Buscar

A ESCOLA POSITIVISTA- POWER POINT (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A ESCOLA POSITIVISTA
PROFA: JULIANA ZAVIERUCHA
DISCIPLINA: CRIMINOLOGIA
O Positivismo surgiu na França, no século XIX. Os principais representantes desta escola foram Cesare Lombroso, Enrico Ferri e Rafael Garófalo. Lombroso é considerado o pai da criminologia contemporânea.
O ponto de partida desta escola é a oposição clara sobre o método lógico-dedutivo que ignorava a observação empírica ( estudo do crime). O positivismo tem como principal objetivo analisar as causas do crime e compreender o comportamento infrator do autor do crime.
O positivismo também era contra o pensamento clássico na questão do livre arbítrio do ser humano que assumia uma liberdade da vontade que não deixava espaço para futuras investigações nem esforços para combater o crime.
 CRIME NA VISÃO POSITIVISTA.
Os positivistas sustentavam que o delinquente se revelava automaticamente em suas ações e que poderia ser motivados, impulsionados por forças psíquicas que ele mesmo não tinha consciência. O crime para os positivistas era visto como fenômeno natural e social, produto dos fatores biopsicossociais.
 TEORIA DE LOMBROSO
O ponto de partida da teoria de Lombroso proveio de pesquisas craniométricas de criminosos, abrangendo fatores anatômicos, fisiológicos e mentais. 
Sua teoria do delinquente nato foi formulada com base em resultados de mais de quatrocentas autópsias de delinquentes e seis mil análises de delinquentes vivos; e o atavismo que, conforme o seu ponto de vista, caracteriza o tipo criminoso – ao que parece – contou com o estudo minucioso de vinte e cinco mil reclusos de prisões europeias.
 O ATAVISMO
Lombroso apontava as seguintes características corporais do homem delinquente: protuberância occipital, órbitas grandes, testa fugidia, arcos superciliares excessivos, lados ósseo do rosto saliente, prognatismo inferior, nariz torcido, lábios grossos, arcada dentária defeituosa, braços excessivamente longos, mãos grandes, anomalias dos órgãos sexuais, orelhas grandes e separadas, polidactia. 
 
 AS CARACTERÍSTICAS PSÍQUICAS
As características psíquicas, segundo o autor, são: insensibilidade à dor, tendência a tatuagem, cinismo, vaidade, crueldade, falta de senso moral, preguiça excessiva, caráter impulsivo.
 CESARE LOMBROSO
Para Lombroso as causas que desencadeiam um indivíduo a cometer um crime são puramente orgânicas e genética. Para esse autor não existe nenhum crime que encontre sua raiz em múltiplas causas. Incluindo fatores ambientais e sociais, como clima, abuso de bebidas alcoólicas, educação, profissão.
 TEORIA DE ENRICO FERRI
 
 Argumenta que o crime é resultado da contribuição de diversos fatores: individuais, físicos, sociais, constituição orgânica, psíquica, características pessoais como raça, sexo, idade, estado civil, fatores físicos ( temperatura do ambiente), fatores sociais 
 (família, moral, religião, população)... Entende que a criminalidade é um fenômeno social e individual.
OS TIPOS DE DELINQUENTES
Enrico Ferri classificou o delinquente em cinco tipos;
O nato:  é o tipo instintivo de criminoso descrito por Lombroso com estigmas de degeneração. Tal tipo apresenta a completa atrofia do senso moral.
 O louco: seria não só alienado mental, como também os semi-loucos, matóides e os fronteiriços.
 TEORIA DE FERRI
O ocasional: aquele que eventualmente comete crime. 
O habitual: é o reincidente, faz do crime sua profissão. 
 O criminoso passional: é caracterizado pela superexcitação nervosa, sofre no dizer de Ferri uma autêntica tempestade psíquica, pratica a ação delituosa; pela notoriedade e quase sempre, pelo arrependimento imediato o que o leva geralmente ao suicídio imediato. 
Rafael Garófalo foi o criador do termo Criminologia e construiu a tríplice preocupação pois para ele a Criminologia é a ciência da criminalidade, do delito e da pena. Elaborou sua concepção de delito natural partindo da ideia lombrosiana do criminoso nato. foi um advogado e criminologista italiano , representante do positivismo criminológico.
Para Garófalo, o delinquente típico é um ser a quem falta qualquer altruísmo, destituído de qualquer benevolência e piedade. Três categorias de criminosos: assassinos; violentos ou enérgicos; e neurastênicos. 
Ainda acrescentou um quatro grupo, o daqueles que cometem crimes contra os costumes, aos quais chamou de criminosos cínicos.( imprudente, desdém absoluto das conveniências sociais.)
Garófalo era um defensor da pena de morte sem qualquer comiseração. 
 Os dois ramos da Criminologia
Criminologia clínica: método indutivo, particular, análise de casos individuais, experimental.
Criminologia Geral: método dedutivo, estatístico, dados mais concretos, buscas de provas, evidências, fatos.
 BIBLIOGRAFIA
MOLINA Antonio e GOMES Flávio: Criminologia. Ed Revistas dos Tribunais, 2008.
MAÍLO Serrano Afonso: Introdução à Criminologia. Ed Revistas dos tribunais, 2004.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais