Buscar

Avaliação 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação 5
	
	
	
		1.
		Para as autoras Pizzo e Quadro as comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. Marque a única opção INCORRETA.
		
	
	
	
	
	A LIBRAS e outras línguas de sinais tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo
	
	 
	O fato de uma língua ser associada a um grupo humano é o fato que levou Saussure a concluir que língua é um fenômeno social, logo todas as línguas de sinais evidenciam essa mesma concepção.
	
	
	A variação sociolinguística encontrada nas línguas de sinais se assemelha muito com aquela encontrada nas línguas orais
	
	 
	A LIBRAS e as outras línguas de sinais não alcançam os objetivos e abordagens das perspectivas sociolinguísticas.
	
	
	A LIBRAS e outras línguas de sinais possibilitam a relação entre os interlocutores surdos e ouvintes usuários dessas línguas
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Se considerada sob o enfoque sociolinguístico e pensada em suas especificidades, a LIBRAS:
		
	
	
	
	
	Embora classificada como universal , também é heterogênea.
	
	
	Por ser denominada "línguagem brasileira de sinais", é a única língua de sinais existente no Brasil.
	
	
	Por ser denominada "língua brasileira de sinais", é a única língua de sinais existente no Brasil.
	
	 
	Não pode ser classificada como universal, embora seja homogênea.
	
	 
	Não pode ser classificada como universal, diferindo das demais línguas de sinais do mundo.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A surdez é uma experiência visual que proporciona ao sujeito surdo a possibilidade de constituir sua subjetividade através de experiências cognitivo linguísticas diversas, mediadas por formas alternativas de comunicação simbólica que encontram na língua de sinais seu principal meio de concretização. Assinale a única opção que assevera essa concepção:
		
	
	
	
	
	A experiência visual que a LIBRAS proporciona aos surdos não é capaz de desenvolver a cognição,a emoção deles.
	
	 
	As línguas de modalidade oral auditiva são línguas completas, enquanto as línguas de modalidade visual espacial são línguas insuficientes.
	
	 
	A LIBRAS compreende uma estrutura e sistema gramatical e linguístico de modalidade visual espacial, cuja função, uso , ensino e tradução alcançam as mesmas concepções, os mesmos conceitos de qualquer idioma oral. Sua modalidade linguística concebe aos surdos uma interpretação da realidade bem distinta da experiência auditiva.
	
	
	As línguas de sinais e línguas orais não possuem o mesmo status linguísticos, portanto há razão para os surdos se submeterem à leitura labial.
	
	
	A experiência auditiva e oral na comunicação é superior à experiencial visual e espacial da LIBRAS.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		As experiências visuais às quais os surdos usuários da LIBRAS são expostos na vida, diferenciam sua percepção e inserção no mundo em comparando com os ouvintes. Há surdos que têm consciência de sua diferença e necessitam de recursos essencialmente visuais nas suas interações. Abaixo marque o conceito que corresponde totalmente a experiência visual de se comunicar pela LIBRAS:
		
	
	
	
	
	São frases curtas e sem artigos, portanto, não podendo ser consideradas uma frase completa.
	
	
	A experiência de apreender uma língua só pode ocorrer pela modalidade oral auditiva, ou seja, através da audição e da fala oral.
	
	 
	As línguas de modalidade visual espacial não deveriam ser consideradas línguas, porque as palavras de um idioma devem ser constituídas apenas de sons.
	
	 
	São frases complexas e expressas pelas mãos em determinado espaço e percebidas pela visão, ou seja, a comunicação ocorre através de fontes distintas, mas com os mesmos significados em comparados aos atos linguísticos das línguas orais.
	
	
	São discursos inadequados, já que LIBRAS não tem os artigos comum a todas as línguas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas, tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas, a surda e a ouvinte. Isto é conhecido como
		
	
	
	
	
	bimodalismo e multiculturalismo.
	
	 
	bilinguismo e multiculturalismo.
	
	
	bimodalismo e biculturalismo.
	
	 
	bilinguismo e biculturalismo.
	
	
	bioralismo e biculturalismo.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Sobre a variabilidade linguística estudada na aula cinco, é certo afirmar que:
		
	
	
	
	
	Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e algumas para as línguas de sinais, como região, idade, sexo, classe socioeconômica, (Lucas, 2001).
	
	 
	Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e sinalizadas, como região, idade, sexo, classe socioeconômica. (Lucas, 2001).
	
	
	Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e como região, idade, sexo, classe socioeconômica. (Lucas, 2001). Mas essas variações só ocorrem nas línguas orais.
	
	
	Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas, tão-somente, como região, idade, sexo, classe socioeconômica (Lucas, 2001).
	
	 
	Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e sinalizadas, como região, idade, sexo, exceto a classe socioeconômica (Lucas, 2001).
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Observe o enunciado a seguir "...se considerarmos a modalidade linguística, a quantidade de usuários da libras, os lugares onde se usa a língua de sinais, as associações onde se reúnem os surdos. Dadas as relações estabelecidas no texto destacado, os surdos formam:
		
	
	
	
	
	Uma minoria irreal.
	
	 
	Uma minoria gestual.
	
	
	Uma minoria universal.
	
	
	Uma minoria visual.
	
	 
	Um minoria linguística.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Para os autores Vetro e Cezário (2009, p. 141). A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Com base nesse conceito:
		
	
	
	
	 
	A LIBRAS como língua natural é uma instituição social e, portanto, não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	 
	A LIBRAS não faz parte dessa abordagem linguística, portanto, não pode ,sequer, ser estudada como uma estrutura linguística.
	
	
	A LIBRAS pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	
	A LIBRAS não é uma instituição social como as demais línguas são e, portanto, não pode ser estudada como sistema linguístico.
	
	
	A LIBRAS como língua natural não é uma instituição social e pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Outros materiais