Buscar

Atividade 4

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo melhor trata da inclusão no mundo do trabalho do Brasil nas últimas décadas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Adoção de políticas de inclusão tanto de natureza corporativa, quanto como objetivo de programas públicos de inserção de minorias.
	Respostas:
	a. 
Adoção de medidas de segregação de minorias nas áreas de maior densidade urbana.
	
	b. 
Adoção de medidas constitucionais do controle do corpo por parte da classe médica no que tange questões morais.
	
	c. 
Adoção de formas menos rudimentares de classificação biblioteconômica da produção científica nacional.
 
	
	d. 
Adoção de políticas de inclusão tanto de natureza corporativa, quanto como objetivo de programas públicos de inserção de minorias.
	
	e. 
Adoção de programas públicos de reapropriação geográfica e simbólica de espaços religiosos afro-brasileiros.
	Feedback da resposta:
	O material referencial diz (Ebook, 2015, p. 16): “Outro aspecto importante é a dissociação da “pregação” da inclusão e de sua prática, muito em voga nos últimos anos. No mundo do trabalho, mais especificamente no Brasil, percebemos que, nas últimas duas décadas, se tornaram frequentes as políticas corporativas de inclusão, beneficiadas inclusive por programas públicos de inserção de minorias no mercado de trabalho – como as vagas reservadas a portadores de deficiências e a ex-presidiários, por exemplo. Contudo, essas mudanças ainda passam por um processo de assimilação da população maior: para que as pessoas de algum modo excluídas ou sem acesso real aos seus direitos de trabalhar e se prover pudessem se inserir no mercado de trabalho, foram necessárias políticas públicas e intervenções, mas a aceitação do “diferente” requer processos mais complexos dentro do grupo. Além disso, sugerir a inclusão pode significar e reforçar que algo (alguém) esteja excluído. Omote (2004, p. 287) afirma que as coletividades humanas podem se tornar bastante inclusivas, mas o modo como essas diferentes condições são acolhidas está relacionado às “condições de existência e funcionamento de cada coletividade”. Então, como dito antes, para se tornar inclusiva, uma sociedade acaba criando ainda mais estigmas em suas relações sociais. A diversidade justifica o motivo pelo qual uma sociedade precisa ser inclusiva: há diversidades, heterogenia estrutural. Isso implica uma igualdade de direitos e mobilidade social, que perpassa por novos estigmas.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Aprendemos, com a leitura do material referencial, que cada sociedade desenvolve a partir de sua cultura uma espécie de padrão de beleza e de comportamento que é considerado melhor. Todos aqueles que não estão dentro desse "padrão", muitas vezes, acabam sendo vítimas de exclusão. Quais dos grupos abaixo não sofrem qualquer tipo de exclusão:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Um jovem médico aproveitando suas férias.   
	Respostas:
	a. 
Um jovem médico aproveitando suas férias.   
	
	b. 
Uma mulher voltando para sua residência e andando por ruas escuras depois das 10 da noite.
	
	c. 
Um cadeirante que precisa utilizar o transporte público a partir de uma parada em uma ladeira íngreme. 
	
	d. 
Um jovem afrodescendente residente de uma comunidade no Rio de Janeiro.
	
	e. 
Uma mulher transexual buscando vaga de emprego como professora de educação infantil.
	Feedback da resposta:
	Como podemos perceber pelo Material Referencial (Ebook, 2015:14):"a cultura impacta não só o modo como as pessoas convivem umas com as outras em uma sociedade, mas também no modo de valorização de si mesmas. Toda sociedade possui um tipo ideal de indivíduo que dela faz parte e isso pode implicar em exclusão, em diferentes níveis, daqueles que estão fora do padrão (...) Dessa forma, conforme a cultura, cada sociedade vê e valoriza as pessoas de determinado modo, propondo seus princípios de respeito e de ideologia e a sua relação com aqueles que são diferentes". Nesse sentido, podemos compreender que mulheres, afrodescendentes, cadeirantes e transexuais sofram discriminação nas situações acima descritas, ao contrário do jovem médico: homem, com ensino superior completo, em um espaço social de privilégio.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com a leitura do material referencial, podemos afirmas que estão corretas as assertivas abaixo, no que diz respeito à relação entre os conceitos de raça e as mudanças de visão introduzidas pela Antropologia e pelas outras ciências humanas:
A percepção de raça passa por construções sociais que são de interesse da Antropologia (bem como de outras ciências humanas).
O viés de interpretação biológica fez parte da conceituação da raça e embasou "cientificamente"o racismo porque atribuía à constituição físico-biológica das pessoas tendências em comportamentos sociais e culturais.
Raça é um conceito religioso que envolve a prática tradicional de cura por ervas e outros produtos puramente naturais. 
Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As assertivas I e II.
	Respostas:
	a. 
Apenas a assertiva II.
	
	b. 
Apenas a assertiva I.
	
	c. 
As assertivas II e III.   
	
	d. 
Apenas a assertiva III.
	
	e. 
As assertivas I e II.
	Feedback da resposta:
	Como podemos perceber pelo material referencial (Ebook, 2015:9): "Pode-se dizer que as raças são, cientificamente, uma construção social e devem ser estudadas pela Antropologia e pelas demais ciências sociais com profundidade. Por muito tempo, o conceito esteve ligado a fundamentações teóricas que explicavam pelo viés biológico, ou das ciências biológicas, não considerando os aspectos sociais. (...) O conceito de raça para a Antropologia, por exemplo, considera os traços fisionômicos, os valores, a produção material relacionada a ela, as origens do grupo que a compõe, o sangue, os traços psicológicos, etc." Portanto, estão corretas as assertivas I e II.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com a leitura do material referencial, qual das alternativas abaixo melhor responde aos pressupostos da inclusão social:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Igualdade de direitos e mobilidade social.
	Respostas:
	a. 
Segregação racial e igualdade de gênero
	
	b. 
Igualdade de direitos e mobilidade social.
	
	c. 
Fenômenos culturais e mitologia
	
	d. 
Direitos ambientais e ginocracia
	
	e. 
Egocentria e parlamentarismo.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial diz (Ebook, 2015, p. 16): “Outro aspecto importante é a dissociação da “pregação” da inclusão e de sua prática, muito em voga nos últimos anos. No mundo do trabalho, mais especificamente no Brasil, percebemos que, nas últimas duas décadas, se tornaram frequentes as políticas corporativas de inclusão, beneficiadas inclusive por programas públicos de inserção de minorias no mercado de trabalho – como as vagas reservadas a portadores de deficiências e a ex-presidiários, por exemplo. Contudo, essas mudanças ainda passam por um processo de assimilação da população maior: para que as pessoas de algum modo excluídas ou sem acesso real aos seus direitos de trabalhar e se prover pudessem se inserir no mercado de trabalho, foram necessárias políticas públicas e intervenções, mas a aceitação do “diferente” requer processos mais complexos dentro do grupo. Além disso, sugerir a inclusão pode significar e reforçar que algo (alguém) esteja excluído. Omote (2004, p. 287) afirma que as coletividades humanas podem se tornar bastante inclusivas, mas o modo como essas diferentes condições são acolhidas está relacionado às “condições de existência e funcionamento de cada coletividade”. Então, como dito antes, para se tornar inclusiva, uma sociedade acaba criando ainda mais estigmas em suas relações sociais. A diversidade justifica o motivo pelo qual uma sociedade precisaser inclusiva: há diversidades, heterogenia estrutural. Isso implica uma igualdade de direitos e mobilidade social, que perpassa por novos estigmas.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre os avanços ocorridos nas últimas duas décadas no Brasil, o material referencial nos mostrou que podemos afirmar que os portadores de necessidades especiais:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
tem sido objeto de muitas políticas públicas e corporativas de inclusão.
	Respostas:
	a. 
tem sido vítimas de um esforço genocida oficial e organizado.
	
	b. 
não existem mais devido aos tratamentos genéticos intrauterinos aos quais todas as gestantes são submetidas no sistema público de saúde.
	
	c. 
tem sido objeto de muitas políticas públicas e corporativas de inclusão.
	
	d. 
são um bancada tão forte como a bancada ruralista no Congresso nacional.
	
	e. 
são a maioria nas áreas de gerenciamento de atendedores de telemarketing.
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:15): “Outro aspecto importante é a dissociação da “pregação” da inclusão e de sua prática, muito em voga nos últimos anos. No mundo do trabalho, mais especificamente no Brasil, percebemos que, nas últimas duas décadas, se tornaram frequentes as políticas corporativas de inclusão, beneficiadas inclusive por programas públicos de inserção de minorias no mercado de trabalho.
 
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo define melhor o que é estigma social.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
O estigma social é a desaprovação de aspectos ou crenças pessoais, que vão contra normas culturais estabelecidas, o que pode levar à marginalização.
	Respostas:
	a. 
O estigma social é a forma de dissociação do indivíduo em fase pediátrica vítima de mudanças do sistema educacional básico.
	
	b. 
O estigma social trata da metodologia de análise de sistemas complexos.
	
	c. 
O estigma social é a desaprovação de aspectos ou crenças pessoais, que vão contra normas culturais estabelecidas, o que pode levar à marginalização.
	
	d. 
O estigma social envolve aculturação de sociedades endógenas para a formação extraterritorial de nações apátridas;
	
	e. 
O estigma social está ligado sobre as formas exógenas de dominação social e econômica no período helênico.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial diz (Ebook, 2015, p. 15): “Você sabe o que é estigma? Para a Antropologia, o estigma social é a desaprovação de aspectos ou crenças pessoais, que vão contra normas culturais estabelecidas, o que pode levar à marginalização. É o que acontece muitas vezes entre pessoas com necessidades especiais, portadores de doenças ou vírus como o HIV, etnicidade específica, etc. Um teórico que observou a questão do estigma foi o antropólogo e cientista social Erving Goffman (1922-1982)”.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com o estudo do material referencial, como podemos compreender a categoria de gênero?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Trata-se de um conjunto de ideias, percepções e noções sobre o masculino e o feminino.   
	Respostas:
	a. 
Trata-se de um conceito racial de cunho biológico, tradicional da segunda metade do século XIX. 
	
	b. 
Trata-se de uma categoria de diferenciação genética de sexo que acontece com os fetos no início da vida no útero.
	
	c. 
Trata-se de uma prerrogativa religiosa que as mulheres possam não trabalhar nos dias santos.
	
	d. 
Trata-se de uma forma de análise das comunidades remanescentes de quilombos 
	
	e. 
Trata-se de um conjunto de ideias, percepções e noções sobre o masculino e o feminino.   
	Feedback da resposta:
	Como podemos perceber pelo Material Referencial (Ebook, 2015:11): "O gênero é um conceito diferente de sexo para muitos teóricos das ciências humanas e é como a questão é vista atualmente. Não se trata da mesma coisa, apesar de os termos se relacionarem. O gênero é um conjunto de ideias sobre o masculino e o feminino, ao passo que o sexo refere-se às características biológicas de homens e mulheres. Entenda, portanto, que o gênero se refere às construções sociais e culturais que se desenvolvem a partir desses elementos biológicos".
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Ao entrar no palco, o robô demonstra suas habilidades lendo um poema.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 Falso
	Respostas:
	Verdadeiro
	
	 Falso
	Feedback da resposta:
	Ao entrar no palco, o robô se apresenta.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
O robô apresentado por Neil Degrasse Tyson se declara cansado de responder às mesmas perguntas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 Falso
	Respostas:
	Verdadeiro
	
	 Falso
	Feedback da resposta:
	O robô apresentado por Neil Degrasse Tyson se declara nervoso de estar no palco.
 
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Marieke Van Schaik afirma que as ferramentas usadas para combater o tráfico de rinocerontes incluem a uniformização dos registros dos órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização ambiental.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 Falso
	Respostas:
	Verdadeiro
	
	 Falso
	Feedback da resposta:
	Marieke Van Schaik afirma que as ferramentas usadas para combater o tráfico de rinocerontes incluem veículos aéreos não tripulados que contêm câmeras infravermelhas que detectam o calor.

Continue navegando