Resenha Crítica
1 pág.

Resenha Crítica


DisciplinaQuímica e Sociedade10 materiais350 seguidores
Pré-visualização1 página
Aluna: Amanda Alves A. de Morais		Matrícula: 201510519
RESENHA CRÍTICA
AFONSO, J.C. \u201cRevista de Química Industrial : a trajetória da química no Brasil sob a ótica de sua industrialização.\u201d Revista de química industrial: a trajetória da química no brasil sob a ótica de sua industrialização, Revista UFG \u2013 Ano XV nº 15 \u2013 dezembro de 2014.
	Júlio Carlos Afonso é o professor titular do departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental. Orienta também trabalhos na área de história e evolução da química. Possui 152 artigos, 5 livros, 6 capítulos de livros, 38 textos em jornais/revistas, dentre vários outros trabalhos publicados.
 	O artigo trata do periódico da Revista de Química Industrial (RQI), existente desde 1932 e abrange uma vasta gama de publicações, contribuindo enormemente para a divulgação desta área desde o século XX no Brasil. Através da digitalização da mesma, põe-se à disposição de toda comunidade.
 	O texto possui 11 páginas, sendo constituído por: resumo, introdução, metodologia, discussão, conclusão e referências. 
 	Inicia-se citando a publicação do primeiro periódico na área de Química em 1929 na \u2018Revista Brasileira de Chimica\u2019, sete anos depois da fundação da primeira sociedade de Química. Mostrando que, por já serem publicados há tanto tempo, existe uma grande dificuldade de acesso a esses e tantos outros periódicos.
 	É por conta disso que a ABQ em conjunto com um projeto de extensão da UFRJ digitalizou todo esse acervo de periódicos que, segundo o artigo, contempla: a \u201cRevista da Sociedade Brasileira de Química (editada de 1929 a 1951), Anais da Associação Química do Brasil (editada de 1942 a 1950), Anais da Associação 64 Revista UFG \u2013 Ano XV nº 15 \u2013 dezembro de 2014, Revista de química industrial: a trajetória da química no Brasil sob a ótica de sua industrialização Brasileira de Química (editada de 1951 a 2003) e Revista de Química Industrial\u201d.
 	O artigo ainda nos mostra a metodologia e o financiamento utilizados para a realização deste projeto. Além d a origem, estrutura, difusão na sociedade de química brasileira, artigos publicados, evolução da química e acervo digital da RQI. 
 	No meu ponto de vista, este é de fundamental importância para a sociedade química brasileira em geral porque, atualmente, a propagação de qualquer conteúdo é feito com maior facilidade pela internet.
	 A digitalização de tais periódicos facilita o acesso a acadêmicos de todas as áreas, e não só destes mas também, de qualquer indivíduo da sociedade que queira acessar tais informações. Isto ajuda a mostrar a importância da química brasileira não só no Brasil, mas no mundo.
	Este projeto deve ser divulgado para que seja efetivamente útil na sociedade química e áreas relacionadas. Para que desta forma outros projetos como este sejam criados em outras áreas. 
Amanda Alves Arrais de Morais
Acadêmica do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Goiás (UFG)