Buscar

Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Construção Civil Kakuda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Construção Civil
	Nos dias de hoje é de grande importância se fazer o gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil, pois com isso estamos cuidando tanto do âmbito ambiental, quanto do econômico, que pode trazer muitos benefícios para à construtora.
	A partir do momento que o gerenciamento é feito podemos notar que os impactos exercidos pela construção ao meio ambiente diminui, graças ao consumo de matéria-prima que acaba caindo e com isso diminui também a geração de resíduos da obra, consequentemente, os impactos que esta atividade causaria ao meio ambiente acaba sendo menor.
	Com isso se tem a possibilidade de desenvolver uma jogada de marketing na construção no momento da venda por ela ter sido feita de forma mais sustentável, poupando recursos da natureza e além disso durante a obra a qualidade e organização que se tem no ambiente de trabalho é notória.
	Nos dias de hoje, cada vez mais deve se preocupar em aumentar a eficiência na utilização dos recursos, dando também, tratamento adequado aos resíduos provenientes das atividades, processos, produtos e/ou serviços. Apesar do conceito de desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental exigirem que o combate comece no momento em que os resíduos são gerados e não no final do processo. (VITERBO JR., 1998, p. 14)
	Por isso fazer a gestão ambiental em um empreendimento da construção civil é muito importante, onde terá que acontecer uma mudança cultural no modo de construir e lidar com os resíduos para que sejam bem utilizados, trazendo assim menos danos a natureza e mais ganhos.
	Quando fizemos a gestão desses resíduos, podemos minimizar alguns impactos que seriam causados à natureza por vários tipos de atividades, trazendo assim uma maior qualidade de vida à população e reduzindo o gasto com recuperação de áreas degradadas, que poderiam existir a partir do momento que esta gestão não fosse feita. Sabe-se também que estes resíduos sólidos em boa parte são compostos por materiais que podem ser reutilizados. Ao se criar um processo para sua reutilização, aparecem novos empregos que se tornam fonte de renda para as famílias, diminui a 	extração de novos materiais da natureza e também se poupa a energia que seria utilizada ao beneficiar a matéria prima para transformá-la em novo produto.
REFERÊNCIA: http://www.excelenciaemgestao.org/portals/2/documents/cneg5/anais/t8_0139_0696.pdf

Continue navegando