Buscar

Dissertação - Estado - Razão e Estado.docx

Prévia do material em texto

ANALISE DEFINITIVA
Evolução do Estado – Razão e Direito
 O Estado Moderno não se era concebido como hoje no Estado antigo, pois este passou por transformações durante o seu processo cronológico de formação e segundo o conceito de Manoel Gonçalves Filho o “Estado é uma organização jurídica relativamente centralizada, limitada no seu domínio espacial e territorial de vigência, soberana e globalmente eficaz". 
 Como bem dizia Heráclito “Tudo está em fluxo. Não se pode mergulhar duas vezes na mesma água do rio" e a partir desse pensamento pode-se afirmar que o povo antecedeu ao Estado pela criação de grupos pequenos que colaboram entre si com funções independentes e harmônicas (comparação simplória) para preservar a coletividade através da segurança e subsistência do grupo.
 O Estado surgiu dessa pequena organização (Sociedade) que desempenhava funções, ditava regras para o acompanhamento de todo o grupo, e na certeza que tinha alguém que os liderava, estabelecia as regras e determinava quando era o momento de mudar, até o ponto que se fixaram em determinado lugar definitivamente. A composição descrita acima apresenta os três elementos fundamentais do Estado (População, Território e Poder) assim também como se apresentou nas cidades-estados gregas, o Império Romano, a sociedade feudal. 
 Atualmente a caracterização de Estado depende de um documento inscrito no direito positivado (Constituição) que determina as leis para a convivência do individuo em sociedade para determinar seus direitos e deveres perante o ente de ordem jurídica, bem diz Savigny que “Para o direito não existe momento de absoluto repouso; o próprio movimento, o próprio desenvolvimento atua logo nele como em todas as outras tendências do povo, e tal desenvolvimento está sob a mesma lei de imediata necessidade, como qualquer manifestação muito primitiva. O direito progride com o povo, com ele se aperfeiçoa, e por último morre...”. No entanto, o direito se apresenta como fonte natural e positivista, adotando a positivista á experiência, que busca disciplinar os fenômenos sociais e suas especificidades, e a fonte natural a formulação de conceitos gerais e abstratos para regular a conduta humana através das normas sendo que o direito positivista transcendeu ao direito positivista.
 A nação (componente fundamental para o Estado e Direito) representa o elemento humano cultural estabelecendo relação direta com cidadão (Mas que organizada juridicamente faz surgir o Estado) e o povo se apresenta como elemento humano jurídico que estabelece vínculo com o Estado que o coloca sob o status de nacional do qual não é fácil abdicar, pois o Estado o envolve em tentáculos desde o seu nascimento para guardar seu direito de buscar o bem comum (político, jurídico e social), promovendo o bem estar, segurança e a educação.

Continue navegando