Buscar

MERCADO FINANCEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

- Quais as principais semelhanças e diferenças entre os Mercados Financeiros existentes?
A principal diferença que encontramos no Mercado Financeiro engloba o mercado monetário e o de capitais, cuja função é o de propiciar o fluxo de recursos entre poupadores e investidores. Na economia, o mercado financeiro é um método que permite a compra e venda (comércio) de valores mobiliários (por exemplo, ações e obrigações), mercadorias (como pedras preciosas ou produtos agrícolas), câmbio e outros bens. Existem mercados gerais, onde muitos produtos são comercializados, e mercados especializados, onde apenas uma mercadoria é negociada. Os mercados funcionam colocando muitos compradores e vendedores interessados num "lugar", tornando assim mais fácil se encontrarem uns aos outros. Uma economia que depende principalmente de interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como uma economia de mercado, em contraste a economia de comando ou com a economia de não mercado, como é exemplo a economia de doação. Economistas como Milton Friedman e Friedrich Hayek (ganhadores do Prêmio Nobel de Economia) afirmam que esse setor é um dos principais responsáveis por potencializar o crescimento econômico gerando consequente desenvolvimento humano e, portanto, aumentando a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade Para o investidor é vantajoso, pois ele pode desfazer-se do título a qualquer momento, o que não seria possível num empréstimo tradicional. Ou seja, se o investidor mudar de opinião quanto ao risco de investir em determinada empresa, pode vender os títulos no mercado. Essa liquidez (facilidade de compra e de venda) reduz o seu risco de perda. Assim, o mercado de capitais faz com que o repasse de recursos dos poupadores as empresas seja mais interessante para ambas as partes. 
- Esses mercados são independentes uns dos outros? Por quê? 
 É importante entender que o mercado financeiro se subdivide em quatro outros mercados, que cumprem finalidades especificas em suas linhas de atuação. São eles: 
Mercado de capitais: é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Mercado se crédito: é o nome dado a parte do sistema financeiro onde ocorre o processo de concessão e tomada de crédito. O mercado de crédito envolve duas partes, uma credora e outra devedora, que normalmente estabelecem uma relação contratual entre si, podendo ser formal ou informal. Esta situação sugere que uma das partes, a credora conceda liquidez à outra, mediante um premio de liquidez ou de risco, comumente intitulado de juros. Nesta relação à parte credora oferece um bem a parte devedora, que na sociedade capitalista é a moeda fiduciária ou escritural.
Mercado de câmbio: (FOReign EXchange) é um mercado bancário de caixa estabelecido em 1971, quando os EUA saíram do padrão ouro adotado em 1930. Naquele tempo os EUA tiveram de abandonar o padrão ouro após a crise de 1929 e a libra britânica se tornou a moeda de escolha e moeda do mundo.Houve outras vezes antes na história ocidental, quando o dinheiro de papel pode ser trocado por ouro. Durante a maior parte do século 19 e até a eclosão da 1ª Guerra Mundial, o mundo estava no chamado “Classical Gold Standard”, com todos os principais países que nele participam. Um padrão ouro fez com que o valor de uma moeda local foi fixado a uma taxa de câmbio pronto para onças de ouro. Esta mobilidade de capitais sem restrições permitida, bem como a estabilidade global em moedas e comércio Os países participantes foram obrigados a observar algumas regras: por exemplo, que era particularmente importante que nenhum país iria impor restrições à importação ou exportação de ouro como mercadoria, nem um método de pagamento. Esta foi uma garantia para a livre mobilidade de capitais com base nas condições de oferta e demanda.
Mercado monetário: É um componente do mercado financeiro, relativo à concessão de empréstimos de curto prazo, com prazos de vencimento inicial de um ano ou menos. [A negociação nos mercados monetários envolve títulos do Tesouro, papel comercial, aceitação dos banqueiros, certificados de depósito, dos fundos do banco central, hipotecas de curto praz0] Ou seja, mercado monetário é o mercado para realização de financiamento de curto ou curtíssimo prazo, como os bilhetes de tesouro nacional, e o papel comercial. Sendo os títulos públicos os papéis mais negociados. Geralmente são transações Do Banco Central vendendo títulos do Tesouro às instituições financeiras, retirando moeda do mercado e diminuindo a liquidez geral; Do Banco Central comprando títulos do Tesouro às instituições financeiras, injetando moeda no mercado e aumentando a liquidez Geral; Entre instituições financeiras para ajustes internos de liquidez.
FONTE BIBLIOFRÁFICA https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_monet%C3%A1rio

Outros materiais