, a LC 140/2011 deu prioridade ao órgão ambiental licenciador para o exercício do: (Ref.: 201202793067)
	1 ponto
	
	
	
	
	poder jurisdicional.
	
	
	poder político.
	
	
	poder de polícia.
	
	
	poder discricionário.
	
	
	poder vinculado.
	
	
	8.
	(CESPE - 2011 - TRF 5ª REGIÃO - Juiz Federal) Considerando o conceito e a natureza econômica do direito ambiental e da PNMA, assinale a opção correta. (Ref.: 201202703909)
	1 pontoAo conceber o meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga, e rege a vida humana, o direito ambiental ostenta índole antropocêntrica, considerando o ser humano o seu único destinatário.
	
	
	A CF estabelece regras mediante as quais a função social da propriedade urbana submete-se à necessidade de preservação ambiental, contudo, com relação à propriedade rural, o texto constitucional nada diz a esse respeito, embora disponha sobre a obrigatoriedade de existirem normas infraconstitucionais que estipulem critérios sobre o tema.
	
	
	Ainda que a CF não considere expressamente a defesa do meio ambiente como princípio que rege a atividade econômica, a livre-iniciativa somente pode ser praticada observadas as regras constitucionais que tratam do tema.
	
	
	O direito ambiental é dotado de instrumentos que o capacitam a atuar na ordem econômica, e, nesse sentido, a PNMA visa, entre outros objetivos, assegurar adequado padrão de desenvolvimento socioeconômico ao país.
	
	
	As diretrizes da PNMA, dispostas na Lei nº 6.938/1981, orientam a ação do governo federal no que se refere à qualidade ambiental e à manutenção do equilíbrio ecológico, cabendo aos Estados, ao DF e aos Municípios, no exercício de sua autonomia político-legislativa, estabelecer livremente as normas e os planos ambientais por meio de leis próprias.
	
	
	9.
	A empresa CXX requereu, ao órgão ambiental competente, concessão de licença ambiental, com vistas à instalação de um aterro sanitário. Para a elaboração do estudo de impacto ambiental foi contratada equipe técnica formada por profissionais da iniciativa, conforme exigência da Res. CONAMA 001/86. Assinale a resposta CORRETA sobre o Estudo de Impacto Ambiental: (Ref.: 201202231756)
	1 ponto
	
	
	
	
	Independentemente de quem seja o empreender, a responsabilidade pelas despesas de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental é do Poder Público
	
	
	deve ser dada publicidade ao Estudo de Impacto Ambiental e permitida a participação, em sua elaboração, por técnicos da coletividade local interessada
	
	
	para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação ao meio ambiente, é exigido, na forma da lei, o estudo do zoneamento ambiental
	
	
	o estudo de impacto ambiental, necessários ao processo de licenciamento, deverá ser realizado por profissionais legalmente habilitados, às expensas do empreendedor
	
	
	o Estudo de Impacto Ambiental -EIA - é o instrumento compulsório da Política Nacional de Meio Ambiente a ser realizado em todos os casos de obras ou atividades de degradação ambiental
	
	
	10.
	Qual documento ambiental é discutido numa audiência pública para o licenciamento de uma atividade poluidora?  (Ref.: 201202267219)
	1 ponto
	
	
	
	
	Plano de Controle Ambiental
	
	
	Relatório de Ações Ambientais
	
	
	Análise de Risco
	
	
	Estudo de Impacto Ambiental
	
	
	Relatório de Impacto Ambiental
_1520164827.unknown
_1520164835.unknown
_1520164839.unknown
_1520164841.unknown
_1520164842.unknown
_1520164840.unknown
_1520164837.unknown
_1520164838.unknown
_1520164836.unknown
_1520164831.unknown
_1520164833.unknown
_1520164834.unknown
_1520164832.unknown
_1520164829.unknown
_1520164830.unknown
_1520164828.unknown
_1520164811.unknown
_1520164819.unknown
_1520164823.unknown
_1520164825.unknown
_1520164826.unknown
_1520164824.unknown
_1520164821.unknown
_1520164822.unknown
_1520164820.unknown
_1520164815.unknown
_1520164817.unknown
_1520164818.unknown
_1520164816.unknown
_1520164813.unknown
_1520164814.unknown
_1520164812.unknown
_1520164803.unknown
_1520164807.unknown
_1520164809.unknown
_1520164810.unknown
_1520164808.unknown
_1520164805.unknown
_1520164806.unknown
_1520164804.unknown
_1520164799.unknown
_1520164801.unknown
_1520164802.unknown
_1520164800.unknown
_1520164797.unknown
_1520164798.unknown
_1520164795.unknown
_1520164796.unknown
_1520164794.unknown
_1520164793.unknown

Outros materiais