Buscar

ATIVIDADE FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR AULAS: 1,2,3,4,5,6,7,8,9 E 10


Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
AULA 1
1-Dentre as características abaixo mencionadas assinale aquela que NÃO representa a economia emergente brasileira
R: Envolvimento da população com a política.
2- Qual a consequência da grande demanda por commodities pela China?
R: Vigoroso aumento no preço das commodities, impulsionado pela grande demanda da própria China
3- Quanto à qualidade dos produtos chineses podemos comentar que:
R: Há produtos baratos e de baixa qualidade para atender aos diversos mercados, porém, há, também, produtos de alta tecnologia para atender aos mercados mais exigentes;
4- O crescimento vertiginoso chinês teve seu início forjado pela implantação do "socialismo de livre mercado", responsável pela promoção de modernizações que serviram de base para investimentos em educação e infraestrutura. Dentre as opções abaixo marque aquele que foi o responsável pela inserção da China no socialismo de mercado.
R: Mao Tsé-tung
5- Qual a principal característica econômica da China?
R: Uma economia voltada para a exportação;
6- Qual dos países emergentes abaixo relacionados é o principal parceiro comercial do Brasil?
R: China
7- Alguns conceitos são importantes para diferenciarmos um país rico de um país pobre. Sabemos que muitos deles podem ser relativos de acordo com a cultura em questão, porém alguns parecem primordiais. Assinale o ÚNICO que não se enquadra neste contexto.
R: Questionamentos governamentais sobre a propriedade intelectual e material
8- O aumento real do valor das commodities nas bolsas internacionais de mercadorias provoca alguns efeitos nas economias dos países que vivem da exploração deste tipo de produtos. Assinale a única opção errada no contexto desta questão:
R: Melhora a infraestrutura dos países envolvidos
AULA 2
1-Conforme os acordos estabelecidos no âmbito da Organização Mundial do Comércio, a prática do livre comércio pressupõe a existência da competição leal entre as forças do mercado. Qual prática, das alternativas abaixo, vai contra esse princípio.
R: Subsídios à exportação
2- Os organismos internacionais estabelecem :
R: Acordos e Tratados internacionais de comércio para harmonizar as relações comerciais entre diferentes países.
3- Os organismos de natureza privada promovem o equilíbrio do comércio global enquanto os organismos internacionais promovem a resolução de práticas de comércio internacional, entre os países signatários dos respectivos acordos, promovidos por estes organismos, seguindo as cláusulas principais de um tratado internacional. Uma destas cláusulas é: (Marque a única opção correta)
R: A reciprocidade de tratamento que estabelece que qualquer benefício ou restrição serão alterados mediante acordo entre os países signatários do tratado.
4- Quando foi criada a Organização Mundial do Comércio?
R: 1995 - fruto da Rodada Uruguai do GATT
5- O Comércio Internacional é regulado por vários organismos internacionais de natureza supranacional e privada que têm por objetivo fomentar o maior fluxo de mercadorias e trocas internacionais protegendo os países menos desenvolvidos para também promoverem o equilíbrio do comércio global. Neste contexto, assinale o único organismo internacional de natureza supranacional.
R: Organização Mundial do Comércio ¿ OMC
6- Qual é a base do GATT?
R: A cláusula primeira, designada cláusula da não mais favorecida (CN+F)
7- Objetivando a reconstrução da ordem econômico-financeira mundial, abalada com a 2ª Guerra Mundial, teve lugar a Conferência de Bretton Woods, em 1944, da qual resultou a criação do FMI e do BIRD, mais conhecido como Banco Mundial. Mais tarde, o GATT, sucessor da OIC, trouxe uma nova ordem para o comércio internacional. Esta ordem estabelece que toda Parte-Contratante deve dispensar às demais Partes-Contratantes tratamento não menos favorável àquele dispensado aos produtos de qualquer outro país. De que "ordem" estamos falando?
R: A cláusula de nação mais favorecida.
8- A Organização Mundial do Comércio (OMC) é o órgão que administra, a partir de sua criação, os diversos tratados internacionais realizados como forma de praticar o livre comércio entre as nações influenciando o estabelecimento da legislação nacional de comércio exterior. Quais os tratados administrados, hoje, pela OMC? Assinale a opção correta:
R: TRIPS
AULA 3
1-Em outubro de 1808, foi ordenado aos juízes das alfândegas que não admitissem o despacho de livros ou papéis sem que fosse apresentada a competente licença de desembargo do Paço Imperial. Esse foi o primeiro ato de: (Marque a única opção correta)
R: Licenciamento com anuência prévia
2- O Tratado de Tordesilhas (07/06/1494), estabelecia :
R: Uma linha imaginária de 370 léguas a oeste da Ilha de Santo Antônio. Todas as terras descobertas a oeste desse meridiano pertenceriam à Espanha e a leste, a Portugal.
3- A CAMEX, Câmara de Comércio Exterior, é integrada pelos seguintes ministros, EXCETO:
R: Ministro da Defesa.
4- O comércio exterior brasileiro é regulado por diversos órgãos de grande importância para o funcionamento, gestão e administração dos diversos processos de exportação e importação. Dentre os órgãos abaixo listados, marque o de maior importância na hierarquia do comércio exterior.
R: MDIC
5- A Europa e o oriente, no século XV, apresentavam relativo desenvolvimento. Do oriente chegavam à Europa produtos diversos (tecidos de seda, especiarias, porcelanas, condimentos etc.) de grande aceitação. Esses produtos chegavam via caravanas e eram trocados por outras mercadorias. Essas caravanas passavam por territórios de soberanias diferentes e, às vezes, tinham que pagar taxas. Podemos afirmar que o texto acima se refere ao:
R: Escambo e Imposto de Importação;
6- A Política Tarifária Brasileira, historicamente, sempre foi:
R: Protecionista;
7- O DENOC, Departamento de Normas e Competitividade é responsável por atividades relacionadas a normas e procedimentos do comércio exterior. Dentre as competências do departamento NÃO se inclui:
R: Encaminhar ações antidumping ao tribunal de controvérsias da OMC.
8- Na Europa do Século XV a prática econômica adotada era o Mercantilismo. Segundo essa corrente econômica é inerente ao mercantilismo europeu, EXCETO:
R: Diminuição das barreiras tarifárias visando o aumento do livre comércio.
AULA 4
1-O CMN - Conselho Monetário Nacional é um órgão :
R: Deliberativo e suas decisões são normatizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN), por meio de suas Resoluções, Circulares e Comunicados.
2- São exemplos de Recintos Alfandegados localizados em zona primária, EXCETO:
R: Portos secos
3- O registro, acompanhamento e controle integrado das operações de comércio exterior são realizados por meio do(a)
R: Sistema Integrado de Comercio Exterior (SISCOMEX)
4- Assinale a opção INCORRETA. A Autoridade Aduaneira é exercida sobre:
R: A zona primária, somente.
5- Qual dos Órgãos abaixo é gestor do SISCOMEX?
R: Receita Federal do Brasil
6- O Siscomex ¿ Sistema Integrado de Comércio Exterior foi criado para:
R: Integrar as atividades administrativas dos órgãos intervenientes e anuentes do comércio exterior;
7- O Comércio Exterior Brasileiro usa alguns sistemas para fazer a integração entre os diversos órgãos da sua estrutura e os demais players que dele fazem parte. Assinale o Sistema que na estrutura do CEB integra todos os intervenientes.
R: Sistema Integrado de Comércio Exterior.
8- Dentre os benefícios propiciados pela criação do Siscomex assinale a única alternativa que não se enquadra:
R: Gerou aumento na burocracia nas operações de comércio exterior.
Aula 5
1-Com referência ao site www.brasilglobalnet.gov.br podemos afirmar que:
 Este sítio foi desenvolvido pelo MRE - Ministério das Relações Exteriores;
Substituiu o site Braziltradenet.gov.br;
Este sítio foi desenvolvido através da Subsecretaria-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial;
R: Todas as respostas anteriores estão corretas.
Tem por objetivo revelar ao exportador brasileiro possíveis compradores de produtosbrasileiros no exterior;
2- Em que sítio da internet apresentado em nosso conteúdo podemos encontrar centros de negócios espalhados pelo mundo, que são plataformas destinadas a auxiliar as empresas brasileiras nos principais mercados globais; unidades de atendimento em dez estados brasileiros com o objetivo de atender mais de perto as empresas nacionais; trabalho de capacitação para exportação desenvolvido em núcleos operacionais espalhados pelo Brasil para atrair investimentos diretos para o país; foco na identificação de oportunidades e na promoção de eventos estratégicos para exportação, além de dar apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo de prospecção e instalação do seu negócio no Brasil?
R: www.apexbrasil.com.br
www.exportnews.com.br;
www.wto.com;
www.brasilglobalnet.gov.br
www.global21.com.br;	
3- As feiras internacionais são as principais vitrines para o exportador brasileiro apresentar os seus produtos a potenciais compradores internacionais, bem como uma vasta oportunidade de encontrar o produto ideal e adequado para os nossos importadores. Em qual dos sítios abaixo os empresários poderão contatar missões empresariais de comércio na América, Ásia, Europa e Caribe?
www.franchiseexpo.com
www.auma.de
www.messe.de
 R: www.expocomer.com
www.fieramil.it
4- Fase comercial na exportação. Nesta fase o exportador deverá:
R: Preocupar-se com a divulgação do seu produto e procurar os possíveis compradores desse produto lá fora.
5- No sítio abaixo o empresário encontrará o caminho para estar em contato com Missões Empresariais de comércio na América, Ásia, Europa e Caribe o que lhe permitirá atingir mais de 2.500 empresas com reais oportunidades de negócio.
www.franchiseexpo.com
R: www.expocomer.com
www.expofairs.com
www.auma.de
www.fieramilano.com
6- Com referência ao site www.apexbrasil.com.br podemos afirmar que:
Organiza amplas ações de promoção comercial, em parceria com entidades setoriais, por meio dos Projetos Setoriais (PS);
 R: Todas as respostas anteriores estão corretas.
Oferece soluções nas áreas de Informação, Qualificação para Exportação, Promoção Comercial, Posicionamento e Imagem e Apoio à Internacionalização;
Atua estrategicamente para inserir mais empresas no mercado internacional, diversificar e agregar valor à pauta de produtos exportados, aumentar o volume comercializado, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir outros mercados para os produtos e serviços brasileiros;
Atende empresas de todos os portes, com foco nas pequenas e médias, e em todos os estágios de maturidade exportadora;
7- No sítio do órgão de comércio exterior, mencionado nas opções de resposta, é disponibilizado um serviço de fundamental importância para o comércio exterior, o "Comex Responde". De qual órgão estamos falando?
Associação de Comércio Exterior do Brasil
R: Comex Brasil
Ministério das Relações Exteriores
Câmara de Comércio Exterior
Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio
8- Neste sítio o interessado estará em uma feira virtual de franquias, onde são listadas e oferecidas uma série de oportunidades comerciais de importação de franquias americanas. Marque a única opção que corresponde a esta afirmação.
www.auma.de
www.fieramilano.com
R: www.franchiseexpo.com
www.expofairs.com
www.expocomer.com
AULA 6
1-Assinale a opção verdadeira:
A Nomenclatura Brasileira de Mercadorias não se aplica às operações no âmbito do Mercosul.
A Nomenclatura Comum do Mercosul não é baseada no Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias.
 R: A Nomenclatura Comum do Mercosul passou a constituir a Nomenclatura Brasileira de Mercadorias.
Nomenclatura Brasileira de Mercadorias não guarda relação com a Nomenclatura Comum do Mercosul.
A Nomenclatura Comum do Mercosul aplica-se somente às operações entre os países membros do Mercosul.
2-O comércio internacional tem em suas sinergias como uma característica rara e peculiar, trabalhar com dois paradoxos principais: interdependência versus protecionismo comercial e globalização versus integração regional. Dentro deste aspecto se sobressaem dois poderosos instrumentos: as barreiras legais e as barreiras subjetivas. Chamamos de barreiras legais (marque a única opção correta):
R: As barreiras tarifárias, cujos impostos incidem diretamente sobre as operações de importação e exportação e têm amparo legal nos acordos comerciais entre os países e nos fóruns da OMC.
3- Marque a opção INCORRETA em relação à Dumping:
É a venda de produtos abaixo do preço de custo, com objetivo de eliminar concorrentes e dominar o mercado.
Pode contar com subsídios governamentais.
Prática condenada pela OMC.
 R: Não pode contar com subsídios governamentais.
Regras da OMC autorizam o país prejudicado a aplicar taxas anti-dumping.
4- Após entregar sua mercadoria a uma empresa comercial exportadora responsável pela exportação, a empresa fabricante foi informada que a operação foi concluída com sucesso. A consequência disso foi:
R: A empresa fabricante e a empresa comercial exportadora fizeram jus aos mesmos incentivos fiscais relativos à operação.
5- A configuração da NCM é representada :
R: Pelos itens no sétimo dígito, e os subitens pelo oitavo. Quando não existirem as subdivisões nestes níveis, serão representados pelo número zero
6- Na Classificação Fiscal, as mercadorias que não possam ser classificadas por aplicação das Regras, classificam-se:
R: Na posição correspondente aos artigos mais semelhantes.
7- A medida de defesa comercial que visa anular os feitos decorrentes da prática de colocar no mercado produtos com preço inferior aquele que pratica em seu mercado interno (produto similar) com o intuito de eliminar a concorrência e aumentar as quotas de mercado, é denominada
R: Medida antidumping
8- A venda de um produto a um país extrangeiro com preço menor que o seu custo de fabricação configura uma prática desleal e mercado chamada:
 R: Dumping.
AULA 7
1-DELIVERY AT PLACE - DAP é uma sigla dos INCOTERMS 2010 aquaviária ou multimodal?
R: A carga deve chegar ao país de destino, no local do importador, por qualquer meio de transporte, portanto é multimodal.
2-COST AND FREIGHT - CFR pode ser praticada no transporte marítimo?
R: CFR é uma sigla aquaviária, portanto pode ser utilizada para transporte via marítima, lacustre ou fluvial.
3- DELIVERY DUTY PAY - DDP é uma sigla do INCOTERMS 2010 que estabelece o local onde termina a responsabilidade logística do exportador. Em que momento cessa essa responsabilidade da carga para o vendedor?
R: O vendedor deve entregar a carga ao importador no local indicado, país de destino, com desembaraço aduaneiro incluído.
4- Considerando a atual versão dos Incoterms, é correto afirmar que:
R: EXW (Ex Works) é o termo em que o exportador assume o menor custo dos produtos exportados.
5- DELIVERY AT TERMINAL - DAT é um INCOTERMS 2010 aquaviário ou multimodal?
R: A chegada da carga na alfândega do país de destino pode ser em qualquer meio de transporte, portanto o DAT é multimodal, conforme estabelecido pelo DAT
6- CARRIAGE AND INSURANCE PAID - CIP é uma sigla dos INCOTERMS 2010 aquaviária ou multimodal?
R: O CIP é multimodal, pois a carga deve ser entregue a uma transportadora, que pode ser aérea, rodoviária ou ferroviária.
7- Todos os Incoterms estudados (11), em um determinado momento acordado, transferem a responsabilidade dos custos e riscos do produto do exportador para o importador. O que isto significa exatamente? Marque a única opção correta
R: O importador assume a titularidade (propriedade) da mercadoria no momento acordado pelo Incoterm escolhido entre eles.
8- Sobre os INCOTERMS do grupo D podemos afirmar que:
R: São os que mais trazem responsabilidade para o exportador
AULA 8
1-É importantíssimo para os governos manter o controle cambial do país, visando aumentar as exportações e tentando diminuir as importações. Quando o real se encontra desvalorizado em relação ao dólar, ocorre:
R: Aumento das exportações em razão dadiminuição de preços dos produtos brasileiros.
2- No Brasil, o regime adotado pelo Banco Central varia de acordo com a oferta e demanda de moeda estrangeira, promovendo a valorização ou desvalorização da moeda nacional. De que regime cambial estamos falando?
R: Câmbio Flutuante
3- Porque a Carta de Crédito não é Usada em Todas as Operações de Importação e Exportação?
R: Porque Onera e Burocratiza a Operação.
4- A formalização de compra e venda de moeda estrangeira é feita através de um contrato de câmbio, que chamamos, tecnicamente, de fechamento de câmbio. Todas as operações de compra e venda estão sujeitas a um contrato de câmbio com exceção do segmento:
R: Câmbio Turismo
5- A cobrança documentária é assim denominada porque o pagamento nesta modalidade está diretamente ligado ao recebimento dos documentos. Pode ser negociada à Vista ou a Prazo. Qual o interveniente que fica mais vulnerável nesta modalidade de pagamento? Assinale a única opção correta:
R: O Importador.
6- É proibida a troca de moedas no Brasil sem a intervenção do Banco Central do Brasil, o qual funciona como órgão gestor das operações cambiais. Isso significa dizer que, para o importador pagar a sua obrigação no exterior e para o exportador receber os Reais correspondentes às divisas de que tem direito a receber, será preciso comprar ou vender as moedas estrangeiras celebrando o que chamamos de:
R: Contrato de Câmbio;
7- Como são chamadas no Brasil as moedas estrangeiras transacionadas no mercado de câmbio brasileiro?
R: Divisas
8- Quantos aos Pagamentos Internacionais podemos afirmar que:
São pagamentos que permitem a liquidação de uma exportação;
Para os operadores de comércio exterior (importadores e exportadores) brasileiros receberem ou enviarem esse pagamento do ou para o exterior, é preciso que esse operador execute um outro contrato comprando ou vendendo moeda estrangeira numa operação contratual, que chamamos de contrato de câmbio;
São pagamentos que permitem a liquidação de uma importação;
É o pagamento de bens ou serviços adquiridos ou embarcados por pessoas físicas ou jurídicas brasileiras, ou de outros países;
R: Todas as respostas anteriores estão corretas.
Aula 9
1-O regulamento aduaneiro define que o despacho de exportação "é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas a seu desembaraço aduaneiro e a sua saída para o exterior." Realizado o registro da declaração de exportação no SISCOMEX e confirmada a presença da carga em recinto de conferência, é determinado o tratamento administrativo, através da seleção de canais. Das opções apresentadas, selecione a única CORRETA:
Canal Verde: Recebe a mercadoria
Canal Amarelo (laranja): Recebe todos os documentos e automaticamente libera a mercadoria
R: Canal Vermelho: Exame documental e verificação física da carga.
Linha Azul: A mercadoria não passa pela alfândega, a empresa goza de um sistema expresso para liberação da mercadoria
Canal Cinza: Canal especial que controla a tributação paga pelo produto.
2- Um despacho aduaneiro de exportação pode conter um ou mais Registros de Exportação (RE), desde que estes se refiram, cumulativamente: (Marque a única opção FORA do contexto)
Ao mesmo exportador e à mesma repartição fiscal
A operações com o mesmo enquadramento (exportação sem cobertura cambial, exportação financiada, etc.)
A mercadorias negociadas na mesma moeda e na mesma condição de venda
R: A mercadorias embarcadas em portos diferentes e exportadas para o mesmo país.
A mercadorias embarcadas no mesmo local e exportadas para o mesmo país de destino
3- São documentos que podem e devem existir em um processo de exportação brasileira, EXCETO:
Certificado de origem
R: LI
DSE
Packing List
Fatura comercial
4- O ato final do despacho aduaneiro na exportação é a "averbação", que consiste na confirmação, por parte da fiscalização, do embarque ou transposição de fronteira, registrada no respectivo sistema. Das opções apresentadas, escolha a única que atende a este objetivo.
R: A averbação é registrada eletronicamente, via SISCOMEX
5- O Registro de Exportação - RE emitido pelo exportador no SISCOMEX é um documento obrigatório para efeitos do desembaraço aduaneiro junto à Receita Federal do Brasil no local de embarque e fronteira. Pergunta: Quais são os efeitos decorrentes do uso do Registro de Exportação - RE?
R: O Registro de Exportação - RE tem efeitos decorrentes do tipo administrativo, aduaneiro e cambial, pois através dele a Receita Federal autorizou a desnacionalização da mercadoria.
6- O Despacho Aduaneiro é o procedimento fiscal mediante o qual se processa o desembaraço da mercadoria para o exterior, seja ela exportada a título definitivo ou não, segundo o Regulamento Aduaneiro. Ele se inicia no momento em que o exportador, já com o seu RE efetivado, registra no Siscomex: (Marque a única opção correta):
R: Declaração de Despacho de Exportação (DDE)
7- É o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica.
R: Despacho Aduaneiro de Exportação.
8- Na fase inicial do despacho aduaneiro de exportação, as mercadorias devem estar à disposição da ____________, normalmente em _________, acompanhadas da documentação exigida, conforme Art. 580 do Regulamento Aduaneiro. (Marque a única opção correta):
R: Secretaria da Receita Federal/ Recinto Alfandegado
AULA 10
1-Despacho de importação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação à mercadoria importada, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desembaraço aduaneiro. Sinalize o único documento que se encontra fora do contexto da questão:
R: Nota fiscal
2- Nas importações sujeitas aos licenciamentos não-automático, o importador deverá :
R: Prestar, no Siscomex, as informações necessárias para registro, previamente ao embarque da mercadoria no exterior.
3- Quais destes documentos NÂO é um documento internacional em um processo de comércio exterior Brasileiro?
R: Nota Fiscal
4- Qual dos documentos abaixo mencionados NÂO é um documento internacional em um processo de Comércio Exterior Brasileiro?
R: Nota Fiscal
5- Como regra geral, as importações brasileiras estão :
R: Dispensadas de licenciamento, devendo os importadores tão somente providenciar o registro da Declaração de Importação DI.
6- Iniciado o despacho aduaneiro na importação, a Declaração de Importação (DI) após registrada é submetida à análise fiscal e selecionada para um dos canais de conferência. Sinalize a única opção FORA do contexto.
R: Canal Azul - Conferência do Despacho Aduaneiro
7- Segundo o tratamento administrativo aplicado às importações e para efeito de aplicação das normas regulamentares, as importações brasileiras, em termos de classificação, estão assim agrupadas: (Marque a única opção FORA do contexto).
Importações Permitidas com Licenciamento Não Automático de Importação
Importações Não Permitidas por país e/ou por mercadoria
R: Importações Sujeitas ao Exame de Licenciamento
Importações Permitidas com Licenciamento Automático de Importação
Importações Permitidas Dispensadas de Licenciamento
8- A Revisão Aduaneira é o ato pelo qual serão apurados, após o desembaraço aduaneiro, os seguintes itens: Assinale a única opção fora do contexto.
R: A conferência dos documentos apresentados pelo exportador após cinco anos.
AV1