Buscar

Trabalho de Contabilidade Pública AV1


Continue navegando


Prévia do material em texto

Contabilidade Pública - Atividade Estrutura para AV1
Correlacione os órgãos com os respectivos poderes: 
( 1 ) Poder Executivo (3 ) Câmara dos Vereadores
( 2 ) Poder Judiciário ( 2) Tribunal de Justiça do Estado do Pará 
( 3 ) Poder Legislativo ( 1) Governador do Rio de Janeiro
 (3 ) Senado Federal
 ( 2) Superior Tribunal de Justiça
Conceitue Administração Direta. 
A Administração Direta corresponde à prestação dos serviços públicos diretamente pelo próprio Estado e seus órgãos.
Assim, quando a União, os Estados-membros, Distrito Federal e Municípios, prestam serviços públicos por seus próprios meios, diz que há atuação da Administração Direita.
Na esfera federal, a Administração Direta ou Centralizada é composta por órgãos subordinados à Presidência da República e aos Ministérios, como o Departamento da Polícia Federal, Secretaria do Tesouro Nacional ou Corregedoria-Geral da União.
Diferencie “Empresas Públicas” de “Sociedades de Economia Mista”.
Empresa Pública é pessoa jurídica de Direito Privado, criada por lei, constituída por capital exclusivamente público, com o objetivo de exploração de atividade econômica e pode revestir-se em qualquer uma das modalidades empresariais, admitidas em Direito.
Já as Sociedades de Economia Mista são pessoas jurídicas de Direito Privado, constituídas por capital público e privado. Sua criação também é autorizada por lei, e deve ser organizada sob a forma de sociedade anônima, onde as ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou entidade de sua Administração indireta.
Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista são instrumentos de ação do Estado, auxiliares do Poder Público, que buscam interesses superiores aos tão somente privados. Porém existem muitas diferenças entre essas entidades, tais como o capital, a sua forma e suas ações. Enquanto uma Empresa Pública é constituída por recursos oriundos de pessoas de Direito Público ou de entidades de suas Administrações indiretas, onde o capital está 100% nas mãos do poder público, a Sociedade de Economia Mista aceita a conjugação de recursos particulares com recursos provenientes de pessoas de Direito Público ou de entidades de suas Administrações indiretas, com prevalência, na prática, do capital público. O Supremo Tribunal Federal entende que apesar da Sociedade de Economia Mista ser pessoa jurídica de direito privado, pode ter participação na capital social de uma Empresa Pública.
Nas Empresas Públicas, caso existam feitos em que seja parte, na condição de autoras, rés, assistentes ou opoentes, são processados e julgados perante a Justiça Federal.
Nas Sociedades de Economia de Mista as ações são apreciáveis pela Justiça Estadual nas mesmas hipóteses em que lhe compete conhecer das lides concernentes a quaisquer outros sujeitos.
Alguns exemplos de Empresas Públicas são: a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), a Caixa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). 
Banco do Brasil e Petrobrás são exemplos de Sociedade de Economia Mista.
 
Conceitue “Receita Orçamentária”.
São disponibilidades de recursos financeiros que ingressam nos cofres públicos. Instrumento por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, a receita orçamentária é fonte de recursos utilizada pelo Estado em programas e ações, cuja finalidade principal é atender às necessidades públicas e demandadas da sociedade. São usados nas despesas públicas e podem ser previstas na lei orçamentária anual.