Buscar

ESCOLAS PENAIS-

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLAS PENAIS; CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO.
Prof Juliana Zavierucha
TEORIA ABSOLUTA DA PENA
É a ideia de que a pena é um mal que se impõe à alguém. Uma ideia de castigo, escolhe-se uma pena que corresponda à proporcionalidade da conduta do agente. 
TEORIA RELATIVA DA PENA
 O objetivo é a prevenção:
Por intimidação- prevenção geral: foca na comunidade.(Mostrar à sociedade o que ocorre quando comete um crime: pena)
Reabilitação- prevenção especial: foca no indivíduo infrator, ajudando-o na ressocialização para que evite a reincidência.
TEORIA MISTA DA PENA
Fundiu-se as duas teorias, ou seja a pena é retributiva, tem seu aspecto moral, mas sua finalidade não é apenas a prevenção, mas também um misto de correção e educação. Para Pelegrino Rossi, a pena deve conservar seu caráter tradicional, porém ouras medidas podem ser adotadas aos autores dos crimes, tendo em vista a periculosidade a inimputabilidade , entre outros.
ESCOLA DA DEFESA SOCIAL
Teoria ressocializadora: uma perspectiva moderna sobre a finalidade da pena, cujo objetivo é a reabilitação e que seja possível ao condenado tratamento após o estudo de sua personalidade. ( Miguel Reale Junior)
APLICAÇÃO DA LEI PENAL
 O princípio da Execução Penal é fazer com que as penas e as medidas de segurança realizem a proteção dos bens jurídicos e a reincorporação do agente infrator à sociedade. É certo que a personalização da pena são garantias criminais impostas pela ciência e pela técnica, assegurando ao delinquente o tratamento mais justo possível.
Conceitos, Características e Classificação das Penas
Para Soller: ‘’ a pena é uma sanção aflitiva imposta pelo Estado, através da ação penal, ao autor de uma infração penal, como retribuição de seu ato ilícito, consistente na diminuição de um bem jurídico e o cujo fim é evitar novos delitos’’ .
FONTE DO DIREITO PENAL
A lei penal é a única fonte do Direito Penal. Ela deve ser precisa e clara. Compõe-se de duas partes:
O comando principal ou preceito primário: Ex: matar alguém ( preceito primário). 
Pena, reclusão: de seis a vinte anos
( preceito secundário).
Da conjugação dessas duas partes da lei Penal surge a proibição: ‘’é proibido matar’’. 
É uma conduta criminosa em sentido estrito é uma lei incriminadora, sujeita a sanções penais.
Princípio da legalidade: Art 1 CP.
1 CARACTERÍSTICAS
A Pena precisa ter algumas características: 
 Legalidade ( artigo 1 do C.P): Não Há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal.
Personalidade: Nenhuma pena passará da pessoa do condenado. ( impor a terceiros a pena). Art 5 da C.F
2 CARACTERÍSTICAS
Proporcionalidade: cada crime deve ser reprimido com uma sanção proporcional ao mal por ele caudado. A Constituição Federal e O Código Penal determina que: ‘’a lei regulará a individualização da pena: antecedentes, à conduta social, a personalidade do agente( art 59), a reincidência (art.61).
3 CARACTERÍSTICAS
A lei deve ser inderrogável: praticado o delito, a imposição deve ser certa e a pena cumprida. Tal caráter também é suavizado em várias ações, conforme a lei penal. São os casos de suspensão condicional, livramento condicional, perdão judicial, extinção da punibilidade etc.
CARACTERES DA LEI
A Lei Penal é :
Exclusiva- somente ela pode definir crimes e cominar sanções.
Imperativa- se violar o preceito primário acarreta pena.
Geral- é destina à todos
Impessoal- não se refere à pessoas determinadas.
Sistema Penitenciário
Existem três sistemas:
Filadelfia: isolamento absoluto, passeio dentro de um pátio circular, sem direito a visitas, incentiva a leitura da bíblia.
Sistema Auburniano: exigência é o absoluto silencio entre os presos, reclusão noturna e trabalho nas celas e em grupo.
Sistema Penitenciário
Sistema Progressivo ou Inglês:
 Surgiu na Inglaterra, leva-se em conta o bom comportamento e o aproveitamento do preso na prisão , demonstrados pela conduta adequada e pelo trabalho.
AS PENAS NA LEI N 7.209/84
O artigo 32 do Código Penal declara que as Espécies de penas são:
I Privativas de liberdade
II Restritivas de Direito
III Multa
I PRIVATIVA DE LIBERDADE
 Pode-se dizer que é uma prisão simples, em regime fechado (Art 33) semi-aberta ou aberta (Art. 35 e 36 C.P). Emanuel Pedro Pimentel afirma:
‘’ a prisão precisa ser mantida, para servir como recolhimento inicial dos condenados que não tem condições de ser tratados em liberdade.’’
 PRIVADA DE LIBERDADE- Reclusão e Detenção
Art 33 A pena deve ser cumprida em regime fechado, semi- aberto ou aberto.
Regime semi-aberto- art 35: o condenado fica sujeito a trabalho em comum durante o periodo diurno, em colônia agrícula, industrial ou estabelecimento similar.
Obs; Uma lei que não atende aos anseios da ressociaização.
ARTIGO 36
Regime aberto Art 36; baseia-se na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado, este deverá fora do estabelecimento e sem vigilância, trabalhar, frequentar curso ou exercer outra atividade autorizada, permanecendo recolhido durante o período noturno e nos dias de folga.
II PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO.
Art 43: As penas restritivas de direito são:
Prestação pecuniária:
 Perdas de bens de valores
Prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas.
Interdição temporária de direitos
Limitação de fim de semana.
PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO 
Prestação pecuniária consiste no pagamento em dinheiro à vítima, a seus dependentes ou a entidade pública ou privada com destinação social, de importância fixada pelo juiz, não inferior a um salário mínimo nem superior a 360 salários mínimos. 
Perda de bens de valores pertencentes aos condenados ocorrerá, ressalvada a legislação especial, em favor do Fundo Penitenciário Nacional, e seu valor terá como teto o que for maior, o montante do prejuízo causado ou do lucro obtido pelo agente ou por terceiro, em consequência da prática do crime
Prestação de serviço à comunidade ou a entidades pública consiste na atribuição de tarefas gratuitas ao condenado. A prestação de serviço à comunidade dar-se-á em entidades assistenciais, hospitais, escolas, orfanatos e outros estabelecimentos em programas comunitários ou estatais. (art 46)
Interdição temporária de direitos são:
 Proibição do exercício de cargo, da funcão, atividade pública; proibição do exercício da profissão; suspensão de autorização ou habilitação para dirigir veículo; proibição de frequentar determinados lugares ( art 47)
 Limitação de fim de semana consiste na obrigação de permanecer, aos sábados e domingos, por 5 (cinco) horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado.
 Durante a permanência, poderão ser ministrados ao condenado cursos e palestras ou atividades educativas.(art48)
III MULTA
Art.49 A pena de multa consiste no pagamento ao fundo peniteciário da quantia fixada na sentença e calculada em dias de multa. Será no mínimo 10 (dez) e no máximo 360 (trezentos e sessenta) dias-multa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando