Buscar

Aula 04 as9musasdamitologiagrega 141119124432 conversion gate02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As 9 Musas da Mitologia Grega
Quem eram as Musas?...
As Musas, filhas de Zeus e Mnemose (a Memória), protegiam as Artes, as Ciências e as Letras. 
Originalmente as Musas eram as divindades da primavera, depois foram chamadas de deusas das várias inspirações humanas. As nove Musas cantavam e dançavam, lideradas por Apolo, nas celebrações de deuses e heróis. As Musas induziam a memória dos humanos e inspiravam escritores e artistas.
Conta a lenda…
Um dia, vogando pelos campos, afastaram-se em demasia das suas moradas e foram surpreendidas por uma tempestade que as obrigou a procurar refúgio. Pireneu, rei da Fócida, encontrou-as e ofereceu-lhes abrigo no seu Palácio. As Musas aceitaram, agradecidas, mas mal passaram o umbral da régia mansão, as portas fecharam-se sobre si mesmas e tornaram-se escravas do tirano. Pireneu julgava-se já amo e senhor de tão rica presa, tendo mesmo escolhido quem seria a sua primeira vítima, quando, revestindo-se subitamente de asas, as nove irmãs levantaram voo e fugiram com a leveza dos pássaros. Pireneu, pretendendo alcançá-las, sobe ao andar superior do seu palácio, lança-se em sua perseguição mas cai e morre.
Na Arte
A arte representa as Musas sob a forma de jovens cobertas de longas túnicas; usam, às vezes, plumas na cabeça, como recordação da vitória obtida contra as sereias, mulheres-pássaros. As Musas foram sendo, pouco a pouco, caracterizadas por atributos especiais, e a arte reservou a cada uma delas um papel particular.
Urânia (Musa da Astronomia)
é representada rodeada por um globo terrestre que mede com um compasso. As estrelas formam a sua coroa e o seu manto. Aos seus pés vislumbram-se alguns instrumentos de Matemática. 
Clio (Musa da História e do canto dos heróis)
presidia à História. Era também musa dos heróis, sendo a sua principal ocupação manter viva a recordação dos grandes actos e triunfos. Geralmente é representada com um livro aberto na mão esquerda ou com um rolo de papiro e uma clepsidra.
Euterpe (Musa da Música e da poesia lírica)
nome que significa génio agradável. É sempre representada com coroas de flores e com uma harpa.
Ela também é a Musa da alegria e do prazer e do tocar de flauta, e a ela atribui-se a invenção da flauta dupla, que é o seu símbolo.
Tália (Musa da Comédia)
traz na mão uma máscara cómica. Tem um aspecto vivo e um olhar irónico. Uma coroa de pedra - símbolo da eternidade - circunda a sua cabeça.
Significado do nome: "Festividade"
Melpómene (Musa da Tragédia
inspirava a Tragédia. Aparece vestida de forma rica e de olhar severo, com uma mão empunha um ceptro, uma máscara ou um punhal ensanguentado. 
Significado do nome: "Coro"
Terpsícore (Musa da Lírica coral e da dança) 
dirige a dança. O seu ar jovial, a sua atitude ligeira, algumas grinaldas de flores e uma lira são as suas características.
Significado do nome: "Delícia de dançar"
Érato (Musa da canção de amor e da lírica monódica)
É representada coroada de mirtilo e rosas, com uma cítara e uma flecha.
Significado do nome: "Adorável"
Polímnia (Musa do canto, dos hinos e da retórica)
patrocinava o canto e a retórica. Representavam-na vestida de branco, em pose de pensamento. Na mão, por vezes, sustem um ceptro ou umas correntes como símbolo do poder que exerce a eloquência.
Significado do nome: "Muitas canções"
Calíope (Musa da Poesia, da eloquência e da epopeia)
patrocinava a poesia heróica, sendo representada, por vezes, com uma coroa de louro (o prémio dos heróis). Numa das mãos ostenta uma trombeta ou um estilete e mostra as poesias épicas: a Ilíada e a Odisseia.
Significado do nome: "Formoso rosto"
Grécia Arcaica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais