Buscar

QUAIS SÃO AS MAIORES NECESSIDADES DA COMUNIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUAIS SÃO AS MAIORES NECESSIDADES DA COMUNIDADE?
	Com o objetivo de analisar os pontos fortes e pontos fracos da comunidade brasileira faremos um breve diagnóstico para conhecer os seus problemas sociais.
	Não é novidade pra ninguém que o mundo em que vivemos passa por uma grande crise, e pior, esta crise está presente em praticamente todos os segmentos. Existem inúmeros problemas como falta de moradia, saneamento básico, atendimento precário em saúde, pequena oferta de empregos e com baixa remuneração, tudo isso acaba refletindo na população de uma determinada região, fazendo com que a mesma sinta o descaso em sua forma mais brutal: a pobreza.
	As autoridades precisam se conscientizar que a partir do momento em que foram eleitas pelo voto direto, na mais ampla forma de democracia, precisam corresponder a esta expectativa. Não podemos fugir de uma realidade que insiste em fabricar os chamados “políticos bonzinhos” e que só se lembram da população na hora do voto, entretanto, cabe ao eleitor pesquisar a vida pregressa desses postulantes aos mais diversos cargos públicos e votar de acordo com a sua consciência. 
	Ainda sobre as carências da comunidade, é importante ressaltar que por muitas vezes, as necessidades não se restringem somente aos bens materiais. Muitos destes que vivem nas periferias das grandes cidades e porque não dizer, em pequenas vilas, são as vítimas de uma grande falta de estrutura familiar. Geralmente são filhos de pais separados, ou ainda, criados por avós e desta maneira, os verdadeiros responsáveis por seus filhos acabam delegando o papel da presença e da figura paterna/materna a um terceiro. Em algumas oportunidades, isso também é delegado à Escola, porém, a carência permanece porque a Escola é responsável por outro segmento no que se refere à educação de uma criança. Muitos jovens acabam gerando vidas de forma prematura e sem o devido preparo físico e emocional para tanto. Por isso que hoje em dia é freqüente a ocorrência de gravidez precoce e o surgimento de mães adolescentes, solteiras e sem o mínimo suficiente para dar o sustento ao seu filho. Igrejas até se esforçam para melhorar a auto-estima dessa gente e seu trabalho deve ser reconhecido, porém, por mais que estas entidades procurem colocar a fé como uma válvula de escape para essas pessoas, nem sempre o processo se torna eficaz.
	A pobreza como um todo é resultado de políticas públicas ineficientes e incapazes de dar fim a desigualdade social. Dificilmente a população de baixa renda poderá desfrutar dos altíssimos impostos cobrados pelo Governo se esses recursos não forem melhor administrados e canalizados para quem realmente precisa de assistência do Poder Público. A população carente necessita cada vez mais de atitudes positivas a seu favor e necessita cada vez menos daqueles discursos demagógicos realizados nos palanques eleitorais. É hora de mudar os rumos dessa Nação. Não é preciso ser um “expert” em Sociologia ou outra ciência qualquer para perceber quais são as verdadeiras necessidades da comunidade brasileira, principalmente das camadas mais humildes. Quem produz alimentos precisa ser valorizado, quem levanta de madrugada e vai à luta precisa ter melhores salários, as famílias precisam de moradia digna com água tratada e energia elétrica acessível. Não é admissível que em um País rico como o Brasil exista tamanha desigualdade social. Sinceramente... o que a comunidade não necessita é a corrupção praticada tão desavergonhada e tão descaradamente. O povo brasileiro agradece e até que todas essas mazelas tenham fim continuará sonhando com um futuro melhor.

Continue navegando