Buscar

ANÁLISE CRITICA EM IDEOLOGIA

Prévia do material em texto

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS- ICH
CURSO DE PSICOLOGIA
Karla Fernanda de Lima RA: C6430G-5
TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL
“ANÁLISE CRITICA EM IDEOLOGIA – POEMA DE MANOEL BANDEIRA”
Campus Vargas – Ribeirão Preto
Setembro de 2016
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS- ICH
CURSO DE PSICOLOGIA
Karla Fernanda de Lima RA: C6430G-5
TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL
“ANÁLISE CRITICA EM IDEOLOGIA – POEMA DE MANOEL BANDEIRA”
Trabalho apresentado à disciplina Temas em psicologia Social, do Curso de Psicologia.
Campus Vargas – Ribeirão Preto
Setembro de 2016
INTRODUÇÃO
Abordando os aspectos e conteúdos compreendidos em Temas em Psicologia Social, os objetivos foram pesquisar, analisar e compreender a Ideologia e seus sistemas de coerção acima da população a partir da análise crítica de um poema.
A atividade foi realizada a partir do conteúdo visto em sala de aula e, através da realização de pesquisa virtual, tendo em base o conhecimento das bases teóricas da ideologia, direcionada à disciplina de Psicologia Social.
IDEOLOGIA
Definição
A Ideologia se caracteriza como um conjunto de ideias ou pensamentos que acometem à uma pessoa ou um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
 O termo ideologia foi eficientemente usado de maneira marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy. 
 O conceito de ideologia foi demasiado trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, na qual ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. 
De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
 
Tipos de Ideologia
Durante o século XX, diversas ideologias se destacaram pelo mundo, tais quais:
Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Esta ideologia se caracterizava por conter um caráter autoritário, expansionista e militarista.
Ideologia comunista: fora implantada na Rússia e em outros países (principalmente os do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Esta ideologia visava a implantação de um sistema de igualdade social.
Ideologia democrática: esta ideologia surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (durante o século XV). Estava ligada ao desenvolvimento da burguesia, visando o lucro e o acúmulo de riquezas.
Ideologia conservadora: continha ideias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
Ideologia anarquista: esta forma de ideologia defendia a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.
Ideologia nacionalista: esta ideologia compreendia a exaltação e valorização da cultura do próprio país.
CONCEITOS
Existem diversas compreensões de ideologia, porém a mais coerente dentre estas compreensões é a da ciência das ideias, por diversas vezes associada a doutrinas ou mitos, a movimentos políticos ou culturais. 
A princípio, tudo que habita neste mundo que tenha sido criado por seres humanos é vazio de ideias. Tudo o que é dito, pensado e feito está caracterizado por um conjunto de ideias produzidas e reproduzidas, ou não, por cada um de nós. 
Mesmo que sejamos meros reprodutores de reflexões alheias, sendo elas no âmbito do senso comum, há presença de um conjunto de pensamentos que tomamos por verdades. 
Nas lutas políticas do século XIX o significado de ideologia era pejorativo, liberais e radicais acusavam um ao outro de “ideólogos”, afirmando que o outro escondia objetivos sectários que eram disfarçados em público. 
O que restou desse debate foi a herança marxista, afirmando que as ideologias refletiam os interesses das classes dominantes com o único objetivo de manter a dominação e os privilégios.
O que o indivíduo pensa e os eventos no qual ele acredita são caracterizados por sua condição material de produção e existência, ou seja, pela realidade, pela experiência material na qual ele está acometido.
A ideologia é, então, um conjunto de valores, crenças e ações culturais que justificam ou procuram modificar um determinado status. Pensando por este lado, pode-se afirmar que a ideologia justifica e explica os estilos de vida presentes na cultura das sociedades, as diferenças sociais, e o modo de aceitação e controle de revolta por estas diferenças.
POEMA – MANOEL BANDEIRA
VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa e demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d’água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
- Lá sou amigo do rei –
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
ANÁLISE CRÍTICA DO POEMA DE MANOEL BANDEIRA
A ideologia se mostra um conjunto de ideias acometidas e difundidas na sociedade por uma maioria psicológica, com o mero intuito de fazer com que as diferenças sociais sejam, em tese, explicadas e aceitas como atos e consequencias de entidades, tais quais a religião, a natureza e mesmo o destino, fazendo com que as populações desprovidas de direitos igualitários aceitem sua condição atual sem revoltas.
O poema de Manoel Bandeira, Vou-me embora pra Pasárgada nos traz as lamentações de uma homem que, atualmente, vive em uma sociedade na qual se sente carente dos direitos onde, em sua terra de origem usufruía.
Tendo em vista os conceitos de ideologia, podemos afirmar que na terra de Pasárgada, o eu lírico integrava, na sociedade, um papel de elite, fazendo parte, então de uma maioria psicológica, visto que este, era amigo do rei e, nesta terra, dispunha de todos os privilégios e prazeres que lhe podiam ser oferecidos.
Estando agora em outra terra, o eu lírico se sente desvantajoso e, pela concepção da psicologia social, integrante, agora, de uma minoria psicológica, onde lhe são privados todos os privilégios e benventuras que antes lhe acometiam como integrante da alta sociedade de Pasárgada.
É nesta ocasião onde a ideologia entra em cena. Neste local onde hoje vive o eu lírico, privado de seus antigos direitos, sentido-se desvalorizado, este reclama sua vida, pois pode perceber quão injusta é sua atual condição de vida.
Sua vontade em regressar à Pasárgada se mostra um fator muito relevante em sua vida, pois neste momento, a ideologia deixa de cumprir seu primordial papel, o de negar e encobrir as diferenças socias e de tranquilizar o cidadão desprivilegiado, visto que o eu lírico agora sente-se com raiva da sociedade na qual vive.
Este sentimento de raiva faz com que este sujeito, desprovido de seus antigos direitos, almeje seu regresso, para “a terra onde tudo possuía e tudo tinha”, onde, desta maneira, possa voltar a usufruir dos direitos aos quais a ideologia proporciona às camadas de elite da sociedade, ou seja, a maioria psicológica.
CONCLUSÃO
Neste trabalho abordou-se a ideologia, sua definição, tipos e conceitos, bem como seu papel e usono controle da sociedade, visando a obtenção de informações necessárias à conclusão deste.
Através do conteúdo visto em sala de aula e com auxílio de pesquisa virtual e coleta de dados, foi possível a realização deste trabalho e compreensão da ideologia, o que possibilitou analisar criticamente o poema de Manoel Bandeira a partir de conceitos inseridos dentro da Psicologia Social.
O conceito de ideologia surgiu durante o século XX, onde fora objeto de estudo dos socialistas do século, tais quais De Tracy e Marx. Por durante este período, surgiram diversas batentes de ideologia como a fascista, comunista, democrática, capitalista, entre outras.
A ideologia se caracteriza por um conjunto de ideias advindas de uma maioria psicológica, com o intuito de acalmar os ânimos e fazer com que as camadas sociais desprivilegiadas aceitem sua condição como normal, a partir da idealização de direitos que em lei e tese estes possuem, mas que na prática não se aplicam.
Na análise do poema de Manoel Bandeira, vemos como a ideologia se faz necessária nas camadas da alta sociedade, que tudo possuem, podem e desfrutam, e, como ao adentrar em uma camada social mais baixa, não possuidora destes direitos, o cidadão tende a se revoltar, fazendo com que a ideologia perca sua funcionalidade.
Chega-se ao consenso de que no poema de Manoel Bandeira, a ideologia cumpriu seu papel até o momento em que o ex integrante da maioria psicológica de Pasárgada, hoje componente de uma camada social inferior, sofre e se revolta por não mais conter os mesmos direitos, almejando seu regresso à sua terra, entrando, então, em conflito com as ideias de ideologia, as aceitar sem revolta, as condições que o destino nos proporciona.
REFERÊNCIAS
Glamour Literário, Poema de Manoel Bandeira – Vou-me embora pra Pasárgada. Disponível em: < http://glamourliterario.blogspot.com.br/2010/07/analise-critica-vou-me-embora-pra.html > Acesso em 15 de setembro de 2016.
Globo Educação, Ideologia. Disponível em: < http://educacao.globo.com/sociologia/assunto/conflitos-e-vida-em-sociedade/ideologia.html > Acesso em 17 de setembro de 2016.
Sua Pesquisa, Ideologia. Disponível em: < http://www.suapesquisa.com/o_que_e/ideologia.htm > Acesso em 15 de setembro de 2016.

Continue navegando