A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
Introdução ao Orçamento Público - Curso Senado

Pré-visualização | Página 2 de 5

o processo de elaboração e de execução do orçamento deve respeitar os princípios orçamentários, que são premissas básicas de ação a serem observadas pelos gestores públicos.
2. As despesas aprovadas na lei orçamentária podem ter seus valores aumentados pelo governo se a arrecadação de recursos for maior do que o previsto inicialmente, sem necessidade de autorização específica do poder legislativo.
3. Os princípios orçamentários os da anualidade, unidade e exclusividade se aplicam ao processo de elaboração do orçamento, enquanto os princípios da universalidade, publicidade, clareza e equilíbrio se aplicam exclusivamente ao processo de execução das despesas.
4. As receitas constantes na lei orçamentária, uma vez aprovadas, deverão obrigatoriamente ser arrecadadas e aplicadas nos programas de trabalho do orçamento.
Feedback
A resposta correta é: Os princípios orçamentários servem para restringir e disciplinar o grau de arbítrio do governante na condução do orçamento público..
Questão 8
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Com relação aos níveis do planejamento é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
1.
Pelos aspectos político, jurídico e administrativo, o planejamento pode ser elaborado atendendo às esferas: internacional, nacional, estadual e municipal.
2.
Pelos aspectos político, jurídico e administrativo, o planejamento pode ser elaborado atendendo às esferas: nacional e estadual.
3.
Pelos aspectos político, jurídico e administrativo, o planejamento pode ser elaborado atendendo à esfera nacional.
4. Pelos aspectos político, jurídico e administrativo, o planejamento pode ser elaborado atendendo às esferas: internacional e nacional.
5.
Pelos aspectos político, jurídico e administrativo, o planejamento pode ser elaborado atendendo às esferas: nacional, estadual e municipal. 
Feedback
A resposta correta é:
Pelos aspectos político, jurídico e administrativo, o planejamento pode ser elaborado atendendo às esferas: nacional, estadual e municipal..
Questão 9
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as classificações orçamentárias, avalie as assertivas a seguir em verdadeiro ou falso:
	A classificação da despesa em uma função obriga a que essa despesa seja classificada em uma das subfunções associadas a essa função.
	Resposta 1
	Saúde, segurança pública e defesa nacional são exemplos de classificação por função, que serve como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental.
	Resposta 2
	A classificação programática define o conjunto de ações a serem realizadas pelo governante, agrupadas em programas e compostas de projetos, atividades e operações especiais.
	Resposta 3
	Órgão e Unidade Orçamentária são sinônimos e designam a unidade responsável pela execução do orçamento.
	Resposta 4
	Defesa aérea, defesa naval e defesa terrestre são exemplos de classificação por subfunção, que conferem maior grau de detalhamento à área de governo no qual se realiza a despesa.
	Resposta 5
Feedback
Your answer is correct.
A resposta correta é:
A classificação da despesa em uma função obriga a que essa despesa seja classificada em uma das subfunções associadas a essa função. – Falso,
Saúde, segurança pública e defesa nacional são exemplos de classificação por função, que serve como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental. – Verdadeiro,
A classificação programática define o conjunto de ações a serem realizadas pelo governante, agrupadas em programas e compostas de projetos, atividades e operações especiais. – Verdadeiro,
Órgão e Unidade Orçamentária são sinônimos e designam a unidade responsável pela execução do orçamento. – Falso,
Defesa aérea, defesa naval e defesa terrestre são exemplos de classificação por subfunção, que conferem maior grau de detalhamento à área de governo no qual se realiza a despesa. – Verdadeiro.
Questão 10
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
 
São tipos de emendas à lei orçamentária segundo a autoria, segundo a Resolução 01/2006-CN: 
 
Marque a opção adequada:
 
Escolha uma:
1. Emendas totais e parciais.
2. Emendas individuais, de bancadas e de comissões. 
De acordo com a Resolução nº 1/2006 – CN as emendas podem ser, segundo a autoria: Individuais e Coletivas; estas últimas são as apresentadas pelas comissões permanentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados e pelas bancadas estaduais constituídas pelos representantes – deputados e senadores – de cada estado.
3. Emendas aumentativas e modificativas.
4. Emendas do Executivo e do Legislativo.
Feedback
A resposta correta é: Emendas individuais, de bancadas e de comissões..
Questão 11
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Levando em consideração o conteúdo estudado ao longo do curso, julgue as assertivas apresentadas abaixo em verdadeiro ou falso.
	A lei orçamentária deve estar de acordo com as normas definidas na LDO e obedecer à programação contida no PPA para o ano a que se refere.
	Resposta 1
	O orçamento da seguridade social abrange as áreas da previdência, assistência social e saúde.
	Resposta 2
	Órgãos orçamentários e unidades orçamentárias são sinônimos.
	Resposta 3
	A Classificação Funcional responde à indagação "Quem" é o responsável pela programação.
	Resposta 4
Feedback
Your answer is correct.
A resposta correta é:
A lei orçamentária deve estar de acordo com as normas definidas na LDO e obedecer à programação contida no PPApara o ano a que se refere. – Verdadeira,
O orçamento da seguridade social abrange as áreas da previdência, assistência social e saúde. – Verdadeira,
Órgãos orçamentários e unidades orçamentárias são sinônimos. – Falsa,
A Classificação Funcional responde à indagação "Quem" é o responsável pela programação. – Falsa.
Questão 12
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Com base em nossos estudos introdutórios ao Orçamento Público, julgue as assertivas apresentadas em verdadeiro ou falso.
	Nenhum governante pode elaborar e executar mais de um orçamento para o mesmo período; é o que reza o princípio da unidade.
	Resposta 1
	Os princípios orçamentários não possuem valor legal, uma vez que são propostos pela doutrina.
	Resposta 2
	O orçamento no Brasil pode ser baixado por decreto pelo Poder Executivo.
	Resposta 3
	É permitido ao Poder Executivo executar programas que não constam na lei orçamentária.
	Resposta 4
	O objeto das Finanças Públicas é o estudo da atividade fiscal do Estado, ou seja, a política tributária, para captação de recursos, e a política orçamentária, para a aplicação dos recursos.
	Resposta 5
Feedback
Your answer is correct.
A resposta correta é: Nenhum governante pode elaborar e executar mais de um orçamento para o mesmo período; é o que reza o princípio da unidade. – Verdadeiro, Os princípios orçamentários não possuem valor legal, uma vez que são propostos pela doutrina. – Falso, O orçamento no Brasil pode ser baixado por decreto pelo Poder Executivo.– Falso, É permitido ao Poder Executivo executar programas que não constam na lei orçamentária. – Falso, O objeto das Finanças Públicas é o estudo da atividade fiscal do Estado, ou seja, a política tributária, para captação de recursos, e a política orçamentária, para a aplicação dos recursos. – Verdadeiro.
Questão 13
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Qual é a razão da obrigatoriedade de emissão do “decreto de programação orçamentária e financeira” pelo Executivo?
 
Escolha uma:
1. Esse decreto não é obrigatório, depende do interesse do Executivo de utilizá-lo como ferramenta gerencial.
2. Sua finalidade é garantir o equilíbrio entre receitas e despesas no orçamento anual. 
A Lei 4.320/1964 e a Lei de Responsabilidade Fiscal são claras em apontar que a programação orçamentária e financeira, ao escalonar pagamentos ao longo do tempo, destina-se a assegurar os recursos para a fiel execução do orçamento (considerando, assim, as limitações