A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Turismo Rural slides

Pré-visualização | Página 1 de 1

Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu-Uniguaçu
Turismo Rural
O turismo integrado aos arranjos produtivos locais agrega renda, gera postos de trabalho e melhora as condições de vida das populações e dos municípios ligados à atividade rural.
Definição de Turismo Rural adotada pelo Ministério do Turismo
“Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. 
O Turismo é uma importante atividade econômica na maioria dos países ao redor do mundo. Com o aquecimento da economia mundial nos últimos anos, verificou-se que o fluxo internacional de turistas vem crescendo significativamente. O setor movimenta, em receitas cambiais algo em torno de US$ 919 bilhões, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) 
Histórico
O turismo rural não é um fenômeno novo no Brasil, o interesse crescente pelas atividades recreativas no meio já se manifestava no século XIX, na Europa. Esse crescimento no país é originário das classes média e alta que atribuem grande importância aos valores e identidade cultural locais e, ao mesmo tempo, possibilidade de desenvolvimento econômico regional.
Surgido como uma prática capaz de promover a sociabilidade, a integração entre o rural e o urbano e a transformação socioeconômica, contribuindo para aliviar a pobreza no campo, sem descaracterizar a paisagem e a identidade da população local, o Turismo Rural passa a ser enaltecido em estudos e pelos governos.
No Brasil, o início do Turismo Rural como atividade econômica está relacionado ao município de Lages, em Santa Catarina, onde teriam surgido em 1986 as primeiras propriedades rurais abertas à visitação.
Representação do Turismo Rural
O agroturismo “desenvolve-se integrado a uma propriedade rural ativa, [...] como forma complementar de atividades e de renda; pressupõe o contato direto do turista com o meio rural, alojamento na propriedade e possibilidade de participar de atividades rotineiras”.25 Caracteriza-se, portanto, por uma interação efetiva entre turista e atividades agrícolas.
Muitos moradores urbanos viajam com o intuito de reencontrar suas raízes, interagir com a comunidade local, participar de suas festas tradicionais, desfrutar da hospitalidade e do aconchego nas propriedades, conhecer o patrimônio histórico e natural no meio rural, conviver com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior, vivenciar novas experiências, buscar novos conhecimentos, saberes, descansar física e mentalmente, fugir da rotina da vida urbana e adquirir produtos típicos. 
 O Turismo Rural propicia o contato direto do consumidor com o produtor rural que, além de vender serviços de hospedagem, alimentação e entretenimento, pode comercializar produtos in natura (frutas, ovos, verduras) ou beneficiados (compotas, queijos, artesanato) aos visitantes. Dessa maneira, o produtor incrementa a sua renda e o turista tem acesso a produtos de qualidade e acessíveis.
Estabelecimentos no Turismo, segundo as Regiões Turísticas, Paraná 2006/2012
 Fonte: IPARDES, 2013. 
O turismo deve ser tratado como um instrumento capaz de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e o seu desenvolvimento está condicionado à sua inserção em um contexto que reforce e privilegie os valores éticos, econômicos e culturais dos agricultores familiares.
O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural EMATER-PR se insere no debate em âmbito nacional, como parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, PRONAF, o qual desde 2003 contempla as atividades do turismo como uma importante estratégia para o desenvolvimento local e inclusão social.
A SEAB é membro efetivo do Conselho do Turismo do Paraná, o qual se vincula diretamente ao Secretário de Estado do Turismo e busca auxiliar na formulação, no acompanhamento e na avaliação dos planos, programas, projetos e atividades derivados da Política Estadual de Turismo. Dentro do conselho a SEAB participa ativamente da Câmara Temática de Segmentação do Turismo, que, através de discussão e produção técnica, procura planejar, organizar e desenvolver o segmento de Turismo Rural no Paraná, o qual é prioritário para o Estado. 
O Paraná lançou o Calendário 2008 de Caminhadas na Natureza compreendendo inicialmente 20 circuitos. Os números do projeto surpreenderam , sendo que ao final do ano de 2010, cerca de 31 mil pessoas caminharam e beneficiaram 1200 famílias rurais demonstrando o potencial do projeto para a geração complementar de renda às comunidades locais, destacando o turismo como modalidade alternativa para a comercialização direta dos produtos agroindustriais e o fortalecimento da agricultura familiar.
Objetivos do Projeto
Ser um turismo ambientalmente correto e socialmente justo;
Oferecer produtos locais;
Valorizar e resgatar o artesanato regional, a cultura local e os eventos típicos do meio rural;
Incentivar a diversificação da produção e propiciar a comercialização direta dos produtos;
Contribuir para a revitalização do território rural e para o resgate e manutenção da auto-estima dos agricultores familiares;
Ser complementar às demais atividades da unidade de produção familiar;
Proporcionar a convivência entre os visitantes e a família rural;
Estimular o desenvolvimento da agroecologia;
Desenvolver o associativismo no território.
 Caminhada em Ivaiporã Caminhada em Tijucas do Sul
Desafios
o Turismo Rural requer superar alguns obstáculos como precariedade de infraestrutura no meio rural, baixa qualificação profissional, falta de preparo de agências e operadoras para lidar com o segmento, falta de legislações e regulamentação específicas.
Resort das Araucárias
Referencias 
http://www.emater.pr.gov.br/
http://www.ibge.gov.br/
http://www.armazemdeturismorural.tur.br/
http://revistagloborural.globo.com/

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.