Buscar

Vírus: Estrutura e Reprodução

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Vírus
*
*
*
Virus (Do latim virus = veneno) 
 - São constituídos por DNA ou RNA (nunca ambos no mesmo vírion, ao contrário de todas as outras formas de vida celular, que tem os dois tipos em cada célula) e envolvidos por uma capa protéica (capsídeo). O capsídeo tem estrutura simétrica, em geral icosaédrica ou helicoidal. Ao conjunto do material genético viral e do capsídeo denomina-se nucleocapsídeo. 
*
*
*
*
*
*
 - Alguns podem também ser envolvidos externamente por um envelope lipoprotéico. Esses virus são denominados virus encapsulados ou envelopados.
*
*
*
Virus Encapsulado
*
*
*
Estrutura Geral dos Vírus
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Genoma viral:
 Em organismos superiores (animais e vegetais) é constituído de DNA de fita dupla (DNAfd). Já o genoma viral pode ser constituído de DNA ou RNA, de fita dupla ou simples, encontrando-se os quatro tipos de genoma em vírus bacterianos, animais e de plantas:
DNA de fita dupla (DNAfd)
RNA de fita dupla (RNAfd)
DNA de fita simples (DNAfs)
RNA de fita simples (RNAfs)
A estrutura de DNA, de fita dupla ou única, pode ser linear ou circular. O RNA, tendo fita dupla ou única, por sua vez, apresenta-se apenas na forma linear, embora alguns vírus de planta pareçam ter RNA circular.
*
*
*
Enzimas virais:
 As mais comuns são as polimerases, que atuam na transcrição do ácido nucléico dos vírus, sendo liberadas dentro da célula hospedeira.
Outros componentes: Em geral são encontrados vários compostos lipídicos, como fosfolipídeos, glicolipídeos, ácidos e aldeídos graxos e colesterol. Os fosfolipídios, presentes no envelope viral, são os principais componentes lipídicos dos vírus. Vírus envelopados geralmente possuem resíduos de açúcares no seu envelope, que podem estar envolvidos em processos de reconhecimento celular.
*
*
*
Tamanho: 0,02 a 0,3 m (Bactérias tem de 2 a 10m).  Só podem ser visualizados com o microscópio eletrônico.
*
*
*
Metabolismo: Não apresentam. (Podem ser considerados funcionalmente ativos ou inativos) 
*
*
*
Alguns Tipos de Vírus
*
*
*
Reprodução: São incapazes de crescer de forma independente em meios artificiais. Só se replicam dentro de outros organismos (eucariotos ou procariotos), subvertendo sua maquinaria genética para produzir outros vírus.  
Bacteriófago
*
*
*
Vírus Bacteriófagos
Identificação: - Frederick W. Twort (Inglaterra, 1915)
 - Felix d’Hérelle (França, 1917)
- Identificação de lise em colônias bacterianas. O agente lítico era transmitido a outras culturas bacterianas mesmo com a filtração do material da colônia lisada (Twort:“agente infeccioso filtrável”), só se conseguindo a inativação do misterioso agente com o aquecimento do meio. d’Hérelle concluiu que o agente filtrável era uma entidade invisível, que ele denominou de “bacteriófago” (comedor de bactérias). 
Em 1933, d’Hérelle co-fundou na República Soviética da Geórgia, juntamente com o microbiologista Georgiano George Eliava, o Instituto de Bacteriófagos da Geórgia, para estudar o uso terapêutico dos bacteriófagos. Esse tipo de estudo ficou esquecido no ocidente após a descoberta da penicilina, mas volta a ter grande interesse com a descoberta de mecanismos de resistência a multidrogas e o crescimento do número de bactérias patogênicas resistentes a antibióticos. 
Felix d’Hérelle
*
*
*
Principais Famílias de Bacteriófagos
*
*
*
Introdução de DNA viral numa Bacteria
*
*
*
Introdução de DNA viral numa Bacteria
*
*
*
Reprodução do Bacteriófago
*
*
*
*
*
*
Montagem do Virus
*
*
*
Ciclo lisogênico
O DNA viral pode ser incorporado ao DNA bacteriano. Quando a bacteria se multiplica, reproduz o DNA viral silenciosamente, até que ele se torna ativo e volta a produzir novos virus.
*
*
*
Reprodução do Vírus Animal
*
*
*
Reprodução Virus Animal
*
*
*
Adsorção de Vírus à Membrana
Vírus Não-Encapsulado
*
*
*
Adsorção de Vírus à Membrana
Vírus Encapsulado
*
*
*
Ciclo do Vírus da Herpes
*
*
*
Liberação de Vírus Encapsulado
*
*
*
Principais Vírus que Infectam Vertebrados
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Vírus em Plantas
*
*
*
Principais Vírus que Infectam Plantas
Vírus do Mosaico da Tulipa
*
*
*
Montagem do Vírus do Mosaico do Tabaco

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais