Buscar

PROJETO UBERTI

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES- CAMPUS DE SANTO ÂNGELO
DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE
EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
	ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER
UBERTI JESUS OCAMPOS MESSINA
MATH POINT
SACANDO PARA O FUTURO
PROJETO SOCIAL DE VOLEIBOL - ELETROSUL
Acadêmicos: Cláudia Elizandra Lemke;
Letícia Ulmann;
Sidinei Both Hammes;
Roberto Pinheiro Machado;
SANTO ÂNGELO, SETEMBRO DE 2013.
NOME DO PROJETO: MATH POINT – SACANDO PARA O FUTURO
NOME DA ORGANIZAÇÃO DO PROPOENTE: FURI- FUNDAÇÃO REGIONAL INTEGRADA
APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DO PROPOENTE
	A FURI (Fundação Regional Integrada) com sede e foro em Santo Ângelo, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, de natureza comunitária fundada no dia 26 de maio de 1979, que objetiva o desenvolvimento regional através da educação que tem como finalidade manter a URI (Universidade Regional Intergrada do Alto Uruguai e das Missões) além de desenvolver ações conjuntas com a comunidade para as áreas da cultura, esporte, saúde e assistência social.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
	O projeto “Sacando” o futuro objetiva a implantação de 05 núcleos esportivos em 5 diferentes regiões do município de Santo Ângelo, onde cada núcleo atenda 50 crianças e/ou adolescentes (7 a 15 anos de idade) em cada turno (manhã e tarde) com o desenvolvimento do Voleibol de acordo com a faixa etária e necessidades motoras dos participantes, sendo que o programa funcionará em turno inverso a escola, sendo que visa a participação de 500 indivíduos, sendo 100 para cada núcleo dividindo-se em 50 pelo turno da manhã e 50 para o turno da tarde. Os cinco núcleos estarão dispostos nas seguintes unidades:
Núcleo Bairro Garibaldi Carrera Machado ( Indubras)
Núcleo Bairro Olavo Reis – abrangendo os Bairros Olavo Reis, Missões, São Carlos e Padoim.
Núcleo Bairro Aliança - abrangendo os Bairros Aliança, São Pedro, Maria Ritter e Pascotini.
Núcleo Bairro São João – abrangendo o Bairro São João, Moscom, Santo Antonio e Boa Esperança.
Núcleo Bairro Sepé/Harmonia - abrangendo os Bairros Sepé, Harmonia, União e Centro Sul.
	As atividades serão realizadas no turno inverso da escola, e serão acompanhadas por estagiários de Educação Física (02 por núcleo) e professor de Educação Física (01 por núcleo) que coordenará as atividades,os alunos participantes serão divididos em categorias como Iniciantes ( 7-8 anos); Iniciantes teen (9-10 anos); Intermediário (11-12 anos); Avançado (13-15 anos); O projeto além do trabalho social, prevê a evolução dos alunos onde a longo prazo possa ocorrer a formação de futuros atletas através da implantação das categorias de base e equipe de rendimento futuras.
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
	O projeto favorece a descentralização das atividades de esporte e lazer, e objetiva preencher o tempo ocioso de crianças e adolescentes, além do envolvimento e aprendizagem das especificidades do Voleibol, onde também busca desenvolver as relações interpessoais e a sociabilidade dos seus participantes. Ele será levado para dentro dos bairros ampliando a oferta de atividades que envolvam a população em geral utilizando assim os espaços disponíveis para a prática em locais já existentes, ainda ressalta que a manutenção e recuperação das instalações e equipamentos de lazer existentes podem ser feitas mediante ação conjunta com a comunidade e com órgãos públicos e privados que atuam no local, visando otimizar os recursos físicos e materiais existentes em cada comunidade. A implantação do Programa nos bairros trará uma transformação nas comunidades que o abrangeram, isso em dos valores e virtudes empregados através do esporte, tornando assim os frequentadores do programa sociáveis, participativos e com maiores oportunidades.
OBJETIVO GERAL
	Democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte Voleibol como instrumento educacional, visando o desenvolvimento de crianças e adolescentes carentes dos bairros do Município de Santo Ângelo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
	- Oportunizar a inclusão e integração sociais através da prática desportiva do Voleibol assistida e dirigida de qualidade;
	- Ensinar às crianças e adolescentes, entre sete e quinze anos, das redes municipal, estadual e privada, o desenvolvimento da modalidade de voleibol, baseadas em modelo pedagógico que preza tanto a formação de cidadãos como o surgimento de futuros atletas;
	- Fortalecer a figura do educador físico e reforçar seu papel como educador social;
	-Implantar núcleos educacionais do Projeto Math Point Sacando para o Futuro Esporte visando atender 500 beneficiados no município de Santo Ângelo; 
		-Promover a difusão do conhecimento e conteúdos do esporte, oferecendo prática esportiva de qualidade com ações para o desenvolvimento humano, em busca de qualidade de vida; inclusão educacional e social;
		-Buscar através da prática esportiva auxilio para a erradicação do trabalho infantil e a drogadição do município de Santo Ângelo em crianças e adolescentes;
METODOLOGIA UTILIZADA
	Ao planejar uma política de esporte, a principal diretriz que o município tem em mente é que ela contemple o princípio da valorização individual e da participação espontânea, com incentivo à criatividade e busca de ocupação do tempo disponível. 
As atividades devem ser tratadas sob ótica interdisciplinar, atendendo todas as manifestações culturais do esporte: físico-esportivas, intelectuais, sociais e turísticas, sob seqüência permanente: tais como: escolinhas de iniciação, e de aperfeiçoamento, que se configuram como base para o desenvolvimento de atividades de esporte e lazer; de apoio que incentivam e sustentam as atividades permanentes, e se traduzem em oficinas e cursos de curta duração, pequenos torneios, campeonatos, jogos, mostras, festivais e concursos, etc; e de impacto e eventos especiais, que mobilizam grande parcela da sociedade e são experiências lúdicas. Também é preciso planejar estas atividades, procurando consolidar positivamente as relações existentes entre o esporte o lazer. Outra medida possível é transformar as próprias práticas esportivas em eventos turísticos, promovendo campeonatos, torneios e jogos.
	Um ponto que merece ser considerado é a utilização de estratégias e metodologias de ação comunitária, como forma de viabilizar a descentralização das ações e a ampliação da oferta de atividades, proporcionando o acesso da população à prática desportiva, com vistas ao desenvolvimento pessoal e social do cidadão. Sob este ponto de vista, é possível um duplo entendimento das ações de lazer: como veículo e objeto de educação, propondo de um lado ações de educação para o lazer esportivo.
	Considerando que as pessoas envolvidas com estas atividades deverão estar muito bem preparadas, o governo municipal estabelecerá um plano de capacitação e reciclagem de recursos humanos que leve em conta a sensibilização e conscientização de todos os membros das equipes envolvidas; o treinamento e reciclagem dos profissionais que gerenciarão as ações; e a formação e capacitação de monitores e agentes sócio-recreativos voluntários que poderão atuar como multiplicadores de ações junto às comunidades.
AVALIAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO
	O Projeto será acompanhado e avaliado pela Coordenação do Programa através de visitas no local, relatórios de acompanhamento, fichas de acompanhamento e auto- avaliação, entrevistas com alunos, pais, professores, diretores e membros da comunidade, verificando o desenvolvimento das atividades a partir dos objetivos propostos. 
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS/IMPACTOS
AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE
	Esse projeto contribuirá para o desenvolvimento social das comunidades, sendo assim, de suma importância a participação e comprometimento do governo municipal. Haverá diálogos frequentes entre a organização e o governo, para discutir sobre as necessidades que abrangem o projeto. O projeto será divulgado através de meios de comunicação e parceiros,para atrair mais participantes para o Projeto. 
PARCERIAS E ALIANÇAS
-Brigada Militar;
- CSU (Centro Social Urbano);
- Núcleos Comunitários;
-URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões);
- Secretaria Municipal de Turismo e Esportes de Santo Ângelo;
- Promotoria da Infância e Juventude;
-Conselho Tutelar;
-Escolas Municipais e Estaduais do município;
EQUIPE TÉCNICA
	Os recursos humanos que serão contratados para desenvolver atividades junto aos núcleos do projeto, passarão por um processo de inscrição e seleção amplamente divulgado pelos meios de comunicação local. Os contratos serão por tempo determinado, conforme legislação vigente. 
	O Coordenador Geral do Projeto será contratado atendendo a disponibilidade de 40 horas semanais pelo período de 24 meses, da vigência do projeto.
- Coordenador Geral - 40h 
	-Profissional de Ensino Superior da Área de Educação Física;
	- Implementar, supervisionar, monitorar e avaliar o Projeto;
	-Planejar e organizar com os Professores de Núcleo, as atividades fundamentais ao bom funcionamento do projeto;
	- Distribuir de forma adequada o material esportivo;
	-Promover reuniões periódicas com os Professores de Núcleo, a fim de acompanhar de forma permanente o desenvolvimento do projeto;
	-Propor atividades extras que possam enriquecer o projeto;
	-Analisar os relatórios apresentados pelos Professores de Núcleo, de forma a identificar os problemas e a corrigir rumos durante a execução do convênio e ainda visando organizar a informação a respeito do desenvolvimento do Projeto;
	-Assegurar que os objetivos do projeto sejam atingidos, através do monitoramento e da avaliação;
- Professor de Núcleo – 20 h 
	-Ser professor de Educação Física;
	- Planejar coletivamente, preparar e ministrar as atividades desenvolvidas junto aos beneficiados, conforme Proposta Pedagógica;
	-Acompanhar e avaliar o trabalho dos Monitores que atuam no núcleo sob sua responsabilidade e coordenação;
	-Acompanhar o desempenho das atividades dos membros da equipe, mantendo suas atuações padronizadas, harmônicas e coerentes com os princípios estabelecidos no Projeto;
	-Planejar e desenvolver mensalmente, juntamente com o(s) Monitor (es), as atividades que estarão sob sua responsabilidade e supervisão;
	- Supervisionar o controle diário das atividades desenvolvidas no núcleo;
- Estagiários de Educação Física - 20h –
	- Acadêmicos do Curso de Educação Física;
	- Desenvolver juntamente com o Professor de Núcleo o planejamento semanal e mensal das atividades esportivas e complementares, de forma a organizar e desenvolver as atividades relativas ao ensino e ao funcionamento do núcleo, levando-o à consideração da Coordenação Geral;
	-Responsabilizar-se, juntamente com a Coordenação do Núcleo, pela segurança dos beneficiados durante o desenvolvimento das atividades;
	-Assessorar e apoiar os Coordenadores de Núcleo e/ou Instrutores, no desempenho de suas atividades e serviços relativos ao núcleo;
	-Desenvolver as atividades esportivas e complementares previstas nos planos de aula,sistematicamente nos dias e horários estabelecidos; 
COMUNICAÇÃO
	A população deverá se envolver no projeto através de voluntariado e de divulgação que a princípio será feita por meio de panfletos, rádios locais, jornais e redes sociais (Facebook, Twitter...) 
CRONOGRAMA SEMANAL
	
	TERÇA
	QUARTA
	QUINTA
	8h30 – 9h20
	
	T2
	T1
	T1
	
	T2
	T1
	
	T2
	9h20- 9h40 
	Lanche
	9h40- 10h40
	T2
	T1
	
	T2
	T1
	
	T2
	T1
	
	10h40- 11h30
	T1
	-
	T2 
	
	T2
	T1
	
	T2
	T1
	
	TERÇA
	QUARTA
	QUINTA
	13h30-14h20
	
	T2
	T1
	T1
	
	T2
	T1
	
	T2
	14h20-14h40
	Lanche
	14h40-15h40
	T2
	T1
	
	T2
	T1
	
	T2
	T1
	
	15h40-16h30
	T1
	-
	T2 
	
	T2
	T1
	
	T2
	T1
ORÇAMENTO DO PROJETO
	
	RECEITA
	DESPESA
	Eletrosul
	100.000,00
	
	FURI
	130.000,00
	
	PREFEITURA AS
	20.000,00
	
	Uniformes
	
	55.000,00
	Alimentação
	
	68.000,00
	Materiais (bolas, cones, medicamentos...)
	
	33.000,00
	Treinamento de curta duração para voluntários, cozinheiros e monitores
	
	30.000,00
	Professores e outros profissionais
	
	64.000,00
	TOTAL
	250.000,00
	250.000,00
Aquisição de Material Esportivo: 
	ITEM
	UNIDADE
	QUANTIDADE
	BOLA DE VOLEI OFICIAL 
	UN
	36
	BOLA DE VOLEI OFICIAL INFANTIL
	UN
	36
	BOLA DE VOLEI OFICIAL MIRIM
	UN
	60
	REDE DE VOLEI
	UN
	06
	CONE MÉDIO
	UN
	60
	CONE GRANDE
	UN
	60
	BOMBA DE ENCHER BOLA
	UN
	12
	BAMBOLÊ
	UN
	90
	SACO PARA TRANSORTAR MATERIAL ESPORTIVO
	UN
	12
UNIFORMES:
	ITEM
	UNIDADE
	QUANTIDADE
	CAMISETA (03 POR BENEFICIADO)
	UN
	1800
	BERMUDA (01 POR BENEFICIADO)
	UN
	600
	CAMISETA PROFISSIONAL DE EDUCAÇAO FÍSICA OU ESPORTE
	UN
	18
	CAMISETA ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
	UN
	18
RECURSOS HUMANOS – PRÓLABORE
	Especificação
	Unidade
	Qtd 
	Valor
Total
	Valor
Unitário
(R$)
	
	Coordenador Pedagógico graduado em Educação Fisica 40 horas - 18 meses
	
P
	
1
	
43.200,00
	
2.400,00
	
	Coordenadores de Núcleo graduados em Educação Física/ Esporte. 20 horas - 18 meses
	P
	05
	97.200,00
	900,00
	
	Monitores de atividades esportivas, estudantes de Educação Fisica a partir do 2º semestre -20 horas - 18 meses
	P
	0
	48.600,00
	450,00
	
	Monitores de atividades complementares- 20 horas - 18 meses
	P
	02
	16.200,00
	450,00
	16.200,00
	TOTAL
	
	16.200,00

Continue navegando