Buscar

EXERCÍCIO SIMULADO 5 Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO SIMULADO 5 RESPOSTA 1 – C, 2 - B
Disciplina(s):
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Vale desfazer a confusão que existe entre os conceitos de sexo, sexualidade e gênero. O sexo é definido biologicamente. Nascemos machos ou fêmeas, de acordo com a informação genética levada pelo espermatozoide ao óvulo. Já a sexualidade está relacionada às pessoas por quem nos sentimos atraídos; e o gênero está ligado a características atribuídas socialmente a cada sexo. O que se sabe hoje em dia é que o dualismo heterossexual/homossexual não é capaz de abarcar as formas de desejo humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uespi.br/site/?p=76756>. Acesso em: 14 nov. 2015
Sobre a questão de gênero e realidade escolar, leia as afirmativas e assinale a correta:
	
	A
	De modo geral as escolas têm discutido com certa profundidade a questão de gênero.
	
	B
	O tema de diversidade abrange a questão de gênero. Cabe às escolas respeitarem a posição e ensinamento das famílias, e não discutir assuntos que são da alçada da vida privada.
	
	C
	A discussão sobre gênero na escola pode assumir uma perspectiva naturalizante sobre concepções tradicionais em relação ao feminino e ao masculino.
	
	D
	Cada vez mais, nas escolas, em sala de aula, tem ocorrido um debate desconstrutivo em relação às posições tradicionais sobre gênero.
	
	E
	Gênero é um tema tabu nas escolas. Gestão e professores não tratam do assunto temendo retaliações por segmentos religiosos e moralistas da sociedade.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Constatamos, assim, uma escola desenhada para promover a homogeneidade e negar a diversidade inerente à pessoa humana. Uma escola que, embora se expandindo por meio de um processo de universalização do ensino, contribui ainda para a manutenção da exclusão por dentro de seus muros, por meio de metodologias descontextualizadas e descompassadas, programações lineares, temporalidade inflexível e categorias como de sucesso e insucesso, normalidade e anormalidade, atraso e fracasso escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2013/AT01-2013/AT01-040.pdf>. Acesso em 10 nov. 2015.
Existem aspectos críticos a serem considerados no mundo como as práticas escolares refletem iniciativas de inclusão e integração, mas também de exclusão e marginalização. 
Considerando os conteúdos estudados no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a noção de diversidade no ambiente escolar:
	
	A
	Quando se fala em diversidade na escola, quer-se evidenciar os fatores multiétnicos que envolvem os diferentes grupos e sujeitos.
	
	B
	Diversidade na escola precisa abranger a multiplicidade das expressões culturais, das etnias e da condição diversa dos indivíduos em sentido físico e estético.
	
	C
	A escola demarca em suas práticas o diferente como negativo e inferior em relação ao padrão, à norma e àquilo que é referenciado na maioria.
	
	D
	O universo escolar abre-se para a inclusão e a diversidade quando acolhe as diferentes correntes pedagógicas, as diferentes teorias numa proposição curricular única e dinâmica, dialógica e democrática.
	
	E
	Todo projeto pedagógico que articule valores numa práxis social transformadora, que resgate o valor da disciplina, das normas e dos limites, como fator de socialização adaptativa, conseguirá integrar indivíduos, mesmo em sua multiplicidade.

Continue navegando