Buscar

Prova Discursiva História da Educação e Sistema de Ensino MARÍLIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MARÍLIA DE ARAÚJO NUNES - RU: 
Nota: 100
Disciplina(s):
Sistema de Ensino e Legislação Educacional
História da Educação
	Data de início:
	03/11/2016 10:07
	Prazo máximo entrega:
	03/11/2016 11:22
	Data de entrega:
	03/11/2016 10:45
Questão 1/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia a passagem de texto a seguir: 
“A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concernentes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. p. 290.
O principal instrumento da vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil? Justifique a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil. 
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “O principal instrumento da vida de um país é a sua constituição federal, pois ela apresenta os princípios e os fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a constituição, foi instituída a lei nº 9.394/1996 que ?xa as diretrizes e bases para a educação nacional (LDBEN) que regula os principais mecanismos da educação escolar no país”.  (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 112)
Resposta:No Brasil além do que prescreve a Constituição, a Lei 9394/1996, que fixa as diretrizes de base da educação nacional(LDBEN), que regula a educação escolar no país. Ou seja, além da constituição temos também a LDBEN.
Questão 2/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Atente para a seguinte citação: 
“A democracia era absolutamente e sempre ameaçada. Tanto pela esquerda quanto pela direita. Mas, paradoxalmente, esta ameaça fazia bem para a democracia. Se vocês observarem o que foi a social-democracia de uma forma muito simplista, pode-se dizer que a social-democracia foi a resposta desta chamada democracia burguesa às ameaças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PINTO, Céli Regina Jardim. Teorias da democracia: diferenças e identidades na contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 25.
O modelo político conhecido como Estado de bem-estar esteve embasado em duas teorias: o keynesianismo e a social-democracia. Nesse sentido, responda: o que é a social-democracia? Justifique sua resposta a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A social-democracia foi uma corrente política que reuniu partidos de esquerda (com denominações diversas, tais como social-democratas, socialistas e trabalhistas). Na Europa, diversos partidos social-democratas, quando no comando de governos, impulsionaram a constituição de Estados de bem-estar claramente orientados para a desmercantilização dos bens sociais. Instituíram simultaneamente mecanismos de redistribuição de renda, como forma de relativizar as diferenças sociais”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 52-53)
Resposta:A social-democrata foi uma corrente que reuniu partidos de esquerda( com denominações diversas, tais como social-democratas, socialistas e trabalhistas). Na Europa diversos partidos social-democratas, quando no comando de governo, impulsionaram a constituição de Estados de bem-estar claramente orientados para a desmercantilização dos bens sociais. Instituíram simultaneamente mecanismo de distribuição de renda,como forma de relativizar as diferenças sociais.
Questão 3/5 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“No século XIX, muitas ciências foram sistematizadas, recebendo um tipo de configuração (procedimentos metodológicos, formas de investigação etc.) que as tornaria respeitáveis. A sociologia e a antropologia são exemplos dessas ciências. A história, como veremos, também está entre elas. O que chamamos de ciência da história desenvolveu-se, propriamente, no século XIX”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/ciencia-historia-no-seculo-xix.htm. Acesso em 27 de set. 2016.
Considerando os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, explique de que forma a explicação histórica pode ser considerada científica.
Nota: 20.0
	Deve haver um problema de pesquisa, um método de seleção, organização e interpretação das fontes, e um referencial teórico que oriente a explicação, que deve ser coerente e decorrente do problema, das fontes e do referencial: “Embora a legitimidade de cada campo de conhecimento e das produções nele geradas sejam sempre feitas em última instância pela comunidade acadêmica da área há alguns elementos que indicam caminhos necessários para que a explicação histórica possa ser considerada cientí?ca. Por exemplo: deve haver um problema de pesquisa claramente enunciado um método de seleção organização e interpretação das fontes e um referencial teórico que oriente a explicação que deve ser coerente e decorrente do problema das fontes e do referencial”. (Livro-base, p. 18)
Resposta:Há alguns elementos que indicam caminhos necessários para que a explicação histórica possa ser considerada científica. Por exemplo: deve haver um problema de pesquisa claramente enunciado, um método de seleção, organização e interpretação das fontes, e um referencial teórico que oriente a explicação, que deve ser coerente e decorrente do problema, das fontes e do referencial. 
Questão 4/5 - História da Educação
Leia o trecho de texto a seguir:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm. Acesso em 27 de set. 2016.
Considerando o texto apresentado acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, descreva pelo menos três características da educação na Idade Média.
Nota: 20.0
	O aluno deve descrever pelo menos três das características elencadas a seguir: 1. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé. 2. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico. 3. Os livros, referências e obras da cultura greco–romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica. (p. 52-58). 4. As escolas elementares tiveram significativa expansão. 5. A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos. Uma das características do método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas (livro-base, p. 53-60). A oralidade e a memorização foram utilizadas como bases para o aprendizado escolarizado, em vários dos níveis e modalidades. Decorria a compreensão de que o aluno tinha aprendido quando sabia repetir o que determinado autor disse sobre o assunto, em certa obra. A oralidade e a memorização eram esperadas e utilizadas pelos mestres, que tinham os livros como importantes referencias (livro-base, p. 56)
Resposta:1) a educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé, nos valores cristãos, 2) A memorização e oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico 3) Os livros,referências e obras da cultura grego-romana, foi controlado por muito tempo pela igreja católica 4) As escolas elementares tiveram significativa expansão
Questão 5/5 - História da Educação
Leia a passagem a seguir:
“A escola foi soterrada nos últimos 30 anos com uma série de ocupações que ela não dá conta - e não dará. Em uma sociedade em que os adultos passaram a se ausentar da convivência com as crianças, seja por conta do excesso de trabalho, da distância nas megalópoles ou da falta de paciência para conviver com aqueles que têm menos idade, a escola ficou soterrada de tarefas. As famílias confundem escolarização com educação”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Bia. Entrevista com Sérgio Cortella. Cortella: ‘A escola passou a ser vista como um espaço de salvação’. Estado de S. Paulo, 17 de maio 2014 (http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,cortella-a-escola-passou-a-ser-vista-como-um-espaco-de-salvacao,1168058. Acesso em 27 de set. 2016).
Partindo da passagem apresentada acima, dos conteúdos abordados nas teleaulas e do livro Constituição histórica da educação no Brasil, explique os significados dos termos educação e escolarização.
Nota: 20.0
	O termo educação é amplo, abrangendo desde processos de socialização iniciais como os do âmbito familiar, até aprendizagens mais formais, enquanto escolarização trata das orientações normativas, práticas, culturas e instituições escolares, mais especificamente. (livro-base, p. 39-40)
Resposta:Educação: termo amplo que abrange os processos de socialização inicial. Abrange o âmbito familiar e as aprendizagens mais formais Escolarização: Incluem as orientações normativas. Incluem as práticas, culturas e instituições escolares.

Continue navegando