Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	¿(...) o mais notável efeito da divisão do trabalho não é aumentar o rendimento das funções divididas, mas torná-las solidárias. Seu papel, em todos esses casos, não é simplesmente embelezar ou melhorar sociedades existentes, mas tornar possíveis as que, sem elas, não existiriam. (...) É possível que a utilidade econômica da divisão do trabalho tenha algo a ver com esse resultado, mas, em todo caso, ele supera infinitamente a esfera dos interesses puramente econômicos, pois consiste no estabelecimento de uma ordem social e moral sui generis¿. (DURKHEIM, É. Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 30.) Considerando a abordagem de Durkheim, podemos afirmar que a divisão do trabalho:
		
	
	tem função essencialmente econômica, possibilitando a existência da solidariedade social.
	
	atua de forma a unir as pessoas em busca do bem comum social.
	
	permite o desenvolvimento da individualidade, tornando os indivíduos mais independentes.
	 
	cumpre uma função essencial para a sociedade, que é gerar coesão social.
	
	está relacionada à melhora nas condições de vida nas sociedades industriais.
		
	
	
	 2a Questão
	
	Identifique o fenômeno considerado como precursor da Sociologia.
		
	
	A Revolução Francesa (1789 a 1899) proporcionando um período de paz e prosperidade à sociedade francesa ao acomodar os interesses da nobreza, burguesia e classe operária.
	 
	O aperfeiçoamento dos métodos produtivos, a concentração de terras e dos meios de produção aliado ao crescente contingente humano que passa de camponeses e artesões a trabalhadores assalariados.
	
	A Revolução Industrial (1760 a 1840) na Inglaterra trazendo prosperidade social ao incorporar mulheres e crianças à força de trabalho.
	
	O surgimento da máquina a vapor aliado ao fato dos indivíduos serem considerados indolentes e preguiçosos.
	
	A revolução Russa (1917) com a derrubada do regime czarista de Nicolau II e implantação do regime comunista.
		
	
	
	 3a Questão
	
	Durante o século XIX o positivismo se tornou um paradigma e foi de acordo com este modelo que Durkheim construiu um método para a Sociologia. Sobre este aspecto assinale a única alternativa correta:
		
	
	Durkheim procurou desenvolver uma teoria sociológica que pudesse incorporar a capacidade intuitiva e interpretativa do cientista social;
	
	A sujetividade e a neutralidade eram princípios fundamentais da teoria de Durkheim;
	
	A experiência de vida pessoal dos sociólogos pode ser considerada como um fator positivo na análise dos fatos sociais.
	 
	O tratamento dos fatos sociais como "coisa" exemplifica o compromisso com o positivismo;
	
	A sua teoria tem influências da filosofia antiga, pois a ciência da sociologia nasce com a filosofia de Platão e Aristóteles;
		
	
	
	 4a Questão
	
	Assinale a resposta verdadeira sobre o surgimento da Sociologia
		
	
	O aparecimento da Sociologia significou que questões sobre as relações entre os homens e seus bens deixaram de ser objeto de preocupação, já que a religiosidade era o que mais interessava na época.
	 
	A Sociologia passou a ser fundamental pois estuda ¿gente¿ e a sociedade atual necessita entender de ¿gente¿ para crescer e se estabelecer.
	
	Com a Sociologia o conhecimento ficou apenas no âmbito da Ciência, mas também passou a fazer parte do dia a dia do cidadão comum.
	
	Com a sociologia passou a ser necessário um afastamento provisório do conhecimento, experimentação desenvolvimento mitológico e comprovação do que vinha sendo debatido entre os pensadores.
	
	A Sociologia passou a ser fundamental, pois estuda ¿gente¿ e a sociedade atual não necessita entender de ¿gente¿ para crescer e se estabelecer.
		
	
	
	 5a Questão
	
	Émile Durkheim propõe o conceito de Consciência Coletiva para se referir ao conjunto das maneiras de pensar e agir que está acima das vontades e opiniões individuais e que se impõe a todos produzindo a coesão social necessária para garantir continuidade ao processo de evolução natural por que passam todas as sociedades. O autor entende que o nível de coerção exercido pela consciência coletiva pode variar, sendo que:
		
	
	É menor quanto maior for o nível de divisão social do trabalho, já que os indivíduos tenderão a regular suas vidas correspondendo a pressões que passam a ocorrer no campo do trabalho.
	 
	É maior quando o nível de divisão social do trabalho é pequeno, levando os indivíduos a uma maior autonomia no grupo social.
	
	É menor quanto maior for o nível de desenvolvimento material de uma sociedade, uma vez que os indivíduos necessitarão buscar formas de superar o baixo nível coesão social.
	
	É maior em sociedades capitalistas desenvolvidas, onde a divisão do trabalho social é ampla, de forma que os indivíduos se sentem pouco propensos a se submeterem a regras que não sejam democráticas.
	 
	É maior em sociedades pré-capitalistas nas quais as regras de convivência social são garantidas pelo peso da tradição, da religião e da moralidade imposta pela família.

Continue navegando