Buscar

A. P de Cienc. Polít., D. Penal, D. Civil e Português Inst. I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  CIÊNCIA POLÍTICA
	
	Simulado: CCJ0107_SM_201601491107 V.1 
	Aluno(a): JOÃO ANTONIO DE SOUSA SANTOS
	Matrícula: 201601491107
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 05/11/2016 23:57:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201601615796)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Revolução Inglesa de 1688 ¿ a Revolução Gloriosa ¿ assinala um momento significativo na adoção dos princípios do liberalismo. Entre as medidas adotadas então, e que confirmam essa afirmação, destacam-se:
		
	
	a abolição dos tributos feudais da posse da terra e dos censos eleitorais para o preenchimento das cadeiras do Parlamento.
	
	a eliminação dos Tories, partidários de um poder real forte, e a devolução aos camponeses das terras usurpadas durante os cercamentos.
	
	a revogação dos Atos de Navegação, que protegiam determinados grupos mercantis, e o reconhecimento do direito de organização para os trabalhadores urbanos.
	 
	o reconhecimento da Declaração de Direitos, limitando o poder do rei em face do Parlamento, e a promulgação do Ato de Tolerância, pondo fim à perseguição religiosa contra os dissidentes protestantes.
	
	a exclusão da nobreza do Parlamento, garantindo-se assim a maioria da burguesia, e a abolição das sociedades por ações na organização das empresas industriais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602211544)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Quando, na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o Poder legislativo é reunido com o Poder Executivo não existe liberdade (...) tão pouco existe liberdade se o poder de julgar não fosse separado do Executivo e do Legislativo (...) tudo estaria perdido se o mesmo homem (...) exercesse os três poderes." Montesquieu conclui que "só o poder freia o poder", no chamado "Sistema de Freios e Contrapesos", por essa razão cada poder deve manter-se autônomo e constituído por pessoas e grupos diferentes¿ MONTESQUIEU, Do Espírito das Leis. São Paulo. Ed. Difusão Européia do Livro, 1962, p.35. Com base no pensamento de Montesquieu, é correto afirmar que:
		
	
	Os poderes do Estado são subordinados entre si, ou seja, inexiste a independência orgânica, portanto eles não devem trabalhar de forma harmônica, nem autônoma.
	
	O Poder do Estado não é uno e indivisível, pois cada um dos poderes exerce sua atividade de formas diferenciada e independente.
	 
	A divisão dos Poderes é crucial para a formação de uma sociedade preocupada com as relações de comando, pois sem esse desligamento podem ocorrer situações de arbitrariedade.
	
	Os três Poderes não são responsáveis pela implantação do Estado em si, pois, não receberam finalidades específicas, nem contribuíram para a formação de uma força coletiva organizada, mesmo designados a atender os anseios da sociedade.
	
	O pensamento de que os órgãos possuem somente uma função específica é correto, pois, a tarefa de cada um deles é diretamente determinada, inexistindo responsabilidades que se entrelaçam.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602148642)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os elementos do Estado considere as afirmativas abaixo e marque a incorreta.
		
	
	A soberania é um elemento fundamental e definidor
	
	O território é a base física do Estado
	
	O povo está ligado a população, mas também as características sócio-culturais
	
	O governo é parte administrativa do Estado
	 
	O Estado não precisa ser soberano
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601561593)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação às monarquias, analise as afirmativas a seguir: I - Os Estado começaram a eleger governantes, tornando a participação popular nas decisões governamentais mais ativas. II - É a forma de governo, em que o cargo de chefe de Estado é hereditário e vitalício. É o caso de países como Inglaterra e Espanha. III - é uma forma muito antiga de governo, tendo suas origens já no Egito Antigo e teve seu apogeu na Idade Média com o poder central dos reis europeus. IV - O poder do Estado no Judiciário tem seus limites bem definidos, o que não ocorre com o Legislativo e o Executivo. Quais afirmativas estão relacionadas com o sistema monárquico?
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa IV está correta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602148639)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O parlamentarismo é um sistema de governo que apresenta uma maior proximidade entre os poderes Legislativo e Executivo. Marque a alternativa correta sobre essa relação.
		
	
	O Legislativo não funciona no parlamentarismo
	
	O Legislativo faz tudo que o Presidente ordena
	
	Não existe Poder Legislativo no Parlamentarismo
	 
	O Legislativo oferece sustentação política ao governo
	
	O Poder Legislativo não se relaciona com o Primeiro Ministro

Outros materiais