Buscar

Questões sobre Inflamação e Distúrbios Circulatórios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201102228787)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma vez que a célula sofre lesão irreversível ocasionada por um agente nocivo, as rotas de morte são ativadas. Sobre esse assunto julgue os itens a seguir: I) O início da apoptose ocorre principalmente através dos sinais de duas vias distintas, porém com o mesmo objetivo final. Uma é a via extrínseca, iniciada por receptores de morte; a outra é a via mitocondrial, através da ativação da proteína Bcl-2 pró-apoptótica. II) Geralmente a morte desencadeada por necrose está associada a processos patológicos, enquanto a apoptose se associa a processos fisiológicos. III) Uma célula em processo de necrose adquire alteração nos fosfolipídios da membrana plasmática, porém a membrana continua intacta. IV) Os radicais livres em excesso produzidos por uma célula exposta a um agente nocivo, como por exemplo radiação ionizante ou substâncias químicas, têm a capacidade de lesionar o DNA, provocando a morte celular. V) A necrose é a via de morte celular que é induzida pela ativação das caspases, enzimas que degradam o DNA e as proteínas citoplasmáticas. QUAIS alternativas estão CORRETAS?
		
	
	apenas IV e V
	 
	apenas I e II
	
	apenas III e IV
	 
	apenas I, II e IV
	
	apenas II e III
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102229616)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As fases características da lesão aguda são:
		
	 
	Formação dos sinais cardinais edema, rubor e calor
	 
	Alterações no calibre vascular, mudança na microvasculatura e emigração dos leucócitos
	
	Alterações no calibre vascular, mudança na microvasculatura e diapedese de mastócitos
	
	Alterações no diâmetro dos vasos profundos, formação de granuloma ao redor do antígeno
	
	Reoorganização do citoesqueleto das células do endoderma
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102226701)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre distúrbios circulatórios é incorreto afirmar que:
		
	
	Crianças desnutridas podem ter edema generalizado, pela baixa concentração de proteínas em seu plasma.
	
	O choque hipovolêmico pode ocorrer após hemorragias, queimaduras ou graves diarreias.
	 
	Mergulhadores podem sofrer embolia gasosa se retornarem muito rápido à superfície porque o nitrogênio que estava dissolvido em seu sangue pela pressão se transforma em bolhas de gás.
	 
	Se um trombo oclui totalmente a artéria pulmonar a circulação colateral do órgão supre esse problema não ocorrendo maiores consequências.
	
	Pessoas hipertensas podem apresentar edema devido ao aumento da pressão hidrostática do sangue.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102228739)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O derrame pericárdico constitui-se do extravasamento exagerado de fluido límpido, diluído, derivado do plasma sanguíneo devido a um processo inflamatório. Sobre esse tipo de inflamação, é CORRETO dizer que se trata de:
		
	
	inflamação supurativa
	 
	inflamação ulcerativa
	
	inflamação piogênica
	
	inflamação fibrinosa
	 
	inflamação serosa
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102230096)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Todo processo inflamatório é realizado com a participação de células e de seus mediadores. Dentre estes mediadores, os metabólitos do ácido araquidônico destacam-se pela participação em diferentes funções, incluindo quimiotaxia e ativação de polimorfonucleares. Assinale a sentença que apresenta exemplo desses importantes mediadores lipídicos:
		
	
	TNF e IL-5
	 
	Prostaglandina e Leucotrienos
	
	PAF e Óxido nítrico
	
	Eotaxina e IL-8
	 
	Histamina e serotonina
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102226703)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito da inflamação crônica, analise as assertivas a seguir: I) Depois da inflamação aguda sempre ocorre a inflamação crônica. II) Na inflamação crônica inespecífica o objetivo principal é a formação de uma barreira que impede a disseminação do agressor. Um exemplo é a gastrite crônica. III) Os granulomas podem ser epitelióides ou de corpo estranho, sendo estes considerados mais especializados e combatendo agentes mais persistentes. IV) O objetivo do granuloma de corpo estranho é digerir o agressor, e um exemplo é o que ocorre com materiais cirúrgicos esquecidos em cavidades abdominais. V) Transplantados e soropositivos possuem dificuldades na ativação de linfócitos, o que reduz a defesa do organismo contra infecções. Estão corretas:
		
	 
	II e V.
	
	IV, V
	
	II, III, V
	 
	I, II e III.
	
	III e IV.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102329303)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As respostas de hipersensibilidade resultam em:
		
	
	Doenças auto-imunes.
	
	Síndromes de deficiência.
	 
	Doenças alérgicas.
	
	Desgranulação.
	
	Leucopenias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102229875)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Ao agirem sobre as células, os agentes lesivos causam lesões reversíveis ou morte celular. Produzir LESÕES REVERSÍVEIS ou não depende da natureza do agente agressor, da intensidade e duração da AGRESSÃO. Morte celular é um processo e, como tal, uma sucessão de eventos, sendo às vezes muito difícil estabelecer qual o fator que determina a irreversibilidade da LESÃO. Se a morte celular ocorre no organismo vivo e é seguida de autólise, o processo recebe o nome de NECROSE. Além da necrose, há um tipo de morte celular por um processo ativo no qual a célula sofre um controle intrínseco conhecido como APOPTOSE. Com base nas informações, estabeleça as diferenças entre os tipos de MORTE CELULAR:
		
	
	
Gabarito: APOPTOSE: - determinada geneticamente/ ocorre dentro de intervalos fisiológicos/a célula fica compactada/processos intrinsicamente regulados/participa do equilíbrio homeostático do organismo/fenômenos celulares individuais (suicídio celular)/vesículas removidas por fagocitose)/não desencadea processo inflamatório. NECROSE: - não determinada geneticamente/resultante de alterações súbitas de um ou mais intervalos fisiológicos/ citoplasma sofre tumefação/não participa da homeostase/fenômeno coletivo a todas as células vizinhas/ desencadea processo inflamatório/originam cicatrizes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102235309)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A dosagem de albumina sérica é um importante indicador do estado nutricional que deve ser avaliado. A concentração normal de albumina sérica é 3,5 mg/dL. Concentrações abaixo de 2,5 mg/dL são consideradas graves (hipoalbuminemia ou hipoproteinemia) e podem ser uma consequência da desnutrição protéica. Na prática clínica observamos que pacientes desnutridos apresentam edema generalizado (anasarca) devido:
		
	
	a diminuição na viscosidade sanguínea.
	
	ao aumento na pressão arterial.
	 
	a redução na pressão oncótica plasmática.
	
	ao aumento na pressão oncótica plasmática.
	
	a diminuição na pressão arterial.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102232015)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Embora o nosso organismo seja constantemente exposto a agentes infecciosos, a doença infecciosa é relativamente rara. A resposta imune adequada é, de certo modo, garantia de integridade e resistência do organismo a infecções. Sob esse contexto, diferencie: Imunidade Inata X Imunidade Adquirida:
		
	
	
Gabarito: Imunidade Inata: Defesa presente em indivíduos saudáveis, desde o nascimento e preparada para bloquear a entrada de micróbios e eliminar micróbios que têm sucesso entrando em tecidos. Imunidade Adquirida: Defesa estimulada por micróbios que invadem tecidos, e geram adaptação à presença desses invasores microbianos.

Continue navegando